null Paixão por Ciência: estudante ganha destaque internacional com pesquisas na área da Saúde

Ter, 23 Julho 2019 14:45

A universitária Sacha Aubrey Alves se dedica à carreira acadêmica em Farmácia (Foto: Ares Soares)

O bom relacionamento entre professor e aluno necessita estar em um trabalho construtivo de diálogo e parceria, para que o processo de ensino e aprendizagem se torne possível e satisfatório. Isso traduz plenamente o que acontece com a aluna do 8º semestre do curso de Farmácia da Unifor, Sacha Aubrey Alves Rodrigues Santos.

Diante dessa perspectiva, desde o primeiro semestre, Sacha buscou fazer parte do Programa de Iniciação Científica da Universidade, na busca do conhecimento e do aprimoramento na prática diária. "Logo no início do curso, conheci a professora Adriana Rolim que é a minha orientadora líder do grupo de pesquisa de farmacologia de produtos naturais e sintéticos da Unifor. Foi ela que me abriu as portas para esse mundo da pesquisa e a partir daí, passei a amar tudo sobre pesquisa em iniciação científica", revela.

A estudante já contabiliza 14 artigos publicados em diversas revistas científicas na área da Saúde. Entre as pesquisas, ela destaca "Frutalin reduces acute and neuropathic nociceptive behaviours in rodent models of orofacial pain", seu primeiro artigo, como o mais importante. "Nos artigos publicados sou coautora, mas o primeiro deles foi o mais especial. Eu e meus colegas passamos quase dois anos realizando os experimentos e ter um artigo publicado foi muito gratificante para mim", declara.

Carreira em Farmácia

Sacha diz ainda que, sempre quis fazer algum curso na área da Saúde. "Após algumas pesquisas começou o meu interesse por Farmácia. Sem sombra de dúvidas, foi a melhor decisão que tomei, pois me apaixonei logo de primeira por esse mundo". Além disso, Sacha tem 6 artigos submetidos para revistas científicas esperando a aceitação e também está desenvolvendo dois projetos próprios em que será a autora principal.

E para quem deseja cursar Farmácia na Unifor, a estudante diz que "o curso abrange muitas áreas de atuação e possui um mercado de trabalho amplo e promissor. É uma profissão na qual o farmacêutico pode atuar em diversos segmentos, como: cuidado em saúde, indústria, tecnologia e inovação, gestão de serviços farmacêuticos, cosmetologia, consultório farmacêutico, imunobiológicos, análises relacionadas com a criminologia, análises clínicas, bromatologia e pesquisa".

Confira os artigos publicados:

1. Frutalin reduces acute and neuropathic nociceptive behaviours in rodent models of orofacial pain.
  2. Acute and neuropathic orofacial antinociceptive effect of eucalyptol.
  3. Adult Zebrafish (Danio rerio): An Alternative Behavioral Model of Formalin Induced Nociception.
  4. Orofacial antinociceptive effect of Mimosa tenuiflora (Willd.) Poiret.
  5. Neuropharmacological characterization of frutalin in mice: Evidence of an antidepressant-like effect mediated by the NMDA receptor/NO/cGMP pathway.
  6. Orofacial antinociceptive effect of sulphated polysaccharide from the marine algae Hypnea pseudomusciformis in rodents.
  7. Gastroprotective and anti-inflammatory activities integrated to chemical composition of Myracrodruon urundeuva Allemão - A conservationist proposal for the species.
  8. Análise da Abordagem aos Aspectos Éticos nos Periódicos Científicos Nacionais das Áreas Ciências Biológicas I, II e III.
  9. Adult Zebrafish (Danio rerio) As a Model for the Study of Corneal Antinociceptive Compounds.
  10. The orofacial antinociceptive effect of Kaempferol-3-O-rutinoside, isolated from the plant Ouratea fieldingiana, on adult zebrafish (Danio rerio).
  11. Antinociceptive activity of ethanolic extract of Azadirachta indica A. Juss (Neem, Meliaceae) fruit through opioid, glutamatergic and acid-sensitive ion pathways in adult zebrafish (Danio rerio).
  12. Oleanolic acid promotes orofacial antinociception in adult zebrafish (Danio rerio) through TRPV1 receptors.
  13. Molecular mechanism underlying orofacial antinociceptive activity of Vanillosmopsis arborea Baker (Asteraceae) essential oil complexed with βcyclodextrin.
  14. Acute hyperglycemia does not alter the exploratory behavior of adult zebrafish (Danio rerio).