null TEC Unifor Innovation Summit: Parque Tecnológico promove segunda edição do evento de pesquisa e inovação

A iniciativa ocorrerá no dia 31 de agosto e visa o avanço científico da Universidade de Fortaleza

O evento é voltado para estudantes da Unifor e para empresas interessadas em pesquisa e inovação (Foto: Getty Images)

A Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, promove, por meio da Vice-Reitoria de Pesquisa (VRP) e do Parque Tecnológico (TEC Unifor), o II TEC Unifor Innovation Summit, iniciativa que visa o crescimento da pesquisa e inovação tecnológica da academia. O evento está marcado para o dia 31 de agosto e ocorrerá no Auditório da Biblioteca, e também nos blocos B e C da Universidade.

Na oportunidade, haverá minicursos (programação a confirmar), mesas redondas, painéis de temas que envolvem a inovação e os quatro centros de ensino da Unifor. Essas atividades terão como tema central a divulgação do parque tecnológico da instituição e todo o seu ecossistema científico. Toda a programação é gratuita.

Luiz Filho, coordenador do parque tecnológico, comenta sobre a importância da iniciativa, mencionando os pontos positivos que ela pode trazer para a Unifor. “Com a realização desse evento buscamos atingir grandes objetivos para a nossa instituição, como a divulgação da existência dos nossos laboratórios e do Tec Unifor dentro da estrutura de pesquisa da Universidade”.

O evento, que ainda tem como objetivo se aproximar do desenvolvimento da transformação digital na sociedade, é voltado para toda a comunidade acadêmica, assim como para as empresas instaladas no TEC Unifor. Instituições externas que possuam interesse em inovação e pesquisa também estão convidadas a participar.

Para os graduandos, a iniciativa é uma oportunidade de se desenvolverem no mercado de trabalho, a partir do conhecimento das atividades e temas que são tendências do mundo tecnológico. O evento ainda abre a possibilidade para empresas que queiram se destacar na inovação e visam construir projetos de destaque, ao apresentá-las os meios para se instalarem no TEC Unifor, referência em inovação no Ceará.

TEC Unifor

O parque tecnológico da Universidade de Fortaleza é um espaço voltado para o desenvolvimento de projetos inovadores, que visa beneficiar empresas instaladas no local, fornecendo a capacidade científica e técnica dos pesquisadores da instituição.

O ambiente, localizado majoritariamente no bloco M da Unifor, foi inaugurado em 2017 e possui cerca de 5.600m² que se destinam à instalação de empresas com seus setores de PDI (pesquisa, desenvolvimento e inovação), projetos de inovação, capacitação especializada e consultoria em PDI de tecnologias disruptivas.

Além disso, o TEC Unifor possui diversos benefícios que podem atuar para facilitar o desenvolvimento e destaque das empresas no mercado, como incentivo fiscal, acesso a editais, pesquisa, entre outros. O parque ainda conta com um hub de inovação (Unifor Hub) e um lounge para o acolhimento da comunidade acadêmica envolvida nas atividades do setor.

Local: Auditório da Biblioteca

• 8h30 às 9h: Abertura: Palestra “Por que trabalhar inovação com a Universidade?”
  • 9h às 10h: Mesa Redonda: “Hubs de Inovação”
  • 10h às 10h30: Painel: “Oportunidades de Financiamento na Inovação”
  • 11h às 13h: Mesa Redonda: “Inovação de Impacto”
  • 13h30 às 14h30: Saúde e Inovação: “Saúde: Drugs Discovery”