null Universidade de Fortaleza é premiada em terceiro lugar por eficiência esportiva

Seg, 21 Setembro 2020 16:50

Universidade de Fortaleza é premiada em terceiro lugar por eficiência esportiva

Premiação foi concedida pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário. Três alunos-atletas da Unifor conquistaram o título “Melhores do Ano” em diferentes categorias.

Delegação esportiva da Universidade de Fortaleza. Imagem captada antes da pandemia. (Foto: Ares Soares)

A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, foi laureada no dia 20 de setembro de 2020 na Premiação Melhores do Ano da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU). Além de ser classificada a terceira mais eficiente dentre mais de 250 Instituições de Ensino Superior no Brasil que participam das competições universitárias, a Unifor também teve três de seus alunos-atletas reconhecidos na categoria “Melhores do Ano” em diferentes modalidades.

Segundo a CBDU, a Premiação Melhores do Ano em 2020 celebra as conquistas da temporada anterior e reconhece o esforço de todos os envolvidos ao premiar atletas, técnicos, Instituições de Ensino Superior e Federações Universitárias Estaduais que se destacaram no esporte universitário no ano de 2019.

Coordenador da Divisão de Assuntos Desportivos (DAD), o professor Ralciney Barbosa ressalta que a participação da Unifor no Prêmio vem consagrar o trabalho que é desenvolvido pela Universidade desde a gestão superior da Vice-Reitoria de Extensão, passando pela gestão específica da DAD e por seus professores e alunos-atletas.

Nos últimos 10 anos a Universidade vem se mantendo entre as cinco melhores instituições do país justamente por essa vocação esportiva que a Unifor possui, entendendo o trabalho de extensão dessa formação desportiva dentro de uma formação integral desses alunos, desenvolvendo competências que eles vão utilizar no mundo do trabalho que eles vão assumir futuramente”, explica Ralciney.

Orgulho Unifor

Claudiane Paulino, 24 anos, é aluna do curso de Educação Física e foi uma dos três alunos-atletas premiados na cerimônia. Para ela, receber o “Melhores do Ano” na categoria Beach Soccer (“Futebol de praia”, em tradução livre) a deixa feliz e com a sensação de dever cumprido.

“[O prêmio] é resultado de muita dedicação, disciplina e foco no objetivo. Sei que é um prêmio individual, mas não poderia deixar de mencionar minha equipe, que foi fundamental nessa minha conquista também. É gratificante poder elevar o nome da instituição no meio esportivo”, declara Claudiane.

Emanuel Chagas, 23 anos, é outro aluno do curso de Educação Física que também recebeu um dos prêmios. Vencedor da categoria Jiu-Jitsu no “Melhores do Ano”, o esportista conta que pratica o estilo de luta há quatro anos e que receber esse prêmio é gratificante, como uma sensação de dever cumprido.

“É um reconhecimento prazeroso após muito suor derramado. Acredito que, como aluno, essa conquista tem um peso ainda muito maior pelas dificuldade de conciliar os treinos e os estudos. Mas acredito que, melhor do que o prêmio, é curtir o processo!”, afirma Emanuel.

Verena Figueira, 23 anos, é aluna do curso de Educação Física e outra atleta laureada da lista. Ganhadora da “Melhores do Ano” na modalidade Voleibol, a estudante revela jogar desde os 10 anos de idade, sendo muito gratificante para si receber esse prêmio.

“Em 2019 tivemos [o time] um ano incrível sendo campeãs brasileiras universitárias, e fechar sendo reconhecida com esse prêmio de ‘Melhores do Ano’ não tem preço. Gratidão pelo time, pela minha Universidade e pela CBDU. Além disso, esse prêmio vai para todas as pessoas que fazem parte da minha rotina e me apoiam diariamente!”, expõe Verena.

Sobre a CBDU

Fundada em 09 de agosto de 1939, a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) é a entidade de administração do desporto universitário brasileiro, ou seja, é responsável pela gestão e organização das competições e eventos esportivos entre universitários de todo país.

O “Troféu Professor Luisão” de eficiência é realizado desde 2009 e visa incentivar uma maior participação das instituições e federações nos eventos promovidos pela CBDU, além de proporcionar um aumento quantitativo e qualitativo das competições dentro do calendário anual.