null Empresas globais do ramo de TI discutem na Unifor oportunidades e tendências

Qua, 13 Junho 2018 10:34

Empresas globais do ramo de TI discutem na Unifor oportunidades e tendências

O Parque Tecnológico da Unifor (TEC Unifor) recebeu a visita de empresas como Microsoft, Embratel e Uber (Foto: Ares Soares)

A Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação) promoveu, no último dia 7 de junho, o encontro "Transformação Digital e Inovação: Tendências e Oportunidades", que reuniu grandes empresas na área de Tecnologia da Informação para debater sobre as novas tendências tecnológicas em Fortaleza.

O evento apresentou o potencial do setor de tecnologia da informação e comunicação da comunidade empresarial e acadêmica feitas pelos agentes locais no setor. Para discutir sobre oportunidades e tendências em TI, estavam executivos das empresas BRQ, Embratel, Indra, Microsoft, Sonda, Stefanini, TOTVS e Uber

Acompanhada pela Diretoria de Inovação, Tecnologia e Saúde da Adece (Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará), a programação do evento foi finalizada após visita guiada promovida pela Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Unifor (DPDI) ao seu Parque Tecnológico (TEC Unifor). Na ocasião, foram apresentadas algumas das empresas incubadas, como a G4FLEX, além dos laboratórios de inovação da Universidade, como o LAPIN (Laboratório de Pesquisa e Inovação em Cidades).

Mariana Oliveira, diretora executiva da Brasscom, se mostrou impressionada com a visita ao Ceará, especialmente à Unifor.“Temos o impacto de um lugar de primeiro mundo. A própria infraestrutura da universidade, os professores e alunos são espetaculares. Isso é o que temos que estimular cada vez mais no Brasil, essa interação entre universidades e as empresas”, enfatizou.

Marcio Gonçalves, diretor de assuntos corporativos da Microsoft, também reiterou a importância das iniciativas presentes na Unifor. “Muito promissor todo o trabalho que o pessoal do núcleo de tecnologia tem feito. É muito legal ver que tem uma iniciativa dessa em Fortaleza, e no que a gente puder colaborar para poder intensificar esse trabalho, estamos à disposição”, afirmou.

Entre os visitantes, estava o membro da Comissão de C&T da Câmara Federal, deputado Odorico Monteiro. O deputado comentou que ao vir para o Ceará, não podia deixar de visitar o Parque Tecnológico da Unifor, já que a Universidade representa a história de vida de empresários que foram alunos ou funcionários, e hoje são professores e empresários que foram totalmente gerados dentro da Unifor.

“A Unifor continua sendo para nós, um exemplo de função social, educacional e de  pesquisa, e agora temos o parque tecnológico, que vem incubando empresas, gerando oportunidades, e colocando o ceará no século 21, no século do conhecimento, da inovação, da pesquisa e de desenvolvimento”, finalizou Odorico Monteiro.