null Inscrições abertas para a “Missão Columbia - NY” do Mestrado Profissional em Administração

Seg, 24 Julho 2023 18:25

Alunos de Pós-Graduação da Universidade de Fortaleza têm a opção de realizar experiência acadêmica imersiva em instituição de ensino superior estrangeira

O módulo internacional do Mestrado Profissional em Administração é uma parceria com a Universidade de Columbia, em Nova York (Foto: Getty Images)

Criar conexões internacionais durante o período acadêmico é uma opção para ampliar horizontes pessoais e profissionais, desenvolvendo habilidades valiosas para o mercado de trabalho global.

Diante disso, o Mestrado Profissional em Administração (MPA) da Universidade de Fortaleza — instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz — promove um módulo internacional em parceria com a Universidade de Columbia, em Nova York (EUA).

O “Missão Columbia – NY” é voltado para alunos e egressos do MPA e acontecerá de 7 a 11 de agosto deste ano. Seu objetivo é proporcionar uma experiência acadêmica imersiva com aulas ministradas por professores de instituições de ensino superior estrangeiras e visitas em empresas consolidadas no mercado internacional.

Conteúdo programático

O MPA busca promover uma conexão mais aprofundada entre a comunidade acadêmica e a empresarial, com foco na resolução de problemas e desafios concretos encontrados no mundo dos negócios. Durante o módulo, serão aplicadas técnicas de análise de dados e modelos conceituais descritos na literatura atual sobre administração e áreas correlatas.

De acordo com Afonso Carneiro, coordenador do Mestrado Profissional em Administração, as disciplinas se dividem em duas linhas de pesquisa: "Estratégia, Mercado e Desempenho" e "Tecnologia, Inovação e Sociedade", selecionadas a partir dos critérios de atualidade e relevância, assim como:

• Microeconomia da Competitividade
  • Governança Corporativa
  • Tecnologias Digitais Aplicadas aos Negócios
  • Análise do Ambiente Econômico

Do Ceará para o mundo: enriquecimento multicultural na academia

A experiência acadêmica da “Missão Columbia – NY” proporciona um conhecimento mais aprofundado em gestão ao envolver teoria e prática na Universidade de Columbia. Os participantes exploram novos modelos de análise de gestão, de forma a conseguir aplicá-los em casos complexos, tendo a orientação e auxílio de professores estrangeiros.

Além disso, a especialização conta também com visitas a empresas já consolidadas no mercado, permitindo conversas com executivos e empreendedores experientes em diferentes segmentos.

“Tudo isso promove novas ideias, novas competências para analisar a complexidade do ambiente de negócios, conhecimento sobre a cultura internacional de negócios, aprendizado e acesso a novas tecnologias fundamentais para lidar com os atuais desafios da gestão”Afonso Carneiro, coordenador do Mestrado Profissional em Administração da Unifor

Diretor Financeiro e de Controle do Instituto Nordeste Cidadania (Inec), Roque Martins já participou da experiência e ressalta que os estudantes puderam solidificar uma base de habilidades, fortalecendo o portfólio de atuação dos profissionais.

“Participar do MPA foi uma experiência acadêmica enriquecedora em diversos aspectos, pois me proporcionou ampliar conhecimento, networking, impulsionar a carreira e facilitar meu acesso ao experimento de docência, que era um dos meus objetivos quando resolvi fazer o Mestrado”, compartilha o egresso do curso de Ciências Contábeis e do MPA da Unifor.

Além disso, Roque afirma que as expectativas foram atendidas, e até superadas, ao lembrar do que o módulo internacional proporcionou a ele e a seus colegas de turma no intercâmbio: um universo de boas práticas corporativas e de inovação.

“Gostaria de convidar os alunos e egressos do Pós-Unifor a vivenciar essa experiência. Conhecer mais acerca do mundo dos negócios a partir de uma visão internacional pode proporcionar novas ideias, contatos e contribuir para projetos atuais e potenciais.” —  Roque Martins, diretor Financeiro e de Controle do Inec e egresso da Unifor

Sobre o Mestrado Profissional em Administração

O objetivo do Mestrado Profissional em Administração (MPA) é ofertar habilidades necessárias para que o corpo acadêmico possa assumir posições de liderança em organizações ou até mesmo criar novos negócios. A formação ainda dá ênfase ao desenvolvimento de expertises voltadas à competitividade tanto regional quanto internacional.

Durante a formação, é ofertada aos alunos a oportunidade de participar de diferentes atividades didáticas que combinam teoria e prática, visando o desenvolvimento de expertises para lidar com o mercado de trabalho tanto nacional quanto internacional. Entre as atividades, destacam-se: casos de ensino, ensino corporativo, seminários, desafios competitivos e simulações.

Módulo Internacional MPA — “Missão Columbia – NY”
Período: 7 a 11 de agosto de 2023
Investimento: R$ 1.000,00