null Unifor Hub dá início ao seu 3° Programa de Pré-Aceleração

Seg, 5 Fevereiro 2024 18:11

Unifor Hub dá início ao seu 3° Programa de Pré-Aceleração

Iniciativa tem como objetivo estimular o empreendedorismo e a criatividade entre os participantes

O projeto colabora no desenvolvimento e na criação de novas empresas (Foto: Júlia Donato)

Nesta segunda-feira, 5 de fevereiro, o Unifor Hub — Hub de inovação da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz —, deu início ao seu 3° Programa de Pré-Aceleração, na sala M25. Esta iniciativa tem como propósito fomentar a cultura empreendedora e promover a criatividade no contexto universitário. Na presente edição, foi registrada a inscrição de mais de 38 empresas.

O projeto concentra-se na promoção do desenvolvimento e na concepção de novas empresas, avaliando a capacidade das startups inscritas de serem bem-sucedidas no mercado. Durante o primeiro dia do programa, que se estenderá ao longo de cinco meses, os participantes foram envolvidos em uma dinâmica que proporcionou a oportunidade de se apresentarem, assim como seus empreendimentos, permitindo assim um processo de interação e networking essenciais para o desenvolvimento dos negócios.

Além da dinâmica inicial, os participantes foram introduzidos ao funcionamento do Unifor Hub e aos diversos espaços relacionados ao ecossistema, como os laboratórios de tecnologia do TEC Unifor e a Vice-Reitoria de Pesquisa (VRP). Adicionalmente, foi mostrada a trajetória a ser percorrida ao longo dos cinco meses do programa, estabelecendo-se acordos e apresentando a metodologia da iniciativa para orientar o desenvolvimento das atividades.

Rafael Silva de Oliveira, estudante do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, inscreveu sua startup, intitulada 'Transformando o Futuro', no programa. A iniciativa visa capacitar jovens da comunidade para seguirem carreiras empreendedoras ou assumirem cargos dentro de empresas profissionais. O discente aproveitou a oportunidade para compartilhar seus pensamentos sobre o projeto do Unifor Hub.

“É incrível a oportunidade que você faz de conexão aqui. Você conhece pessoas de negócio, você conhece pessoas de marketing, você conhece pessoas de tecnologia. Não só o formato que eles têm de guiar o projeto e toda a metodologia que o Hub entrega. Mas a oportunidade de conexão, de crescimento, de entender como que funciona, como que modula o negócio”— Rafael Silva de Oliveira, estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Unifor.

Rafael ainda citou o que espera do programa para o seu negócio, “Agora é a hora do vamos ver. É de colocar pra jogo, de testar, de errar e de adaptar até o final dos cinco meses. Então, é sair daqui pelo menos com algum cliente captado, com o projeto já bem desenhado, bem elaborado, para que a gente possa realmente conseguir uma startup ali no mercado”, disse o discente.

Além de Rafael, Ezequiel Freire, que trabalha com lançamentos de produtos digitais, também participa do programa após inscrever sua startup chamada “Linguagem A”, voltada para o ensino de idiomas utilizando inteligência artificial. “Eu espero que o produto já esteja melhor desenvolvido e já tenha sócios para colocar no mercado”, afirma.