angle-left Pesquisadores do TEC UNIFOR visitam fábrica de carros da Troller

Seg, 14 Janeiro 2019 12:39

Pesquisadores do TEC UNIFOR visitam fábrica de carros da Troller

Especialistas nas áreas de Computação gráfica, IoT, Interação humano-computador, Design Industrial, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Realidade Virtual e Aumentada, Administração, Inteligência Artificial e Big Data estiveram presentes na visita
Especialistas nas áreas de Computação gráfica, IoT, Interação humano-computador, Design Industrial, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Realidade Virtual e Aumentada, Administração, Inteligência Artificial e Big Data estiveram presentes na visita

Professores e pesquisadores do Parque Tecnológico da Unifor (TEC Unifor) fizeram uma visita à Troller, fabricante da Ford no Ceará, no último dia 12 de dezembro. A visita faz parte de um projeto chamado Caravana da Inovação, que acontece quando a Universidade reúne uma equipe de pesquisadores para visitar uma empresa e formar possíveis parcerias.

Pesquisadores de laboratórios como LAPIN (Laboratório de Pesquisa e Inovação em Cidades) e LEC (Laboratório de Engenharia do Conhecimento), ambos parte do TEC Unifor e administrado pela DPDI (Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação), apresentaram o parque tecnológico da Universidade, além das expertises que os laboratórios têm em tecnologia.

Na ocasião, o diretor da DPDI, professor Vasco Furtado, falou sobre Ciência e Inovação na Indústria, e ressaltou a importância da pesquisa dentro das empresas. O professor Carlos Caminha, coordenador do LEC (Laboratório de Engenharia do Conhecimento), um dos laboratórios do TEC Unifor, falou sobre Ciência de dados e IA.

Projetos conhecidos do LAPIN como os Totens, IoT e realidade aumentada, foram apresentados pelos professores Daniel Chagas e Daniel Valente, respectivamente, enquanto o de Telemetria foi apresentado pelo professor Ricardo Colares, coordenador do EDETEC (Espaço de Desenvolvimento de Empresas de Tecnologia). 

Já os representantes da Troller fizeram um Half Tech Day, com palestras interativas, apresentação da fábrica onde foram mostradas as linhas de produção começando pela Moldagem da Carroceria, Mecânica de Fabricação, Pintura e fechando com o Final Assembly.

Marcos Di Monte, Body Interior & EESE Eng´g Supervisor da Troller, conta que “busca integrar  workstreams com a comunidade acadêmica científica” e por isso a visita à DPDI para falar de inovação e projetos sustentáveis. “Encontramos no Parque Tecnológico competências que podem ser objeto de projetos conjuntos”, ressalta.

Ele comentou a importância de firmar parcerias entre empresa e universidade: “As diversas formas de cooperação entre universidades e empresas vêm demonstrando resultados muito eficazes no desenvolvimento de produtos, métodos e processos produtivos. Esta fusão de conhecimentos tem ampliado a criação de novos empreendimentos, incubadoras e start-ups”.

Uma nova visita deve ser marcada em breve para entender melhor as demandas da empresa.