null Tec Unifor e Iracema Digital: Universidade recebe o V Iracema Digital Business Hour

Seg, 6 Maio 2019 14:25

O evento teve como foco a importância de investimentos em Pesquisa e Inovação no estado do Ceará. Foto: Filipe Pereira.

A Universidade de Fortaleza recebeu o V Iracema Digital Business Hour. O evento, em sua quinta edição, foi um momento de integração composto por palestras para interessados na área de inovação e tecnologias. O evento foi composto por palestras sobre o Parque Tecnológico (Tec-Unifor) e teve como foco a importância de investimentos em Pesquisa e Inovação no estado do Ceará

O V Iracema Digital Bussines Hour recebeu alguns anfitriões e palestrantes, como, Vasco Furtado, diretor da Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (DPDI) e Inácio Arruda, secretário de Ciência e Tecnologia. Também participaram o presidente do Instituto Iracema Digital, Ricardo Liebmann e seu vice, Mauro Oliveira. Além do professor e presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), Tarcísio Aroldo Cavalcante.

O diretor Vasco Furtado iniciou o evento falando sobre os projetos inovadores da universidade e o apoio oferecido aos pesquisadores através das bolsas de iniciação científica. Destacou também a importância da ciência para o empreendedorismo. Algumas empresas pertencentes ao Tec-Unifor foram apresentadas através de seus respectivos representantes, dentre estas: TotalCross, Ivia, Softtek, Casa Magalhães e Inovafit.

O secretário Inácio Arruda dissertou sobre a iniciativa do governo no estado do Ceará. “Meu objetivo é falar sobre o que tem tido sucesso no que fazemos, e a iniciativa que o estado adotou desde o governo de Camilo, que é o entrosamento entre a academia, o governo e o setor privado”, completa.

Inácio destaca que a principal contribuição em relação a tecnologia e inovação do estado que contribuiu para o Instituto Iracema Digital, é a base nas universidades. “O governo estadual criou um conjunto de escolas profissionalizantes, este ambiente com potencial inovador abre um caminho gigantesco. Quando o governo decide expandir a rede pública com formação técnica e com olho na inovação tecnológica, você puxa também fortemente o setor privado. A Unifor contribui com seu parque tecnológico, influenciando outras universidades privadas”, explana.

Ricardo Liebmann ressalta que a experiência do encontro dentro de uma Universidade, foi o mais rico. “Esta experiência para mim foi a mais rica. O maior benefício do evento é o aprendizado para nós do Instituto Iracema Digital com pessoas brilhantes que participam do evento. Além da importância em trabalhar juntos em diversos segmentos pode contribuir para o Estado. É a hora do negócio, ‘business hour’“, completa.