null Vem Enem lista possíveis temas e explica os erros que impedem a nota 1000 na redação

Qui, 4 Novembro 2021 15:25

Os professores Magali Moura e Neto Fontenele apresentam 12 sugestões de temas que podem cair na redação do Enem 2021

Estar atento aos erros de gramática e ortografia é ponto importante na elaboração da redação para alcançar uma nota boa. (Foto: Getty Images)

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está em contagem regressiva. Faltam poucos dias para o primeiro dia da prova, marcada para o dia 21 de novembro, e nada pior do que cometer erros que possam diminuir a nota da redação. A seguir, o projeto Vem Enem lista os principais erros que devem ser evitados durante o processo de elaboração do texto, além de apresentar temas que podem surgir na prova deste ano.

Neto Fontenele, professor de português e redação, ressalta a importância de elaborar um texto dissertativo-argumentativo claro, coerente e escrito de acordo com a norma padrão da língua portuguesa. O texto pode ser dividido em um parágrafo inicial, seguido por dois ou três para o desenvolvimento das ideias, e um final.

“É importantíssimo que as ideias presentes nos parágrafos sejam articuladas entre si, que o texto apresente progressão temática e que o candidato defenda um ponto de vista justificado sobre o tema. Com isso, o candidato conseguirá uma excelente pontuação na prova de redação do Enem”, explica Neto Fontenele.

Principais erros na redação Enem

Segundo o professor Neto Fontenele, a fuga do tema é o principal erro cometido na elaboração do texto. Se o aluno errar a tese, o posicionamento defendido ao longo do texto pode até zerar a redação.

Além da fuga do tema proposto, Neto relaciona outros eventuais problemas:

• Não realizar um planejamento prévio de elaboração do texto;
  • Colocar ideias soltas;
  • Usar de forma inadequada os argumentos propostos;
  • Entregar um texto ilegível;
  • Não ser objetivo e claro;
  • Cometer erros de português.

Estar atento aos erros de gramática e ortografia é outro ponto importante na elaboração da redação para alcançar uma nota boa. “Os erros de português estão entre os mais frequentes nas produções textuais. Por isso, é importante estar atento à norma padrão da língua. São comuns erros de acentuação, pontuação e ortografia, concordância, regência. Eles empobrecem e dificultam a compreensão do texto. Portanto, todo cuidado é pouco”, enfatiza Neto Fontenele.

Com base nos erros ortográficos, a professora de redação Magali Moura sugere dar atenção a dois pontos principais: vírgula e crase, que impedem a nota máxima, e o cuidado na repetição de palavras. “É preciso que os alunos estudem, além dos sinônimos, os hipônimos, hiperônimos, pronomes demonstrativos e pronomes relativos”, salienta.

Possíveis temas para a redação Enem 2021

O Enem trabalha com eixos temáticos, isto é, temas mais amplos que podem ter um recorte mais específico no Enem. Relacionamos os principais assuntos sugeridos pelos professores Magali Moura e Neto Fontenele que podem cair na redação 2021.

• Desafios para efetivação da educação em tempos de pandemia.
  • Tecnologias na educação

MEIO AMBIENTE

• A questão do papel das empresas para efetivar a sustentabilidade nessa questão da consciência ambiental não só individual, mas também a nível coletivo.
  • Os problemas para o meio ambiente com o excesso de lixo no cenário brasileiro

POLÍTICA

• As redes sociais como meio para o ativismo político

COMUNICAÇÃO

• Os efeitos da exposição exagerada no ambiente virtual

ESPORTE

• O papel do esporte para combater as práticas capacitistas. Abordar a influência do esporte quando se trata de evitar mais dificuldades em torno de preconceito e limitação.
  • O esporte como ferramenta de inclusão social

• A questão das drogas e suas consequências no Brasil

ECONOMIA

• Novos mecanismos de emprego: os desafios para o empreendedorismo ser efetivado no Brasil
  • Precarização da situação trabalhista, quando se fala do processo de “uberização” do trabalho.

QUESTÕES SOCIAIS

• O sistema prisional brasileiro e seus efeitos

Use a nota do Enem

A Unifor preparou um ambiente especial para os alunos tirarem as principais dúvidas sobre o Enem. Por meio de cadastro no portal oficial do Vem Enem, os estudantes podem conferir apostilas, vídeos de professores, simulados e outros conteúdos para potencializar os resultados na prova, tudo de forma gratuita.

Inclusive, o ingresso dos alunos na Unifor pode ser realizado com a nota obtida no Enem, o que facilita o acesso dos estudantes. Saiba mais em: www.unifor.br/enem

Conteúdos especiais

Baixe aqui simulado em Espanhol

Baixe aqui simulado em Inglês