null Workshop vai discutir sustentabilidade e inovação na cajucultura do Ceará

Workshop vai discutir sustentabilidade e inovação na cajucultura do Ceará

Evento vai apresentar dia 14 de novembro resultados de pesquisa realizada por professores e alunos da Pós-Graduação em Administração da Unifor

Roselene Del Vecchio e Minelle Silva. (Foto:  Ares Soares).
Roselene Del Vecchio e Minelle Silva. (Foto: Ares Soares).

A Universidade de Fortaleza (Unifor), por meio do Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas (PPGA), realiza, dia 14 de novembro, Workshop sobre Sustentabilidade e Inovação na Cajucultura. O evento, aberto à comunidade acadêmica e às demais pessoas interessadas no tema, apresentará os resultados de estudos realizados por alunos e professores do PPGA em várias cidades do Ceará. O projeto, que contou com o apoio da Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (DPDI) da Unifor, buscou entender melhor o futuro da cajucultura no estado, bem como discutir a promoção da sustentabilidade do cultivo do caju.

De acordo com a organização do evento, o objetivo central do workshop é apresentar os resultados da pesquisa para os diferentes atores do ramo da cajucultura do Ceará para discutir o tema. O debate deverá contar com a participação de gestores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e do Banco do Nordeste (BNB), além de representantes da cajucultura no estado e professores e alunos que atuaram no projeto, disseminando suas visões sobre o cultivo e suas inovações.

Ao longo dos últimos anos, está cada vez mais clara a necessidade de mudança nas configurações do negócio da cajucultura, uma vez que a gestão tem sido desafiada a ir além de estruturas convencionais e alcançar uma visão voltada para questões como a sustentabilidade. “Todas as organizações interagem ou fazem parte de cadeias de suprimento, as quais incluem a empresa focal, os fornecedores a montante, compradores a jusante e têm incorporado ainda a discussão sobre a inserção de atores não tradicionais. Neste sentido, o estudo de cadeias de suprimento sob a perspectiva da sustentabilidade tem se mostrado relevante na sociedade”, explica Minelle Silva, professor do PPGA e coordenador da pesquisa.

Para o professor, a cajucultura vem sofrendo bastante nos últimos anos com a questão da seca no Ceará, assim como no Nordeste brasileiro. “Dessa forma, pensar a produção a partir de uma visão de sustentabilidade seria algo bem positivo para mudar a maneira de como se produz caju no Nordeste”, ressalta.

Segundo ele, discutir a cajucultura no Ceará é importante porque o caju está entre os principais produtos exportados do Estado, tendo, assim, peso muito grande para a economia cearense ao mesmo tempo em que o caju é considerado um patrimônio cultural do Nordeste. “No momento em que você discute questões ambientais, sociais, culturais e econômicas, você consegue debater como introduzir uma perspectiva de sustentabilidade na produção que é tão tradicional e que faz parte do dia-a-dia do cearense”, frisa Minelle.

Já para Roselene Del Vecchio, pesquisadora doutoranda e professora do curso de Administração da Unifor, as pessoas que participarem do workshop serão amplamente beneficiadas porque vai introduzir este participante numa temática importante para o Nordeste. “Vamos trazer uma abordagem desde a inovação, a questão da comparação entre os membros, do número de empregados e da sustentabilidade. A nossa pesquisa trabalhou em cima de características muito pontuais de uma cadeia produtiva e a gente procurou focar na sustentabilidade, abordando desde o produtor local e seu cultivo até as formas de gestão da agroindústria”, complementa.

No workshop serão apresentados alguns objetivos específicos da pesquisa, incluindo, compreensão da relação dos membros com a cadeia de produção em relação a sustentabilidade, caracterização das práticas de gestão de suprimento e sua relação com a sustentabilidade na cadeia do caju, além de verificar da relação entre a adoção de inovações e demais práticas de sustentabilidade na cadeia.

Workshop sobre Sustentabilidade e Inovação na Cajucultura

Data: 14 de novembro