null Nubex está com vaga aberta para pesquisador(a) com doutorado. Inscrições até 20 de junho

Sex, 28 Maio 2021 17:52

O Núcleo de Biologia Experimental é um centro de excelência em pesquisa da graduação e pós-graduação da Universidade de Fortaleza. (Foto: Ares Soares)

A Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, recebe inscrições para a vaga de pesquisador(a) do Núcleo de Biologia Experimental (Nubex) da Universidade de Fortaleza. Interessados podem se candidatar até o dia 20 de junho. Os requisitos são ter concluído doutorado e contar com trajetória de pesquisa em Bioinformática, com experiência em análise/interpretação de dados de sequenciamento de nova geração (NGS) com base em conhecimentos de genética molecular e médica, nas principais linguagens de programação e pacotes de software para aprendizagem automática (machine learning). Veja todos os documentos necessários para participar aqui.

É desejável ainda que a graduação do(a) participante seja em Ciências da Computação, Física, Biologia ou Biotecnologia. No entanto, profissionais com experiência na área que tenham cursado outras graduações também poderão participar da chamada pública. “Inicialmente o(a) pesquisador (a) se dedicará integralmente às atividades de pesquisa no Laboratório de Genômica e Bioinformática do Nubex/Unifor executando projetos de grande relevância para o país nas temáticas de vigilância genômica, inicialmente no monitoramento de nova variantes do SARS-CoV-2 e outros agentes patológicos emergentes e reemergentes, na oncologia e medicina reprodutiva”, explica a professora Ana Cristina Moreira, diretora do Nubex .

Pesquisa de Ponta

O Núcleo de Biologia Experimental é um centro de excelência em pesquisa da graduação e pós-graduação da Universidade de Fortaleza. Ligado à Divisão de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (DPDI). Foi inaugurado em março de 2013 e ocupa uma área construída de 2.774,9 m. O Nubex visa produzir novos conhecimentos que respondam aos desafios científicos, biotecnológicos e sociais do país atuando nas áreas de pesquisa, de inovação e desenvolvimento para diversos segmentos, principalmente o da saúde, o de alimentos, fármacos e educação.

O Núcleo também é unidade de suporte aos Mestrados institucionais em Ciências Médicas, Enfermagem e Odontologia e ao Doutorado em Biotecnologia da Rede Nordeste de Biotecnologia - RENORBIO, além de Programas de Pós-Graduação de Institutos de Ciência e Tecnologia  (ICTs) parceiras.

No Nubex são desenvolvidas pesquisas numa perspectiva multidisciplinar nas áreas de ciências biológicas e da vida gerando produção científica com publicação em periódicos de qualidade reconhecida e patentes, produção de animais, inclusive transgênicos, fornecimento de animais de laboratório para outras instituições de ensino e pesquisa do Norte e Nordeste, intercâmbio e colaboração científica com instituições públicas e privadas, desenvolvimento de pesquisas em biologia estrutural, biologia molecular e do desenvolvimento, microbiologia, farmacologia e treinamento em cirurgia experimental minimamente invasiva.

A professora Ana Cristina Moreira ressalta que, atualmente, encontram-se em andamento projetos com colaboração de várias instituições do Brasil, dentre elas: Universidade de São Paulo (USP), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Universidade Estadual do Ceará (UECE), além das Universidades Federais do Ceará, Piauí, Pernambuco e Maranhão. No exterior, há projetos do Nubex com a Universidade de Toronto, University College London, Universidade de Utah, Universidad de Concepción, Universidade da Pensilvânia, Instituto de Roslin-Escócia e Universidade de Coimbra.

“Sistematicamente, o Núcleo vem contribuindo na formação de profissionais de excelência, na  inovação e transferência de tecnologia através do desenvolvimento de pesquisas aplicadas que resultaram em um total de 15 pedidos de depósito de patentes desde a sua inauguração. Em conjunto com esforços direcionados à inovação, os pesquisadores do Nubex têm desenvolvido, nas diferentes inidades, pesquisas que resultaram em mais de 200 publicações em periódicos nacionais e internacionais, nos últimos cinco anos”, ressalta a professora que é farmacêutica, com mestrado e doutorado em Bioquímica (Universidade Federal do Ceará).

Infraestrutura

O Nubex foi criado com uma infraestrutura composta por um biotério de produção, um biotério de experimentação, unidade de cirurgia experimental, setor de biologia estrutural, unidade de biologia molecular e do desenvolvimento e unidade de bioagentes patogênicos.

O Nubex realiza pesquisas que resultaram em mais de 200 publicações em periódicos nacionais e internacionais, nos últimos cinco anos, ressalta a professora Ana Critina Moreira (Foto ares Soares)

De acordo com a professora Ana Cristina Moreira, as unidades que compõem o Nubex trabalham de forma integrada reunindo características que possibilitam aos pesquisadores, indústria e empresas o desenvolvimento de atividades como a identificação de compostos com potencial terapêutico sintéticos e presentes na biodiversidade brasileira, expressão de proteínas recombinantes, manipulação do genoma de animais para produção de modelos destinados ao estudo de doenças e testes não-clínicos (in vitro, in vivo, in sílico), desenvolvimento de sistemas de liberação de fármacos inovadores e métodos alternativos ao uso de animais em laboratório.

Serviço:

CHAMADA PÚBLICA DE PESQUISADOR