null Aluno da Unifor é premiado como embaixador destaque do Huawei ICT Academy

Seg, 16 Outubro 2023 17:57

Aluno da Unifor é premiado como embaixador destaque do Huawei ICT Academy

João Víctor López, estudante de Engenharia da Computação, foi nomeado em maio como um dos seis embaixadores da Huawei no Brasil

O aluno realiza iniciativas voltadas para a área da educação tecnológica, tendo fundado o Huawei Club Unifor (Foto: Julia Donato)

A Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, visa sempre o desenvolvimento da sua comunidade para conquistas que vão além dos muros do campus. Um exemplo disso é o aluno de Engenharia da Computação João Víctor López, que foi premiado como embaixador destaque do programa educacional Huawei ICT Academy.

A cerimônia aconteceu em Brasília, na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), durante a I Conferência Nacional de Educação da Huawei. O momento reuniu reitores de universidades públicas e privadas, além de representantes do Ministério da Educação (MEC) e de outras entidades.

João Víctor foi selecionado em maio deste ano como um dos seis embaixadores do programa Huawei ICT Academy entre 270 candidatos de todo o país. Com o êxito, o estudante engajou-se no seu desempenho no posto, o que o levou a conquistar o prêmio.

“Para mim foi um momento mágico e completamente emocionante, uma vez que cresci em Brasília. Retornar à cidade agora como embaixador de uma das maiores empresas do mundo, e ainda por cima receber um prêmio, foi uma experiência única” — João Víctor López, aluno de Engenharia da Computação e embaixador da Huawei

A premiação do estudante atesta como a Unifor tem conseguido impactar a sociedade de forma a contribuir positivamente na formação de parceiros e colaboradores em tecnologias inovadoras.

Atuação como embaixador

Desde que se tornou embaixador da empresa chinesa, o estudante vem realizando iniciativas voltadas para a área da inovação e implementando projetos revolucionários no campo da educação tecnológica, fato que teve relevância para a conquista do prêmio.

Como fruto de seus esforços, João Víctor fundou o Huawei Club Unifor, uma comunidade voltada para todos os alunos de tecnologia da Unifor e que proporciona experiências em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), além de engajar públicos diversos por meio de projetos em parceria com a Vice-Reitoria de Extensão e Comunidade Universitária (VRE).

João Víctor durante discurso após ser premiado em Brasília (Foto: Arquivo Pessoal)

Para projetos futuros, o discente afirma que pretende transformar a Huawei Club Unifor na principal parceria entre a gigante asiática e universidades. O intuito é consolidar a sua iniciativa como um ecossistema inclusivo para o desenvolvimento pessoal e profissional de toda a comunidade.

Naiderson Lucena, coordenador de Inovação da Vice-Reitoria de Pesquisa (VRP), também esteve na cerimônia. Ele comenta que a conquista do prêmio fortalece o incentivo que a Unifor, por meio da VRP e da Coordenação de Inovação, concede a estudantes para desenvolverem seus talentos em projetos de inovação tecnológica.

“Este prêmio coroa o trabalho que vem sendo realizado com a comunidade acadêmica de graduação nos cursos de Tecnologia da Informação, na qual os alunos que se destacam têm a oportunidade de receber premiações nacionais de empresas multinacionais como a Huawei”Naiderson Lucena, coordenador de Inovação da VRP

Parceria entre Unifor e Huawei

Por meio do Parque Tecnológico (TEC Unifor) da Vice-Reitoria de Pesquisa, a Universidade de Fortaleza possui uma parceria com a multinacional Huawei, empresa que mantém o programa educacional ICT Academy desde 2013.

A partir dessa iniciativa, as duas instituições trabalham juntas para promover a tecnologia e capacitar profissionais por meio de mais de 250 cursos, como inteligência artificial, cloud, 5G, datacom e cibersegurança.

“Quero destacar a Unifor e a Huawei como agentes de transformação social. Nesta parceria, tanto a Universidade quanto a empresa potencializam suas capacidades em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), elevando o nível de excelência de ambas as instituições”, enfatiza João Víctor.