null Pós-graduação em Administração de Empresas qualifica profissionais com foco em sustentabilidade

Qui, 2 Dezembro 2021 15:52

Pós-graduação em Administração de Empresas qualifica profissionais com foco em sustentabilidade

Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas da Unifor prepara profissionais para desenvolvimento de pesquisas e soluções estratégicas.


Modelos de negócios com foco em sustentabilidade ainda são desafios para empresas. (Foto: Getty Images)
Modelos de negócios com foco em sustentabilidade ainda são desafios para empresas. (Foto: Getty Images)

Promover impacto social é um dos principais focos do Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas (PPGA) da Universidade de Fortaleza (Unifor), instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz. Segundo a coordenadora Marina Figueiredo, significa elaborar conhecimento científico aplicável para resolver questões desafiadoras na sociedade. 

“Nossas pesquisas estão conectadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas), e buscamos fazer a intermediação entre esses objetivos mais amplos e as ações que possibilitam sua realização”, diz.

O Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas da Unifor tem como missão contribuir para a evolução da pesquisa científica, da cultura estratégica e organizacional e das práticas da ciência administrativa nas organizações do estado do Ceará e da região Nordeste, com foco principal na questão da sustentabilidade.

“Temos um cenário empresarial bastante inovador. Algumas indústrias que hoje chegam ao Ceará, como o HUB de Hidrogênio Verde, no Porto do Pecém, demandam pessoas altamente qualificadas, com uma visão de gestão estratégica e sustentável”, pontua a coordenadora do PPGA.

A sustentabilidade tem sido pauta constante nos noticiários e eventos mundiais para conscientizar e promover mudanças globais. E o surgimento de programas inovadores em estratégias sustentáveis, de acordo com Marina Figueiredo, exige ainda mais profissionais que atendam essas demandas com qualidade e excelência. 

“Precisamos de pessoas capazes de lidar com a complexidade desse cenário, de compreender as possibilidades de desenvolvimento que virão daí. Nossa formação nos cursos de Mestrado e Doutorado focam, exatamente, em desenvolver competências científicas para a aplicação prática, para o desenvolvimento social e econômico do nosso Estado”, afirma. 

Estratégias organizacionais

Em um mundo cada vez mais digital e com uma sociedade mais consciente, as agendas de sustentabilidade e inovação viraram questão de sobrevivência para as empresas. Essas demandas têm exigido estratégias corporativas e gestores conscientes de suas responsabilidades no desenvolvimento sustentável das sociedades como um todo.

Segundo a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad), as empresas familiares incluem 60% da força de trabalho mundial e geram mais de 70% do PIB global. Dotar esses negócios tendo a sustentabilidade como modelo é um desafio.

A doutora em Administração de Empresas, Camilla Cruz, defende que o pesquisador em Administração de Empresas deve ter o compromisso de desenvolver pesquisas que gerem impactos e solucione desafios na sociedade, para que de fato a sua pesquisa faça sentido. “A inserção do conhecimento científico no dia-a-dia das empresas é, na minha visão, o principal paradigma das organizações”, fala. 

Head da Gestão de Conhecimento, Camilla é egressa do Doutorado em Administração de Empresas da Unifor. Recentemente, ela apresentou sua tese sobre o método de Balanceamento de Empresas Familiares (Balanced Family Business - BFB) no Congresso de Administração da Europa, o European Management Academy (EURAM).

O Método BFB considera as empresas familiares um sistema. É a utilização de um pensamento sistêmico que proporciona considerar as partes e o todo na coordenação, elaboração das estratégias de empresas, governos e instituições para a permanência desses sistemas na sociedade.

“Como meu propósito de vida, tenho a missão de auxiliar as empresas familiares por meio do desenvolvimento de pesquisas que gerem impacto mudando a sua estatística, que apenas 5% sobrevivem à terceira geração. Com isso, tenho a missão de promover soluções científicas que perpetuem esse tipo de organização”, afirma.

Pesquisa e desenvolvimento profissional

Para Camilla Cruz, o mestrado e o doutorado proporcionaram-lhe o desenvolvimento de habilidades de pesquisa, escrita e comunicação científica, “características essenciais” para sua área de atuação. “A pós-graduação Stricto Sensou possibilitou ampliar meus horizontes de carreira e de vida, pois me proporcionou desenvolver o conhecimento científico e com a expertise dos professores aliar à prática corporativa. Além do networking entre os alunos”, destaca. 

“O profissional que busca o Mestrado e o Doutorado é aquele que quer estar preparado para lidar com essa complexidade e ser um agente para a compreensão desses cenários complexos. Porque é isso o que a ciência faz. Na ciência, compreendemos a realidade complexa a partir da análise, da síntese e da teorização. Oferecemos as teorias e os conceitos para que as outras pessoas entendam essa realidade de maneira mais simples. Então, esse trabalho de lidar com a complexidade e tornar a realidade acessível é um esforço para quem tem competências científica”, conclui Marina Figueiredo. 

Inscrições abertas

O Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas da Universidade de Fortaleza está com inscrições abertas para as turmas de Mestrado 2022.  Ao todo, são ofertadas 21 vagas. 

As linhas de pesquisa são: Estratégia e Competitividade; Organização e Sociedade; e Operações e Mercados. As inscrições vão até 28 de janeiro de 2022 e podem ser feitas pelo formulário online e envio da documentação para o e-mail secretariapgss@unifor.br.

Serviço

Seleção para o Mestrado em Administração de Empresas
Edital R. Nº 05/2022
Inscrições: 10 a 28 de janeiro de 2022
Formulário online: https://forms.gle/VV6oUJR1XrgToGMw6
Mais informações: ppga@unifor.br