null Mestrado em Administração de Empresas abre seleção para novas vagas em 2019

Sex, 12 Abril 2019 18:59

Mestrado em Administração de Empresas abre seleção para novas vagas em 2019

Docentes do Programa de Pós-graduação em Administração de Empresas da Unifor (Foto: Ares Soares)

Voltado para pessoas que buscam desenvolver ainda mais a carreira profissional e aperfeiçoar o currículo, as inscrições para o Mestrado Acadêmico do em Administração de Empresas da Unifor estão abertas de 15 de abril a 24 de maio. O Edital Nº 20/2019 apresenta todas as informações e condições para inscrição e processo de seleção.

Com a taxa no valor de R$132,00, as inscrições podem ser feitas na Secretaria do PPGA, no bloco E, sala 13, de segunda a sexta-feira, de 8h às 11h e das 14h às 21h. Também serão aceitas inscrições via Correios (Sedex). “As inscrições podem ser presenciais, mas como temos muitos interessados de outros estados e do interior do Ceará, acrescentamos a opção de inscrição pelos Correios para facilitar o processo desses potenciais candidatos”, afirmou a professora Márcia Duarte, sobre as formas de inscrição.

Ainda segundo a professora, “o curso, com duração de 24 meses, acolhe não apenas pessoas que concluíram o curso de graduação em Administração de Empresas, mas também profissionais de várias áreas como Engenharia, Psicologia, Pedagogia, Enfermagem e que assumiram posições de gestão em suas profissões. A procura para participar do Mestrado também é enorme por pessoas da área da saúde e empresários que querem alavancar o próprio negócio, na medida em que o curso permite uma imersão em temas atuais e uma ampla compreensão das pesquisas nacionais e internacionais sobre esses assuntos”, completa.

Diferenciais do curso

O Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas da Unifor (PPGA) tem como missão contribuir para a evolução da pesquisa científica em administração, promovendo a cultura e a prática estratégica do Estado do Ceará e da Região Nordeste, com foco principal na questão da sustentabilidade. Tem como posicionamento ser um Programa diferenciado em âmbito regional, internacionalizado e que desenvolve pesquisas focadas em temas de relevância global, mas com aplicação local, ligados às áreas de estratégia e sustentabilidade.

De acordo com o professor Afonso Lima, um dos diferenciais do Mestrado Acadêmico da Unifor é a possibilidade de uma experiência internacional, a partir da Dupla Titulação. “A formação de Mestrado, de uma maneira geral, tem sido cada vez mais procurada por executivos e gestores do mundo corporativo, é uma tendência no País. No nosso caso, essa procura se dá pela oportunidade que o aluno tem de estudar por meio de uma parceria que temos com o Instituto de Tecnologia de Deggendorf (Alemanha). E nós, na Unifor, temos de fato um curso que permite o aprofundamento relevante e atual por meio de pesquisas, como por exemplo os desafios às cadeias de suprimento sustentáveis, o processo de tomada de decisão e estratégias empresariais de inserção internacional, fatores que explicam a intenção empreendedora, os efeitos sociais a partir das transformações no meio ambiente, dentre outras”, explica o docente.

Vale salientar também que o curso permite o desenvolvimento de uma noção muito mais abrangente e, ao mesmo tempo, aprofundada sobre os fenômenos empresariais, como a relação governo e grupos de interesse. “A compreensão dos fenômenos sociais que impactam as organizações faz com que o olhar do nosso pesquisador enriqueça e o conhecimento por parte de quem está fazendo mestrado aumente. Não só pela expectativa de uma carreira acadêmica, mas no conhecimento aprofundado na área de gestão”, completa Afonso.

Mais sobre PPGA

Os alunos do PPGA estudam com professores cujos títulos de Doutor (ou Ph.D) foram obtidos em Universidades de reconhecida reputação nas áreas de Administração, Contabilidade e Economia no Brasil e no exterior (EUA, Inglaterra e França); o corpo docente tem acadêmicos publicados em importantes periódicos nacionais e internacionais e participam dos mais importantes congressos nacionais e internacionais da área de Administração. Além disso, o Programa recebe regularmente professores visitantes do Brasil e do exterior.

Ainda segundo o professor Afonso Lima, “hoje presenciamos os desafios de uma gestão global em que as empresas do exterior entram no mercado nacional e as indagações começam a surgir. Quais são os efeitos disso para determinado setor? E para a sociedade? De fato as pessoas têm melhores opções de produtos e serviços? Como reagem as empresas nacionais? Tudo isso e muito mais é colocado em perspectiva ao aluno e extensivamente debatido durante o Mestrado”.

Na Unifor o pesquisador de Mestrado tem a oportunidade de aproveitar um ambiente de pesquisa de alta qualidade. Várias pesquisas são financiadas por agências de fomento internacionais (Newton Fund/British Council), federais e estaduais (CNPq, Capes, Funcap, Fundação Edson Queiroz, Banco do Nordeste, entre outros) e a estrutura física disponível é apropriada para o desenvolvimento de estudos de alto nível.

Seleção para o Mestrado em Administração de Empresas
Edital R. Nº 20/2019
> Ficha de inscrição
Inscrições: 15 de abril a 24 de maio de 2019