null Alunos do curso de Administração da Unifor desenvolvem projetos sociais

Qui, 22 Novembro 2018 15:06

Alunos do curso de Administração da Unifor desenvolvem projetos sociais

Por meio da disciplina Projeto Interdisciplinar I, estudantes colaboram com ONGs da cidade

Os alunos participantes do projeto demonstram a satisfação em realizar os projetos sociais. Foto: Ares Soares.

Solidariedade para com o próximo. É esse o sentimento que a disciplina Projeto Interdisciplinar I desperta nos estudantes do curso de Administração da Universidade de Fortaleza (Unifor) que, semestralmente, desenvolvem projetos sociais para ONGs do terceiro setor em Fortaleza. Através de visitas às instituições sem fins lucrativas, os alunos têm a oportunidade de contribuir colocando em prática o que foi aprendido em sala de aula.

A professora Viviana Menezes, uma das responsáveis pela disciplina, conta que o objetivo é fazer com que alunos conheçam esse tipo de empresa para que não tenham a ideia de que o papel do administrador é válido apenas para aquelas que dão lucro, mas que também pode beneficiar organizações não-governamentais.

“Os alunos desenvolvem projetos de acordo com a demanda dessas instituições. Eles criam estratégias de melhorias, de divulgação, de arrecadação, ou projetos ligados a trabalhos de racionamento de fluxo, depende da necessidade de cada ONG”,  explica Viviana, destacando as dificuldades que as instituições trazem e o que deve ser feito para ajudá-las.

Atualmente, o projeto integra 3 ONGs: o IPREDE (Instituto de Prevenção da Desnutrição e da Excepcionalidade, que desenvolve programas de prevenção e tratamento de crianças com quadro de desnutrição), a Associação Peter Pan (oferece diagnóstico precoce, atendimento em consultórios/o Hospital Peter Pan atende 2500 crianças por mês) e Lar Torres de Melo (assiste integralmente pessoas idosas, buscando assegurar e preservar seus direitos através de ações concretas voltadas a conquistas de igualdade, liberdade e condições de vida digna).

A professora esclarece ainda que, dependendo do projeto, ele pode ser desenvolvido dentro ou fora da Unifor. De acordo com Viviana, no semestre anterior, os alunos tentaram angariar placas solares para geração de energia para o IPREDE. “Esse foi um projeto de longo alcance e que não foi realizado dentro do semestre, mas eles plantaram a semente para que fosse executado ao longo de dois anos”, destaca.

Além desse projeto, outros foram criados, como o vídeo institucional feito pelos alunos do curso, mostrando todas as ações desenvolvidas pelo IPREDE, e que ao final, foi disponibilizado para que eles possam usá-lo sempre que for necessário. Além disso, houve arrecadação de alimentos (total de 1,75 toneladas de alimentos foram arrecadados), desenvolvimento de um novo site para o IPREDE, Projeto Doe Leite, Doe Esperança (arrecadou 130 kg de leite), entre outros.

Os alunos participantes do projeto demonstram a satisfação em realizar os projetos sociais e principalmente, o ganho de aprendizagem adquirido ao lidar com os desafios que surgiram em cada projeto.

Gustavo Nicodemos, um dos integrantes do projeto de arrecadação de brinquedos do IPREDE, comenta que o envolvimento do curso juntamente com as ONGs, foi uma excelente iniciativa universidade.

“Acho que a Unifor teve um ponto bem positivo em colocar essa cadeira, já que ela é prática e realmente coloca você em campo. Nós demoramos um pouco para desenvolver o projeto, porque não contamos com a burocracia das instituições que pedimos ajuda, tinha a questão da negociação, que foi muito importante, o processo todo foi de muito aprendizado. A cadeira está nos estimulando a desenvolver melhor as ideias que temos para ajudar as instituições”, afirma.

Confira todos os projetos que estão que estão sendo desenvolvidos no semestre 2018.2:

Lar Torres de Melo

Criação do Instagram e Facebook da instituição, e colocação de urnas em pontos estratégicos para arrecadar roupas
Equipe: Ciro Pires, Caio Holanda, Cibele Porto e Pedro Vitor

IPREDE

Implantação do sistema de controle do fluxo de arrecadações na instituição através das redes sociais, para ensinar os administradores a como manusear as ferramentas. Participação do NIC (Núcleo Integrado de Comunicação) da Unifor, que está cuidando da nova identidade visual do projeto.
Equipe: Flavia Jadovski, Kaline Gomes, Marcela Pinto, Luiza Lopes, Mariana Silva, Galileu Alencar

Arrecadação de brinquedos para o natal das crianças do IPREDE através de urnas em locais estratégicos da universidade, em colégios como Farias Brito e Irma Maria Montenegro e prédios condominiais. Participação também do NIC na criação do cartaz para a divulgação das urnas e a utilidade delas. O cartaz será doado para o IPREDE para ser utilizado nos anos seguintes.
Equipe: Gustavo Nicodemos, Arthur Damasceno, Ian Oliveira e Guilherme Rui

Criação de um sistema para organizar o recebimento de doações em geral, desde alimento, produtos de higiene, medicações e etc.
Equipe: Bruno Campos, Mariana Sanchez, Jonathan Soares, Barbara Sabino, Tais Barbosa e Larissa Evangelista

Associação Peter Pan

Implantação de pulseiras com radiofrequência para controlar a quantidade de pacientes que entram e saem da instituição e em que ambientes eles ficam com mais frequência.
Equipe: Maria Helena Nogueira, Geovanna Purri, Maria Regina e Ana Carolina

Lar Torres de Melo

Fortalecimento da relação entre doadores e instituição, gerando fidelidade para a instituição e fazer um marketing social de propaganda para que as pessoas se interessem por aquilo e queiram fazer alguma doação.
Equipe: Vitor Emanuel, Hudson Kaique, Pedro Felipe e Marcelo Dias