angle-left DPDI realiza palestra sobre Inovação na Preparação de Dados para uso em Inteligência Artificial

DPDI realiza palestra sobre Inovação na Preparação de Dados para uso em Inteligência Artificial

Evento nesta quarta-feira (14) será apresentado por Paulo Pinheiro, cientista de dados e engenheiro de software do Rensselaer Polytechnic Institute


Paulo Pinheiro é PhD em Ciência da Computação pela Universidade de Manchester (2002) e pesquisador do Instituto Politécnico de Rensselaer desde 2013 (Foto: Arquivo Pessoal)
Paulo Pinheiro é PhD em Ciência da Computação pela Universidade de Manchester (2002) e pesquisador do Instituto Politécnico de Rensselaer desde 2013 (Foto: Arquivo Pessoal)

A Universidade de Fortaleza, por meio da Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (DPDI), realiza no próximo dia 14 de novembro a palestra “Inovação na Preparação de Dados para Uso em Inteligência Artificial”.

A palestra será proferida pelo professor Paulo Pinheiro, pesquisador, cientista de dados e engenheiro de software do Rensselaer Polytechnic Institute (RPI/NY). O evento acontece às 19h, no Auditório A4, Bloco A.

Sobre a palestra

Para investigar a causa e progressão de um fenômeno, como doença crônica, é essencial coletar uma ampla variedade de dados que juntos explica a interação complexa de diferentes fatores, por exemplo, genético, estilo de vida, ambiental e social. Compartilhar informações entre estudos é, portanto, de suma importância. 

No entanto, para que dados possam ser analisados, estes devem ser devidamente integrados, conceitualmente alinhados, e harmonizados. Isto implica que a coleta de dados deve ser feita em forma suficientemente semelhante ou suficientemente transparente para apoiar síntese significativa de diferentes estudos. 

Em sua palestra, Paulo Pinheiro busca demonstrar como o framework Human-Aware Data Acquisition (HADatAc) integra e harmoniza dados de múltiplos estudos científicos e, portanto, como pode ser usado em investigações científicas interdisciplinares.

Sobre o palestrante

Paulo Pinheiro  é pesquisador, cientista de dados e engenheiro de software do Rensselaer Polytechnic Institute. Gerencia projetos na fronteira entre inteligência artificial e banco de dados, com 20 anos de experiência prática em desenvolvimento de software de gerenciamento de dados e gestão de conhecimento, incluindo: padrões de dados; políticas de segurança e privacidade de dados; operação de dados, incluindo curadoria, monitoramento da qualidade, integração semântica, gerenciamento de proveniência e avaliação da incerteza.

Serviço

Palestra Inovação na Preparação de Dados para Uso em Inteligência Artificial
Data: 14 de novembro de 2018
Horário: 19h
Local: Auditório A4, Bloco A