null Unifor Hub realiza a 3ª edição do Bootcamp de Startups

Unifor Hub realiza a 3ª edição do Bootcamp de Startups

A iniciativa gratuita é voltada para toda a comunidade acadêmica

Com encontros semanais, a iniciativa contará com workshops, mentorias, premiação e certificado (Foto: Isis Rebouças)

O Unifor Hub da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, realiza a 3° edição do Bootcamp de Startups, iniciativa que tem como interesse instigar o empreendedorismo entre os participantes. O programa ocorrerá do dia 30 de agosto a 27 de setembro, tanto presencialmente como em formato assíncrono, e contará com cinco encontros. As reuniões serão às quartas-feiras, podendo ser escolhido qual horário pretende participar: das 14h às 17h ou de 19h às 21h. Para participar, é necessário realizar inscrição.

A iniciativa, que é voltada para graduandos, egressos, docentes e colaboradores da Unifor, contará com workshops, mentorias dos temas abordados e certificado de participação. Ainda durante o encontro, os participantes terão a oportunidade de aprenderem os principais métodos desenvolvidos pelas instituições do mercado, além de construírem um networking para o seguimento da carreira.

O programa ainda prevê orientar os participantes sobre o processo de criação de uma startup.

Leo Lacerda, coordenador do Unifor Hub, analisa a importância de uma iniciativa como o bootcamp. “É um evento 100% mão na massa, no qual quem tem ideia de negócio vai poder validá-la e colocá-la em prática, e ainda vai conhecer outras pessoas que vão ajudar a criar esse conceito que está na mente do participante”.

Além disso, Leo conta que a iniciativa ajuda os participantes a saberem se suas ideias são viáveis para o mercado. No mais, o Bootcamp é útil também para aqueles que não sabem se querem empreender, mas que buscam passar por uma experiência que vai ser curta e enriquecedora sobre o futuro da vida profissional.

As inscrições estão separadas por áreas, sendo elas:

• Área de negócios: Pessoas ligadas ou que se identificam com a área de negócios, tais como empreendedores e/ou gestores;
  • Área criativa: Pessoas ligadas ou que se identificam com a área de criação, como designers, projetistas e artistas;
  • Área técnica: Pessoas que se identificam com a área tecnológica, como desenvolvedores, programadores e engenheiros;
  • Outros: Pessoas que não se identificam com os itens anteriores e possuem interesse em assuntos de empreendedorismo e inovação.

O participante deve escolher a modalidade (presencial ou online) que melhor se encaixa em sua disponibilidade, só é possível selecionar uma área. No entanto, isso não limitará os envolvidos na prática, que, durante o programa, trabalharão em todos os âmbitos que envolvem uma startup

Unifor Hub

Localizado no bloco M (sala M25), o espaço acolhe alunos, egressos, professores, pesquisadores, colaboradores, empresas e investidores. A iniciativa, coordenada pelo professor Leo Lacerda, auxilia na criação de empreendimentos inovadores por meio do uso e compartilhamento de áreas físicas, infraestrutura, recursos, facilidades, serviços e programas de apoio, além de contar com programas de metodologia e aceleração de negócios. Para isso, o ambiente utiliza ciência e tecnologia para desenvolver novidades trazidas e pensadas por empresas e startups instaladas ali.

Conheça outros programas do Unifor Hub:

• Pré-aceleração: programa com duração de seis meses, voltado para startups que já possuem alguma ideia desenvolvida, mas ainda não estão faturando e precisam de suporte e conhecimento para validarem seus produtos e se expandirem.
  • Aceleração: programa com duração de um ano direcionado para negócios digitais que já faturam e querem crescer, captar investimento e escalar, visando atingir novos mercados;
  • Incubação de empresas: programa com dois anos de duração em que empresas de base tecnológica (hardware, biotech, nanotech, entre outras) utilizam os laboratórios do TEC Unifor para desenvolvimento de novas tecnologias;
  • Programa de inovação aberta: realização de diagnósticos e estudo de maneiras para levar inovação às empresas que querem criar os próximos produtos inovadores do seu mercado, além de conectá-las à comunidade acadêmica.

3º Bootcamp de Startups
Período: 30 de agosto a 27 de setembro de 2023.
Duração: 4 semanas, 5 encontros.
Encontros presenciais e online, às quartas-feiras, das 14h às 17h e de 19h às 21h.
Material online assíncrono.
Contato: hub@unifor.br | (85) 3477-3419