null Grandes pensadores como Edgar Morin e Niall Ferguson participam do Mundo Unifor

Grandes pensadores como Edgar Morin e Niall Ferguson participam do Mundo Unifor

O evento que acontece todo o mês de outubro aborda neste ano o tema Razão e sensibilidade: as travessias possíveis


Considerado um dos maiores intelectuais vivos, o autor de dezenas de livros será um dos participantes do evento (Foto: divulgação)
Considerado um dos maiores intelectuais vivos, o autor de dezenas de livros será um dos participantes do evento (Foto: divulgação)

Para um mundo cada vez mais complexo, é necessário bem mais do que dominar conteúdos. Enfrentar as incertezas cotidianas requer pensamento capaz de ligar conhecimentos que estão separados, como defende um dos maiores pensadores vivos do mundo, o antropólogo, sociólogo e filósofo francês Edgar Morin. O autor de mais de 50 livros, inclusive obras como “O Método” e “Introdução ao Pensamento Complexo”, é um dos convidados do Mundo Unifor. O evento realizado bienalmente pela Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, conta com programação que vai de 18 a 23 de outubro. Em 2021, será em formato híbrido, com o tema Razão e sensibilidade: as travessias possíveis

A programação conta ainda com a participação de Niall Ferguson, um dos mais renomados historiadores da atualidade, que foi considerado pela revista Time como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo. Ambos os palestrantes participarão do Mundo Unifor por intermédio do projeto Fronteiras do Pensamento, que propõe uma análise da contemporaneidade e das perspectivas para o futuro. A iniciativa já realiza encontros, presenciais e palestras online, há 14 anos.  O Fronteiras do Pensamento se tornou uma referência cultural e tem apresentado os nomes mais relevantes para a reflexão sobre as diferentes crises globais que eclodiram no planeta.

Palestrantes

Morin, que completou um século em julho passado, é considerado um dos maiores intelectuais vivos do mundo. Ao ressaltar a importância de trabalhar sob a perspectiva da complexidade e da transdisciplinaridade com o objetivo de reencontrar os problemas fundamentais e globais para a humanidade, Morin trouxe grandes contribuições para diversas áreas de conhecimento, inclusive a Educação. A palestra do pensador francês que coleciona títulos de doutor honoris causa em universidades ao redor do mundo será transmitida para os participantes inscritos e seguida de debate realizado com professores da Unifor.

A participação do professor escocês Niall Ferguson, que leciona História na Universidade de Harvard, tem contribuído para que o conhecimento em sua área torne-se mais acessível, inclusive para quem não está nas universidades. Ferguson já roteirizou e apresentou cinco séries de documentários na BBC que foram transmitidas na televisão britânica e em outros países. Uma dessas séries, “A Ascensão do Dinheiro”, venceu o Prêmio Emmy de melhor documentário. 


O professor de História de Harvard foi considerado uma das 100 pessoas mais influentes do mundo  (Foto: divulgação)

Os livros de Ferguson já foram publicados em diversos idiomas. Entre os títulos estão "Império", "A grande degeneração", "Civilização – Ocidente x Oriente" e "O horror da guerra". A publicação mais recente lançada no Brasil é “A praça e a torre: Redes, hierarquias e a luta pelo poder global”, no qual argumenta que as redes sociais não são um fenômeno novo. Para o autor, esta é a Segunda Era das Redes, com o computador pessoal no lugar da prensa móvel. 

Diversidade na programação

Também na terceira semana de outubro, a Unifor realiza mais uma edição dos Encontros Científicos. Pelo segundo ano consecutivo, os encontros acontecerão integralmente de forma virtual. O evento já se tornou tradição no calendário anual da Universidade e contribui para incentivar a pesquisa científica e a docência nas mais diversas áreas do conhecimento. 

Já foram divulgados os editais e as inscrições para o XXVII Encontro de Iniciação à Pesquisa, XXI Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa, o XXI Encontro de Iniciação à Docência e o XIII Encontro de Práticas Docentes. A Unifor também realiza ainda em outubro o encontro nacional de TVs universitárias de forma totalmente virtual. Será de 26 a 28 de outubro, logo após o Mundo Unifor.

Serviço:

Mundo Unifor 2021
Data: 18 a 23 de outubro
Horário: Integral
Formato: Hibrido
Canais de transmissões: Mídias sociais da Unifor e TV Unifor (canal 181 NET e Youtube)

Perfis dos palestrantes

Propôs o conceito de complexidade em lugar da fragmentação de saberes. A convite da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), fez um estudo sobre quais seriam os temas que não poderiam faltar para formar os cidadãos do século 21. Foi dessa forma que nasceu “Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro”, texto que serviu de base para elaborar os Parâmetros Curriculares Nacionais, entre outros documentos.

Com pós-doutorado em História pelo Magdalen College da Universidade de Oxford, é especialista em economia, mercado financeiro e história econômica, leciona na Universidade de Harvard e é pesquisador em Oxford, além de associado sênior no Instituto Hoover e na Universidade de Stanford. Foi agraciado com os prêmios Benjamin Franklin, Hayek e Ludwig Erhard de Jornalismo Econômico.