null Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica é oportunidade para despertar vocação entre estudantes de graduação

Sex, 17 Junho 2022 16:47

Edital está com inscrições abertas até 11 de julho de 2022. Interessados devem submeter projetos por meio do Unifor Online.

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica terá inscrições abertas até 11 de julho (Foto: Ares Soares)

Com o propósito de fomentar o desenvolvimento da atividade científica, a Universidade de Fortaleza - instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz (FEQ) -, por meio da Vice-Reitoria de Pesquisa (VRP), lança o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para professores(as) e alunos(as) interessados em realizar projetos de pesquisa. As inscrições podem ser realizadas até 11 de julho de 2022.

As bolsas são disponibilizadas em três programas: Programa de Iniciação Científica (Probic), repassado pela Fundação Edson Queiroz; o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Tecnológico (CNPq); e o Programa de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica (Bict), da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).

Adriana Rolim, coordenadora de Pesquisa da Unifor, explica que a iniciativa busca despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação, mediante participação em projetos de pesquisa. “O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica é uma importante ferramenta para que nosso(a)s estudantes sejam aptos a resolver problemas utilizando o método científico. Além disso, talentos em potencial são estimulados e desenvolvidos para a formação de novo(a)s cientistas”, pontua.

Relevância para o corpo discente

A iniciação científica é uma área de interesse para muitos graduandos da Unifor, como são os casos de Alex Renan, do curso de Direito, e Leticia Moreira, do curso de Nutrição. O aluno participou da iniciativa por meio do Pibic/CNPq, sob orientação do professor Nestor Eduardo - vinculado ao Centro de Ciências Jurídicas (CCJ). Já a aluna atuou pelo Probic/FEQ, sendo orientada pelo professor Augusto Carioca, do Centro de Ciências da Saúde (CCS)

Alex Renan (foto) relata a experiência proporcionada pelo edital . “O Programa de Iniciação Científica me fez viver diversas experiências que impactaram a construção da minha carreira acadêmica e profissional. Sem dúvidas, os eventos científicos, as formações, os grupos de pesquisa e o contato com pesquisadores mais experientes são diferenciais da Unifor”.

A graduanda Leticia Moreira (foto) destaca que o desenvolvimento de projetos de pesquisa agrega na formação como nutricionista. “Adquiri uma visão mais crítica dos dados que temos acesso na literatura científica, e a experiência de como tudo funciona. Participei na prática desde o processo de seleção dos voluntários até a coleta de dados, tabulação e análise. Além de todo esse conhecimento prático da pesquisa, participar da também agrega bastante no currículo em processos seletivos de residência e mestrado, por exemplo”.

Como realizar inscrição?

As inscrições devem ser feitas através do Unifor Online (menu “Campus” > “Plataforma de Pesquisa” > “Elaborar Projeto”) e o resultado está previsto para ser divulgado um mês após o encerramento das inscrições.

Confira os requisitos, documentos necessários e informações adicionais no Edital:

Vice-Reitoria de Pesquisa (VRP)
E-mail: pesquisa@unifor.br
Contato: (85) 3477-3890