Ter, 10 Julho 2018 16:33

Expocom Nordeste: estudantes da Unifor conquistam 16 prêmios

Com marca expressiva, vencedores seguem para etapa nacional do evento que reúne os melhores trabalhos dos cursos de Comunicação do Brasil.


A Expocom Nordeste 2018 foi realizada entre os dias 4 e 7 de julho em Juazeiro da Bahia, na Universidade do Estado da Bahia (Foto: Luis Sérgio)
A Expocom Nordeste 2018 foi realizada entre os dias 4 e 7 de julho em Juazeiro da Bahia, na Universidade do Estado da Bahia (Foto: Luis Sérgio)

Dezesseis estudantes dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unifor foram premiados em diversas categorias na Expocom Nordeste 2018  - Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação, que este ano foi realizada entre os dias 4 e 7 de julho em Juazeiro da Bahia, na Universidade do Estado da Bahia (Uneb). 

O evento foi realizado em paralelo ao XX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste. Os alunos vencedores da etapa regional agora se preparam para a etapa nacional, que acontecerá de 2 a 8 de setembro, na Universidade da Região de Joinville, Santa Catarina. 

De acordo com o professor de Fotografia dos cursos da Unifor, Jari Vieira, a participação da Universidade na Expocom demonstra que os cursos estão entre os melhores do Brasil. “Sempre tivemos uma constância na quantidade de prêmios que os alunos conquistam. Dessa vez tivemos uma participação expressiva com 16 prêmios em 16 diferentes categorias, é interessante porque demonstra que os alunos e professores dos cursos de Comunicação da Unifor desenvolvem bons trabalhos em diversas áreas e que estamos entre os melhores cursos de Comunicação do país”, enfatiza. 

Ao todo, os cursos de Comunicação Social da Unifor concorreram em 34 categorias. O professor destaca ainda a participação dos alunos que ficaram entre os melhores do Nordeste. “Vale ressaltar que, só de passar na etapa regional, o aluno já está entre os melhores da sua região. Não é premiado só quem fica em primeiro lugar e quem recebe o prêmio, mas todos que foram representar a Universidade e apresentar seus trabalhos”, afirma. 

Conquistas

Egressa do curso de Jornalismo, Fernanda de Façanha, ganhou o prêmio de melhor livro-reportagem com o trabalho “O Grafite e a Comunicação na cidade”, que teve orientação da coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda, Alessandra Oliveira. “Comecei a estudar a cidade no Jucom, grupo de pesquisa da Unifor, lá me interessei pelas diversas intervenções urbanas, como o grafite, isso me abriu os olhos para diversas pesquisas. O livro foi meu Trabalho de Conclusão de Curso, por meio dessa pesquisa consegui também entrar no Mestrado em Comunicação. A orientação com a professora Alessandra começou em 2016, o ingresso no Mestrado e  a premiação de hoje são frutos que estão reverberando”, destaca. 

Já a aluna Barbarah Freire, aluna do 7º semestre do curso de Publicidade foi primeiro lugar na categoria Embalagem, com o trabalho “Ergonomia aplicada a embalagem do EP a flor de zíaco”, orientado pelo professor Tarcísio Bezerra.  Para se preparar para a etapa nacional ela irá focar mais na apresentação. “No nacional a apresentação conta bastante, então, vou reforçar com o professor a parte da justificativa do trabalho, usando a apresentação para encantar os professores”, declara. 

Isadora Rabelo, também aluna do curso de Publicidade, conquistou três prêmios na etapa regional da Expocom, foi autora líder na categoria Campanha Promocional, que teve como orientadores Cláudio Sena e Diego Paiva, e co-autora nas categorias Comunicação e Inovação e Agência Jr. 

A aluna destaca a expectativa de participar de um congresso importante em sua área profissional. “Viemos com muitas expectativas, mas confiantes e sabendo que fizemos o nosso melhor já que trabalhos em grupo o que tornou tudo muito legal, mesmo que não tivéssemos ganhado teria sido ótimo só participar. Mas agora no nacional vamos nos preparar melhor”, finaliza. 

Sobre o Intercom Jr. 

O Intercom Júnior é um evento acadêmico que acontece em paralelo ao Expocom, foi criado para acolher trabalhos de estudantes de graduação em Comunicação e também de recém-graduados (até um ano após a conclusão do curso). O evento acontece em paralelo ao Expocom. 

Egressos da Unifor participaram apresentando artigos científicos. Foram eles: Fernanda de Façanha, com o trabalho “De Quem é a Cidade: A Relação Entre o Grafite e o Patrimônio Histórico de Fortaleza”, orientação Alessandra Oliveira;  Milena Reis Santiago, com o trabalho “A Biografia de Si no Processo da Narrativa: a experiência da corporeidade como potência inventiva e de microrresistência no discurso jornalístico, orientação Alessandra Oliveira; Tatiana Alencar, com o trabalho “Rede Globo e Ayrton Senna: o papel da emissora na mitificação do piloto, orientação Carlos Velázquez; Frederico Pinheiro, “O Canal Nostalgia no Youtube e o seu Posicionamento de Marca”, orientação Davi de Castro; Andrezza Albuquerque,  “Gestão de Comunicação Organizacional: Estudo de Caso da Empresa Indaiá”, orientação Janayde de Castro Gonçalves e Helena Cláudia Fernandes; Cláudia Cabral, “Vidas Volantes: Análise dos Processos Intersemióticos nas Obras de Alexandre Veras e Breculê”, Mariana Fontenele Braga; e Jaynne Lima, “Notícias e sensacionalismo: análise da notícia no cenário sensacionalista".  

Trabalhos vencedores da Unifor que irão concorrer na etapa nacional:

  • Edição de Livro - Gustavo Nery (Produção Transdisciplinar) 
  • Fotonovela - Maria Clara Amaral (Produção Transdisciplinar) 
  • Embalagem - Barbarah Freire (Produção Transdisciplinar)
  • Charge/Caricatura/Ilustração - Vitória Carvalho  (Produção Transdisciplinar) 
  • Comunicação e Inovação - Lívia Ferraz Carvalho (Produção Transdisciplinar) 
  • Jingle - João Victor Costa (Publicidade e Propaganda) 
  • Spot - Iana Couto (Publicidade e Propaganda) 
  • Fotografia Publicitária - Icaro Heron Ferreira (Publicidade e Propaganda) 
  • Publicidade em Mídias Digitais - Vivian Maria de Sousa (Publicidade e Propaganda) 
  • Anúncio Impresso - Lucas Monteiro (Publicidade e Propaganda)
  • Agência Jr. de Publicidade e Propaganda - Dennis Costa Andrade (Publicidade e Propaganda) 
  • Campanha Promocional - Isadora Rabelo (Publicidade e Propaganda) 
  • Publicidade e Propaganda Produção Audiovisual em Mídias Digitais - Àdrian Felipe Meneses (Publicidade e Propaganda) 
  • Produção em áudiojornalismo e radiojornalismo - Isabelli Fernandes Castro (Jornalismo) 
  • Revista-laboratório impressa - Emanuel de Macêdo (Jornalismo) 
  • Livro-reportagem - Fernanda de Façanha (Jornalismo)