null Palestrante do lançamento do Desafio Unifor de Escolas, Fabi Alvim fala sobre a transição de carreira e o impacto do esporte na formação de valores

Qua, 29 Setembro 2021 15:17

Palestrante do lançamento do Desafio Unifor de Escolas, Fabi Alvim fala sobre a transição de carreira e o impacto do esporte na formação de valores

A ex-atleta de voleibol e comentarista da Rede Globo palestra nesta sexta-feira (01) no Parque Desportivo da Unifor


“Existe vida após o vôlei”. A comentarista esportiva e bicampeã olímpica Fabi Alvim (Foto: Globo/Divulgação)
“Existe vida após o vôlei”. A comentarista esportiva e bicampeã olímpica Fabi Alvim (Foto: Globo/Divulgação)

Nesta sexta-feira (01/10), acontece o lançamento do Desafio Unifor de Escolas 2021, evento que conta com nove modalidades esportivas e integra alunos de escolas públicas e privadas. A palestra de abertura fica por conta da ex-atleta e bicampeã de voleibol, Fabi Alvim, que atualmente é comentarista oficial da Rede Globo. O bate papo acontecerá às 9h, na Sala 101 do Bloco X, no Parque Desportivo da Unifor. A palestra é gratuita e aberta ao público. 

Na ocasião, Fabi compartilhará as vivências no esporte e como tem sido a transição de carreira desde que saiu das quadras, em 2018. Para ela, voltar à capital do Ceará já é motivo de empolgação. “Fortaleza é um lugar que eu adoro! Tive ótimas experiências, então tô muito animada, seguindo todos os protocolos. Estar presente dentro de um evento desta proporção certamente traz uma responsabilidade, mas tô muito feliz de estar fazendo parte desse projeto tão grandioso”, comenta. 

O Desafio traz diversas modalidades coletivas (basquete, futsal e voleibol) e individuais (atletismo e lutas). A novidade deste ano é a "Etapa Radical", que contará com as modalidades skate (park e street), vôlei de praia em quarteto e beach tennis (duplas). Para Fabi, o evento marca o reencontro dos estudantes, amigos que ficaram distantes durante a fase mais crítica da pandemia. 

“Essa possibilidade de rever os amigos e ter alguma troca mesmo que momentânea é super importante. Sabemos que a gente ainda vai pagar uma conta do ponto de vista educacional e da própria sociabilidade em relação a tudo que vivemos, mas estamos tentando, nos esforçando para seguir de alguma maneira mesmo diante dessa tragédia que nos assolou e nos assola mundo afora. Então essa conexão de rever amigos vai ser muito importante nesse momento”, destaca a comentarista da Rede Globo. 

Fabi traz, ainda, um dos principais pontos que serão abordados na palestra desta sexta-feira: a contribuição da prática esportiva na formação integral das pessoas. Segundo ela, o objetivo é proporcionar um momento de trocas, em que todos possam compartilhar experiências. “A minha ideia é falar o que o esporte proporcionou na minha vida e de que forma ele mudou a Fabiana tanto no campo esportivo, como no campo humano. (...) O esporte organicamente vai te trazendo ensinamentos pra vida. A convivência em grupo, o respeito às regras, são aprendizados que vão ficando”, conta. 

“Existe vida após o vôlei”

Depois de 20 anos jogando profissionalmente, em 2018 chegou a hora de dar adeus às quadras definitivamente. Fabi confessa que sempre pensou em como seria quando parasse de jogar, mas planejou devagarzinho e com leveza como seria esse momento. O trabalho como comentarista começou aos poucos, com convites durante alguns jogos do Brasil. Logo quando parou de jogar, foi convidada para fazer parte do time de comentaristas oficiais da Rede Globo. 

Um incômodo grande da ex-atleta é a ausência de mulheres em cargos de comando e ser comentarista tem sido a oportunidade de desempenhar um papel ainda pouco ocupado por mulheres. “Mas não é simples. A gente sabe que entender os finais dos ciclos requer paciência, lucidez, nem sempre 100% de certeza. No entanto, eu tentei fazer as coisas de forma bem leve, sem aquela cobrança, tentando entender onde eu me encaixaria depois do esporte e também entendendo que existia vida após o vôlei”. 

O Desafio Unifor de Escolas está com as inscrições abertas até 30 de setembro, e podem ser feitas gratuitamente pelas instituições de ensino por meio deste link. Fazendo parte da programação do Mundo Unifor 2021, o evento acontece bienalmente desde 2012, e tem como objetivo integrar aproximadamente 800 estudantes de 24 escolas, entre públicas e privadas de Fortaleza e Região Metropolitana. 

Programação

  • 22 a 30/09 – Período de inscrição das escolas 
  • 01/10 – 9 horas - Lançamento do Evento – sala 101 do Bloco X, Parque Desportivo da Unifor
  • 02/10 – 8h às 20h – Etapa Radical - Complexo Cactus Sport Park – Shopping Iguatemi
  • 20 a 24/10 – Modalidades Coletivas de Quadra e Modalidades Individuais – Parque Desportivo da Unifor 

Mais informações: Divisão de Atividades Desportivas – DAD – dad@unifor.br 3477-3143.

Programação Etapa Radical

Pista Park

  • 8h às 10h > Pista liberada
  • 10h às 10h30 > Apresentação atletas Cactus
  • 10h30 às 12h > Aulão de skate
  • 12h às 16h > Pista liberada
  • 16h às 21h > Campeonato

Pista Street

  • 8h às 10h > Pista liberada
  • 10h às 10h30 > Apresentação atletas Cactus
  • 10h30 às 12h > Campeonato
  • 12h às 16h > Pista liberada
  • 16h às 21h > Aulão de skate

Quadra 01

  • 9h às 20h >  Duplas masculinas - Disputa em formato de chaves

Quadra 02

  • 9h às 20h >  Duplas femininas - Disputa em formato de chaves

Quadra 03

  • 9h às 21h > Quarteto masculino - Disputa em formato de chaves ou eliminatória simples

Quadra 04

  • 9h às 21h > Quarteto feminino - Disputa em formato de chaves ou eliminatória simples