null Universidade de Fortaleza é a 1ª do Norte e Nordeste na Saúde entre instituições privadas, segundo ranking THE

Qui, 16 Setembro 2021 16:34

Os cursos da área são avaliados levando em conta diversos aspectos, entre eles ensino e pesquisa

Aula prática do curso de Medicina da Unifor, um dos que integram a área avaliada (Foto: Ares Soares)

A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, é destaque internacional e nacional na área de Saúde. Entre as Instituições de Ensino Superior privadas, é a melhor do Norte e do Nordeste e a quarta melhor do Brasil nos cursos das áreas Clinícas, Pré-clínicas e Saúde, segundo a avaliação do Times Higher Education (THE), um dos mais conceituados rankings educacionais do mundo. A classificação abrange tanto cursos de graduação quanto de pós-graduação.

A avaliação do ranking THE engloba os seguintes cursos da Universidade de Fortaleza: Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Estética e Cosmética, além do mestrado em Ciências Médicas, dos mestrados profissionais em Saúde Coletiva; Odontologia; Tecnologia e Inovação em Enfermagem e do doutorado em Saúde Coletiva.

A metodologia adotada pelo ranking THE avalia e atribui nota às universidades de todo o mundo considerando os seguintes critérios:

• Ensino: o ambiente de aprendizado
  • Pesquisa: volume, investimento e reputação
  • Citações em artigos científicos: influência em pesquisa
  • Projeção internacional: equipe profissional, estudantes e pesquisa
  • Investimento na indústria: inovação

A reitora Fátima Veras, que é graduada em Medicina e mestre em Farmacologia, destaca a relevância da estrutura de ensino disponibilizada pela Universidade de Fortaleza, cujos laboratórios proporcionam que os estudantes aliem teoria e prática desde os primeiros semestres da graduação. A valorização da pesquisa, aspecto no qual a Unifor também se destacou no ranking, proporciona diferenciais na trajetória acadêmica dos estudantes de graduação da universidade.

A diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade de Fortaleza, professora Lia Brasil, reforça que as estratégias de ensino integrando teoria e prática em vivências profissionais favorecem o desenvolvimento de competências cognitivas, intra e interpessoais necessárias ao mundo do trabalho. “A atuação interdisciplinar vivenciada nos grupos de estudos, projetos de pesquisas e atividades de extensão são fomento para as publicações e desenvolvimento de projetos e processos inovadores na área da saúde, salientando a parceria constante entre graduação e pós-graduação”, diz a professora Lia Brasil.

Destaque nacional

O ranking THE para a área da Saúde inclui a Universidade de Fortaleza em um seleto grupo de 43 Instituições de Ensino Superior do Brasil, das quais apenas 11 (25,58%) estão no Norte e Nordeste. Dentre as universidades brasileiras avaliadas, apenas cinco são instituições privadas.

A Times Higher Education (THE) fornece dados confiáveis ​​referentes ao desempenho das universidades desde 2004. As classificações universitárias avaliam o desempenho universitário no cenário global e oferecem um recurso para que leitores compreendam a atuação e a missão das instituições de ensino superior.