null Mestrado Profissional em Ciências da Cidade realiza II Seminário de Pesquisa

Mestrado Profissional em Ciências da Cidade realiza II Seminário de Pesquisa

Evento tem objetivo de divulgar as pesquisas que estão sendo realizadas no Mestrado Profissional em Ciências da Cidade da Unifor (Foto: Ares Soares/Unifor)

O Mestrado Profissional em Ciências da Cidade (MPCC) da Unifor realiza, no próximo dia 1° de agosto, o seu II Seminário de Pesquisa, com início às 8h no Auditório A4 da Universidade.

O seminário tem objetivo de apresentar as pesquisas em andamento nas diversas áreas do conhecimento contempladas pelo Mestrado, bem como promover reflexões que contribuam com o aprimoramento das mesmas.

Além de trabalhos desenvolvidos pelos alunos do Mestrados, haverá, também, apresentação de projetos do Laboratório de Pesquisa e Inovação em Cidades (LAPIN), com os professores Carlos Caminha Neto, Daniel Almeida Chagas, Daniel Valente e Herbert da Rocha.

01/08/2018 - Manhã

• 8h – Projetos desenvolvidos pelo LAPIN
    Carlos Caminha Neto – Possui doutorado em Informática Aplicada pela Universidade de Fortaleza. É professor do curso de Ciência da Computação e coordena o laboratório de pesquisa de Engenharia do Conhecimento.
    Daniel Almeida Chagas – Mestre e Doutorando em Informática Aplicada com ênfase em Interação Humano Computador.
    Daniel Valente – Doutor em Informática Aplicada pela Universidade de Fortaleza. Atualmente é professor do curso de Ciência da Computação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
    Herbert da Rocha – Possui mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande.
  • 9h – Aproveitamento da Água da Chuva com a utilização de pavimentos drenante.
    Mestrando: Gleidson Soares Araújo
  • 9h15 – Geração de energia em praça pública com uso de força motriz
    Mestrando: João Hudson Maciel Capistrano
  • 9h30 – Reutilização da Água da Máquina de Lavar em Projetos Sociais
    Mestrando: Ricardo Leandro Santos Araújo
  • 9h45 – Infraestrutura Verde
    Mestrando: Diego Paim Silveira
  • 10h – Infraestrutura Verde
    Mestrando: Olívia Freitas de Carvalho
  • 10h30 – A Evolução da Ocupação do Espaço Urbano Através da Ação do Mercado Imobiliário que Impacta Negativamente na Paisagem do Entorno dos Edifícios Tombados
    Mestrando: Naiana Madeira Barros Pontes
  • 10h45 – Aplicação da Ferramenta SIG para Identificar e Classificar o Universo de Imóveis Passíveis de Aplicação dos Instrumentos do Estatuto da Cidade com Desenvolvimento de Metodologia de Aplicação e Gestão – Área de Aplicação – Região (Bairros: Ininga, Fátima, Jóquei, Planalto, Horto e São Cristóvão) - Teresina, PI.
    Mestrando: Maryanne Evangelista dos Santos
  • 11h – A Interação da Energia Solar com a Arquitetura
    Mestrando: Natália Nunes Saraiva
  • 11h15 – Coing Urbano
    Mestrando: Gustavo Carvalho de Souza
  • 11h30 – Leis Normas e Estatutos
    Mestrando: Adélia Moraes Amável Rio Lima

01/08/18 – Tarde

• 13h30 – Diretrizes de uma Verticalização de Uso Misto Mais Racional e Vantagens e Desvantagens da Verticalização
    Mestrando: Taís Valente Rios
  • 13h45 – Cidade para pessoas: Estratégias de reincorporação de espaços ociosos
    Mestrando: Layse Maria de Aquino Melo
  • 14h – Arte Urbana como Vetor de Regeneração Urbana de Espaços Degradados
    Mestrando: Andrea Dall´Olio Hiluy
  • 15h15 – Educação Ambiental: Norteando para a Gestão e Gerenciamento dos Resíduos Sólidos em Condomínios Residências de Fortaleza
    Mestrando: Jalsey Pereira de Nazareno
  • 15h30 – Uso dos Parâmetros Urbanísticos na Gestão e Estruturação do Espaço Urbano e Seus Impactos no Município de Fortaleza até 2016
    Mestrando: Luana Silva Marques Quinderé
  • 16h – Diretrizes para a Preservação Permanente de Áreas Vegetadas em Processos de Urbanização, com Aplicação na Cidade de Sobral, CE.
    Mestrando: Tayene Oliveira Parente
  • 16h15 – Análise do Gerenciamento dos Resíduos Sólidos no Município de Fortaleza à Luz da Lei n° 12.305/10.
    Mestrando: Clarissa Marinho Alencar
  • 16h30 – Análise de Edifícios para Preservação e Revitalização do Conjunto Edificado do Centro da Cidade de Fortaleza, CE.
    Mestrando: Fernando Natale Rossi Mota
  • 16h45 – Plano Estratégico de Requalificação dos Espaços Públicos do Centro
    Mestrando: Felipe Saraiva Leão Vitoriano

II Seminário de Pesquisa do Mestrado Profissional em Ciências da Cidade
Data: 1 de agosto de 2018
Horário: 8h às 12h e 13h30 às 17h30
Local: Auditório A4 (Bloco A)

* Informamos que a lista de frequência para emissão de certificado fica disponível até uma hora após o inicio do evento, sem registro de frequência o participante não terá seu certificado emitido.