null Universidade de Fortaleza é sede de cursos do Congresso Brasileiro de Otorrinolaringologia

Qua, 12 Janeiro 2022 11:14

Universidade de Fortaleza é sede de cursos do Congresso Brasileiro de Otorrinolaringologia

Evento, que aconteceu em novembro de 2021, reuniu otorrinolaringologistas de referência nacional e internacional


Especialistas realizaram atividades de dissecção no Núcleo de Biologia Experimental (Nubex) (Foto: Lucas Plutarcho)
Especialistas realizaram atividades de dissecção no Núcleo de Biologia Experimental (Nubex) (Foto: Lucas Plutarcho)

A Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, sediou, com apoio da Vice-Reitoria de Pesquisa (VRP), cursos da 51° edição do Congresso Brasileiro de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (CBO). As atividades foram realizadas entre os dias 25 e 27 de novembro de 2021 no Núcleo de Biologia Experimental (Nubex).

O evento, organizado pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), reuniu otorrinolaringologistas de referência no mercado brasileiro e internacional. O encontro trouxe para  debate temas relevantes da área, como discussões de casos clínicos, técnicas cirúrgicas de alta complexidade e a aplicação de novas tecnologias, além de realizar diversos experimentos práticos com os participantes. 

Na Unifor, o espaço do Nubex foi utilizado para a realização de cursos de dissecção. Eles foram aplicados nas seguintes categorias: Rinoplastia, Face e Cirurgia Endoscópica de Base Crânio. As atividades que aconteceram nas instalações do núcleo contaram com a participação de variados especialistas na área, possibilitando a troca de conhecimentos e experiências entre os profissionais.

“Foram três dias de procedimentos cirúrgicos em peça anatômica fresca. Os trabalhos foram dirigidos por cirurgiões de renome mundial e tiveram extrema importância para reforçar os conhecimentos anatômicos e acelerar a curva de aprendizado dos participantes”, declara Ricardo Stephan, diretor da Surgical Anatomy e participante dos cursos do CBO. 

Mario Ferraz, presidente da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face (ABCPF), foi um dos especialistas que conduziram os experimentos no Congresso. Para ele, a ocasião foi fundamental para aprofundar o conhecimento de técnicas na realização de procedimentos na face, visto que é uma demanda bastante presente na população brasileira. 

“É uma temática importante para os profissionais, pois estamos em uma época que nunca se operou tanto o nariz, muito em decorrência da pressão estética das redes sociais. Também tem grande importância para a sociedade, já que estamos colocando pessoas mais preparadas no mercado”, afirma o otorrinolaringologista.