null Alunas da pós-graduação desenvolvem startup voltada para ajudar prestadores de serviço em vulnerabilidade social

Qua, 23 Setembro 2020 14:26

O negócio “Corre Aqui” surgiu no primeiro Hackathon Social realizado pela Somos Um, consagrando as estudantes como uma das equipes vencedoras.

O negócio vem crescendo continuamente e já conta com 18 prestadores de serviços ativos e diversos clientes assíduos. (Foto: divulgação)

Após imersão de 3 dias em uma escola do Bom Jardim, em Fortaleza, as alunas de pós-graduação da Unifor Ana Karoline Oliveira e Nathália Bayer, juntas com a empresária do bairro, Mara Celyz Silva, desenvolveram uma ideia de startup chamada “Corre Aqui”. A iniciativa surgiu durante o primeiro Hackathon Social realizado pela organização social Somos Um, no final do ano passado, consagrando as estudantes como equipe vencedora na categoria Paz, Justiça e Instituições Eficazes.

Após a análise das necessidades dos trabalhadores do Bom Jardim, as alunas desenvolveram um negócio de impacto social que vem crescendo continuamente e ajudando trabalhadores autônomos do bairro, pequenos empreendedores e prestadores de serviço, sobretudo com a queda do emprego formal provocada pela pandemia.

A “Corre Aqui” conecta profissionais prestadores de serviços a pessoas que precisam deles, a partir da oferta de atividades de construção civil e do lar, como as funções de pedreiro, pintor, gesseiro, bombeiro hidráulico, eletricista, faxineira, lavadeira e passadeira. Já conta com 18 profissionais ativos e diversos clientes assíduos.

O Hackathon Social reuniu 20 alunos da Pós-Unifor e 20 moradores e empreendedores do Bom Jardim. Ao colocar os estudantes em contato direto com a necessidade dos moradores do bairro, a maratona social criativa tinha como proposta incentivar o desenvolvimento de negócios que mudassem a realidade do local. “A experiência foi maravilhosa. Após a vitória, passamos pelo processo de aceleração do nosso projeto”, comenta Ana Karoline, ao destacar que parte do valor da premiação foi investido no negócio que as alunas desenvolveram.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), durante a pandemia de coronavírus, a taxa de desemprego subiu para 13,3%, afetando em torno de 12,8 milhões de pessoas. “Conosco os prestadores possuem frequência de pelo menos dois trabalhos por semana. Estamos sempre em busca de novas oportunidades para os profissionais e qualidade para os clientes. Agência de emprego existem muitas, mas para valorizar o ser humano além do profissional, existe a Corre Aqui”, destaca Ana Karoline.

Pós-graduação é na Unifor

A Pós-Graduação da Unifor, da Fundação Edson Queiroz, possui especialização em diversas áreas de conhecimento, garantindo excelência na formação dos profissionais. Além de preparar os alunos para os desafios do mercado de trabalho, também estimula os estudantes a desenvolverem projetos de impacto social como a startup "Corre Aqui".

Clique e confira a lista de cursos com inscrições abertas.