null Universidade de Fortaleza investe em Comitê de Ética e Pesquisa em Seres Humanos

Seg, 6 Maio 2019 14:39

Universidade de Fortaleza investe em Comitê de Ética e Pesquisa em Seres Humanos

Denominado Coética, o serviço acelera e auxilia na avaliação ética de projetos de pesquisas


O Comitê tem como principal objetivo avaliar, de acordo com princípios éticos, projetos de pesquisas direcionado aos seres humanos. Foto: Ares Soares.
O Comitê tem como principal objetivo avaliar, de acordo com princípios éticos, projetos de pesquisas direcionado aos seres humanos. Foto: Ares Soares.

O Comitê de Ética e Pesquisa, denominado Coética, tem como principal objetivo avaliar, de acordo com princípios éticos, projetos de pesquisas direcionado aos seres humanos.

O serviço é coordenado pelo professor do curso de odontologia da Unifor, Aldo Angelim, e tem como vice-coordenadora a professora Viviana Menezes Costa, pertencente do Centro de Ciências de Comunicação e Gestão (CCG). Teve seu início em 2001 e atualmente se localiza na Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (DPDI), localizada no bloco M da Universidade. 

“A principal função é avaliar as questões e a proteção com o participante da pesquisa. O comitê existe para avaliar as questões de risco, os benefícios, se existe algum prejuízo não só em relação à saúde, mas também à integridade do participante. Dá o selo de qualidade ética, essa comprovação que a pesquisa segue um rigor ético”, explica o coordenador.

O comitê oferece auxílio não apenas para a área da saúde, mas sim à toda a universidade. Os quatro centros: Centro de Ciências da Saúde (CCS), Centro de Ciências de Tecnologia (CCT), Centro de Ciências de Comunicação e Gestão (CCG) e Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), detém seus respectivos representantes avaliando pesquisas de toda a universidade. Para que o projeto seja avaliado, é necessário que seja cadastrado na Plataforma Brasil, site de nível nacional. 

Aldo destaca que o serviço ajuda a acelerar o processo da pesquisa. “Tentamos acelerar o processo de tramitação dos projetos, para que estes não fiquem muito tempo sob análise e atrapalhe o processo de pesquisa. A tramitação é rápida, temos a preocupação com o pesquisador de dar uma resposta com qualidade ética e com certa velocidade”, explica. 

A Universidade também abriga o Comitê de Ética no Uso de Animais (Ceua). Atuando separadamente, o Ceua auxilia na análise ética de protocolos de aula e pesquisa na Unifor e de outras instituições, tendo como base os princípios éticos na experimentação animal do Colégio Brasileiro de Experimentação Animal (Cobea). 

Mais Informações

Local: Bloco M, sala M30 da DPDI
Contato: (85) 3477.3122
Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, de 8 às 12h e de 13h30 às 18h.