null Universidade de Fortaleza está entre as melhores instituições de ensino superior do mundo

Qui, 12 Setembro 2019 15:08

A universidade cearense é a única particular das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste a fazer parte de uma das principais avaliações educacionais do mundo

Depois de ranquear a Universidade de Fortaleza entre as melhores instituições de ensino superior da América Latina e Caribe em junho deste ano, o Times Higher Education (THE), entidade britânica que produz a principal avaliação internacional de educação, incluiu a universidade cearense mantida pela Fundação Edson Queiroz entre as melhores do mundo. O resultado, que leva em consideração critérios como qualidade de ensino, volume de publicações de pesquisa, citações em artigos científicos, transferência de conhecimento e projeção internacional, foi divulgado no dia 11 de setembro, em Londres.

O ranking, liderado pela britânica Universidade de Oxford, considera mais de 1,3 mil universidades de 92 países. Do Brasil, fazem parte 46 universidades, sendo em sua grande maioria públicas. A Universidade de Fortaleza é a única instituição de ensino superior privada das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste presente no ranking mundial. O top 5 do ranking conta ainda com instituições de renome internacional, como California Institutte of Technology (2º lugar), University of Cambridge (3º), Stanford University (4º) e Massachusetts Institute of Technology (5º).

Entre todas as instituições brasileiras de ensino superior particulares presentes no Times Higher Education (THE), a Universidade de Fortaleza é a terceira melhor ranqueada, atrás apenas das Pontifícias Universidades Católicas do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul e à frente da PUC do Paraná, da Unisinos (RS) e da PUC de Minas Gerais.

No resultado recém-divulgado, o Brasil passou de 9º em 2018 para o 7º país com maior número de universidades na lista, deixando para trás nações como Chile, Itália e Espanha. A editora do ranking, Ellie Bothwell, destacou que o desempenho brasileiro é “certamente uma grande conquista, especialmente considerando a grandeza do seu contingente comparado com o ano passado. Isso traz muita visibilidade e presença do Brasil no cenário mundial”. No ano passado, o ranking teve a presença de 35 universidades brasileiras.

Além de fazer parte dos dois rankings da Times Higher Education, a Universidade de Fortaleza figura também no prestigiado QS World University Rankings, que, desde 2004, avalia o desempenho de instituições de ensino superior do mundo inteiro. A Unifor foi incluída em 2019 nos rankings da América Latina e dos Brics (bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) pela sua excelência no ensino e na pesquisa.

No ano passado, a Universidade de Fortaleza se manteve pelo sétimo ano consecutivo como a melhor instituição de ensino privada nas regiões Norte/Nordeste, segundo o Ranking Universitário do jornal Folha de S. Paulo. O RUF é uma avaliação anual do ensino superior do Brasil feita desde 2012. O resultado da edição 2019 do RUF deve ser divulgado em outubro próximo.

Sobre a Universidade

A Unifor está instalada em um campus de 720 mil metros quadrados, onde se encontra uma megaestrutura com cerca de 300 salas de aula e mais de 230 laboratórios especializados. O campus também é composto por auditórios, salas de vídeo, biblioteca, centro de convivência, núcleo de atenção médica, clínica odontológica, parque desportivo, teatro, espaço cultural, escritório para a prática jurídica, empresas juniores, TV universitária, escola de ensino infantil e fundamental e diversos outros núcleos de prática acadêmica e pesquisa.

O corpo docente altamente qualificado, composto de 1.300 professores, com mais de 80% de mestres e doutores, é responsável pela supervisão de centenas de projetos de pesquisa no domínio científico, tecnológico, artístico e cultural.

Interligada por diversos acessos de alta velocidade à internet, todos os processos acadêmicos e administrativos da Instituição estão integrados, possibilitando à comunidade acompanhar, virtualmente, em um mesmo ambiente, procedimentos didático-pedagógicos, acessar avançadas bases de dados para pesquisa e utilizar os recursos da educação a distância. Além disso, o campus da Unifor oferece cobertura de internet wi-fi gratuita em toda a sua extensão.

O reconhecimento nacional e internacional da Universidade de Fortaleza e a sua maturidade acadêmica não vieram por acaso. É fruto do trabalho de profissionais que lutam e desejam que, pela educação, pelo ensinar e pelo aprender diário, se construa a sociedade justa e humana no mundo melhor que queremos.

Critérios de avaliação

O estudo do Times Higher Education analisa cinco critérios principais:

• Qualidade de ensino (ambiente de aprendizagem, reputação, desempenho estudantil, número de professores com doutorado, docentes premiados e renda institucional);
  • Volume de publicações de pesquisa;
  • Citações em artigos científicos;
  • Projeção internacional (número de alunos e de professores estrangeiros);
  • Troca de conhecimento com outras instituições.