null Conheça o Parque Tecnológico Unifor, polo de soluções inovadoras

Ter, 30 Julho 2019 14:56

Conheça o Parque Tecnológico Unifor, polo de soluções inovadoras

Campo de estágio para os estudantes, área de 2.000 m² abriga empresas e incubadoras com o objetivo de promover soluções de inovação e tecnologia

Você sabe o que são Parques Tecnológicos? Difundidos no mundo inteiro a partir da década de 90, a exemplo do conhecido Vale do Silício (Califórnia), onde surgiram empresas como Apple e Google, os Parques Tecnológicos são espaços destinados à inovação tecnológica, reunindo empresas, incubadoras de negócios, centros de pesquisas e laboratórios.

A principal função desse tipo de pólo é criar soluções que geram benefícios econômicos e sociais. Assim, investidores e órgãos públicos podem participar da iniciativa e estimular as atividades.

Na Universidade de Fortaleza, comunidade acadêmica e empresas contam com o TEC Unifor. O espaço de aproximadamente 2.000 m², localizado majoritariamente no Bloco M da instituição, engloba empresas formadas por pesquisadores com sólida capacidade técnica e científica, que desenvolvem projetos conjuntos.

O Parque Tecnológico tem apoio do Programa de Apoio a Parques Tecnológicos e Criativos da Prefeitura de Fortaleza (ParqFor). Do TEC Unifor também fazem parte multinacionais e empresas brasileiras reconhecidas no mercado, como Casas magalhães, KPMG, Unimed Ceará, Pathfinder, Mob Telecom e Softtek.

A Nacional Gás Butano, distribuidora de gás de petróleo liquefeito (GLP), mantém parceria com o Núcleo de Tecnologia da Combustão da Unifor, enquanto a empresa de eletrodomésticos Esmaltec é parceira do Laboratório de Refrigeração e Condicionamento de Ar.

Incentivo a novos conhecimentos, experimentação e qualidade

Ingressar no Ensino Superior abre um leque de novidades a serem exploradas que agregam à formação para além dos conteúdos programáticos do curso em todas as áreas de conhecimento. Na Unifor, por exemplo, os estudantes do Centro de Ciências Tecnológicas podem fazer parte do Parque Tecnológico através de editais de pesquisa lançados semestralmente, por intermédio de professores envolvidos em projetos ou mesmo visitando o TEC Unifor.

De acordo com Vasco Furtado, diretor de Pesquisa e Inovação da Universidade, a participação dos estudantes é fundamental na promoção da inovação. “A importância do Parque Tecnológico da Unifor para os alunos se dá como um notável diferencial em sua formação profissional. O estudante que participa do TEC Unifor tem a oportunidade de desenvolver projetos e de experimentar, ampliando seu conhecimento para além das disciplinas da sala de aula”, destaca.

Ainda segundo o ele, o Parque apresenta um balanço muito positivo por meio da conquista de novos mercados pois “pois a academia é ator importante na produção da inovação”, afirma.

Para o empresário Bruno Muniz, graduado em Ciência da Computação pela Unifor e mestre em Informática Aplicada também pela instituição, o TEC Unifor contribuiu ativamente na estruturação da sua startup, a TotalCross, plataforma projetada para ajudar a desenvolver aplicativos móveis.

“Atualmente, temos um produto bem complexo, sabíamos que precisaríamos dos melhores profissionais trabalhando conosco e dentro da universidade conseguimos encontrar essas pessoas! Além disso, por ser um produto complexo, que nasceu de uma pesquisa científica, sabíamos que precisaríamos de apoio de doutores e mestres durante essa jornada. Em breve estaremos iniciando o quarto projeto em parceria com o Parque Tecnológico”, pontua.

Bruno conta que a parceria com o Parque demonstra a qualidade ímpar por meio da qual o pólo impacta a formação dos estudantes. “Alunos de graduação, mestrado e doutorado podem aplicar algoritmos complexos relacionados à Computação Gráfica, oportunidade que pouquíssimas empresas podem oferecer no cenário nacional”, ressalta.

Assim como Bruno, o estudante de Doutorado em Informática Aplicada da Unifor Caio Silva avalia a participação no TEC Unifor como uma experiência enriquecedora. “Na graduação, entrei no Laboratório de Engenharia do Conhecimento (LEC), basicamente realizando pesquisas na área de Inteligência Artificial. Com a introdução do Parque Tecnológico na Universidade, o laboratório começou a participar de diversos projetos das empresas. Consegui aplicar diversos conhecimentos adquiridos na graduação e no tempo de pesquisa no LEC em problemas reais na qual a empresas enfrentam”, conta.

Graduado em Engenharia da Computação pela Unifor, Caio acredita que o Parque também é uma oportunidade de se mostrar para empresas de referência. “Com certeza, alunos de destaque vão ser absorvidos por essas empresas. Segundo, eu creio que, para os estudantes que desejam seguir na área acadêmica, é uma ótima oportunidade de conciliar o mercado com a pesquisa”, finaliza.

• 98 projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação
  • 248 alunos com bolsas de projetos