null Curso de Cinema inicia Storyboard – Programa de Desenvolvimento de Carreiras com Max Eluard

Ter, 11 Setembro 2018 10:36

O programa criará estratégias de desenvolvimento de trajetórias profissionais, com oficinas, mentorias, debates e encontros com agentes do mercado audiovisual

Max Eluard coordenou programas como DocTV Brasil e a execução da Linha de Produção de Conteúdos destinados às TVs públicas do Fundo Setorial Audiovisual da Ancine (Foto: Ares Soares)

Com o objetivo de aprofundar as conexões entre a experiência acadêmica e o mercado, o curso de Cinema e Audiovisual da Unifor inicia neste mês de setembro o projeto Storyboard  – Programa de Desenvolvimento de Carreiras, que prevê programação com série de atividades, como oficinas, mentorias individuais, debates, encontros com agentes do mercado, como produtores, curadores, exibidores.

O projeto inicia com a oficina “Como encarar o mercado audiovisual”, com Max Eluard, um dos mais experientes produtores executivos do país, integrando em sua trajetória a coordenação de programas como DocTV Brasil e a execução da Linha de Produção de Conteúdos destinados às TVs públicas do Fundo Setorial Audiovisual da Agência Nacional de Cinema (Ancine).

Durante toda a semana, Max Eluard realizará oficina e orientação personalizada a dez projetos de alunos do curso de Cinema, no sentido de qualificá-los para enfrentar o mercado audiovisual. Os projetos foram selecionados, a partir de uma convocatória no curso, quando os alunos puderam expor ideias de projetos, que serão submetidos a um processo de imersão na dinâmica do mercado audiovisual.

O produtor Max Eluard observa que os caminhos do mercado são vários e que o desafio de um recém-formado é construir uma trajetória que lhe dê realização profissional. “Como identificar o caminho certo a seguir e como perseguir esse caminho? Editais, pós-graduação, especializações, abrir uma produtora, ser freela, arrumar um emprego? Não há respostas certas ou erradas. O que há são escolhas mais ou menos adequadas para se chegar a um objetivo profissional, a uma realização pessoal” – afirma o produtor, que,  durante o curso, falará sobre o cenário do mercado audiovisual brasileiro e analisará os projetos dos alunos, para que seu desenvolvimento considere os possíveis espaços de financiamento e exibição.

Além da oficina exclusiva para alunos do curso de Cinema e Audiovisual da Unifor, Max Eluard ainda relizará uma Master Class aberta ao público interessado, quando também falará sobre os caminhos do mercado audiovisual, abordando questões como financiamento de projetos e possibilidades reais de inserção no universo da produção. A Master Class “Como enfrentar o mercado audiovisual” será na próxima sexta-feira, dia 14 de setembro, às 19h, no Auditório da Biblioteca da Unifor.

Story Board - Programa de Desenvolvimento de Carreiras

A coordenadora do curso de Cinema e Audiovisual da Unifor, Bete Jaguaribe, observa que o Programa Story Board inclui-se na programação de dez anos da graduação. “Estamos num momento de consolidação do curso e nossas ações de interlocução com o mercado audiovisual se aprofundaram, gerando o Story Board, um programa que tem um formato contemporâneo, com processos que viabilizam um diálogo de maior dinamismo com o cenário de produção” – diz a professora.

O Storyboard  – Programa de Desenvolvimento de Carreiras tem o objetivo de desenvolver processos de construção de trajetórias profissionais, a partir dos interesses mais diretos do aluno, que serão potencializados num programa de atividades. O nome do programa remete a um dos instrumentos de maior tradição nas práticas do audiovisual. No universo da criação audiovisual, o Storyboard é utilizado como um instrumento de planejamento visual do filme a ser realizado. Ele orienta uma narrativa a ser desenvolvida, ou seja, é um guia de um processo de realização.

“Usamos esta metáfora para nomear o nosso programa exatamente para reforçar o repertório simbólico do campo do cinema e potencializar o lugar que ocupamos no cenário de produção audiovisual da região”, observa a professora Bete Jaguaribe, acentuando que o desejo é enfatizar especialmente as dimensões criativas de uma realização artística, que sugere “flexibilidade e abertura para as permanentes mutações do mundo contemporâneo”. Ela lembra ainda que a ideia de construir um Storyboard pessoal a partir dos interesses profissionais de cada aluno coloca-se “numa perspectiva processual, não linear, que inclui os fluxos da experiência vivida, num exercício permanente de reinvenção”.

O Story Board, que será coordenado pela própria coordenadora do curso e o professor Marcelo Muller, prevê uma metodologia de trabalho, baseada nos interesses de trajetória dos próprios alunos, que serão identificados através de pesquisas com os discentes do curso e de orientações individuais. “Os programas de desenvolvimento de trajetórias serão construídos a partir do diálogo com os alunos e as provocações do mercado” – observa o professor Marcelo Muller, coordenador do Laboratório de Mídias Digitais do Curso de Cinema e Audiovisual (Labomídia) da Unifor, o grande espaço de desenvolvimento de projetos no curso.

Um outro movimento do programa é ampliar a rede de parceiros do curso, que já inclui produtoras e instituições como TV Diário, Porto Iracema das Artes, além dos colaboradores internos da própria Universidade, como a Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (DPDI), o Núcleo de Aplicação em Tecnologia da Informação (NATI) e a TV Unifor.

Master Class “Como enfrentar o mercado audiovisual”
com Max Eluard
Data: 14 de setembro de 2018 (sexta-feira)
Local: Auditório da Biblioteca