null Pós em Mobilidade Urbana recebeu professora portuguesa Rosário Macário

Ter, 12 Fevereiro 2019 15:01

Pós em Mobilidade Urbana recebeu professora portuguesa Rosário Macário

Professora de Transportes no Instituto Superior Técnico, Rosário Macário participou ativamente na elaboração de uma Política Nacional de Mobilidade Urbana Sustentável no Brasil (Foto: Reprodução/Católica Lisbon)

A Pós-graduação da Universidade de Fortaleza recebeu, entre os dias 4 e 10 de fevereiro, este mês a professora Rosário Macário, que foi consultora na Secretaria de Mobilidade do Ministério das Cidades em vários estados brasileiros desde 2004. A professora Rosário ministrou o módulo de Gestão da Mobilidade Urbana, no curso de Especialização em Mobilidade Urbana da Unifor.

Segundo a coordenadora do curso, a professora Fernanda Rocha, a presença de Rosário na Pós “se trata de oportunizar aos estudantes o contato com questões de mobilidade em diferentes realidades e contextos, pensando os problemas da realidade local, além de propor soluções que sejam adequadas a nossa realidade, considerando aspectos técnicos, econômicos e sócio-cultural”.

Doutora em Sistemas de Transportes, Rosário explica que a mobilidade urbana está passando por inovações, pois “estamos vivendo momentos em que a tecnologia está acelerando muito e entrando em todos os mercados”. Para ela, este fato, associado a sistemas inteligentes estão trazendo novas soluções para mobilidade, mudando de forma quase radical nosso raciocínio de planejamento e a relação entre serviços e os usuários.

A professora portuguesa acrescenta que essas facilidades trazidas pela tecnologia resultam como “uma plataforma a mais”, que reúnem informações de todos os modos de transportes e serviços existentes, facilitando a atuação dos serviços e a interação com o usuário. “Os benefícios são muitos: o indivíduo pode comprar seu o bilhete da plataforma, ele tem a facilidade ao acesso de informações que mostrem como chegar do ponto A ao ponto B, além de reservar sua viagem e receber prêmios ou incentivos por utilizar estes serviços”.

Sobre o módulo Gestão da Mobilidade Urbana

O curso é dividido entre as palestras da professora Rosário e a resolução de problemas, por parte dos alunos, sobre mobilidade urbana. Suas palestras serviram para esclarecer, aos estudantes da área, maneiras de enxergar a cidade como um sistema com vários subsistemas. A doutora cita o exemplo do período em que foi consultora na Secretaria de Mobilidade do Ministério das Cidades, “tínhamos a subdivisão entre as Secretarias, eram elas: a de Mobilidade Urbana, Saneamento e Urbanismo. Essas subdivisões me ajudaram a refletir a mobilidade como um sistema”, afirma Rosário.

A professora da Unifor e mestre em  Engenharia de Transportes, Camila Bandeira, fala que a principal contribuição da professora Rosário para os alunos é no campo do ensino do planejamento estratégico e da organização de como a cidade tem que se posicionar enquanto organismo vivo, para que o profissional possa atuar de maneira eficaz.

Por fim, a professora de Portugal contextualiza e exemplifica as diretrizes desses sistemas de planejamento em que você tem três níveis de intervenção: o nível estratégico, assegurado pelo governo; o nível de planejamento, ou seja, o que vamos fazer para satisfazer o objetivo estratégico e o operacional, que põe em prática o que foi definido pelos outros dois. “Você tem uma política de diminuir os carros, mas ao mesmo tempo, você permite a construção de parques de estacionamentos na cidade com preços baratos, ou seja, qual o sinal que você está dando à população permitindo construção desses parques a um preço barato? No nível de planejamento, você diz que o indivíduo pode trazer o carro, já no nível estratégico, você diz que não quer carro”, pois a proposta de se estudar a mobilidade urbana é que devemos pensar a união desses três níveis para gerar um resultado positivo à cidade.

Sobre a professora

Professora Associada do Instituto Superior Técnico (IST) e da Faculty of Applied Economics da Universidade da Antuérpia, na Bélgica; pesquisadora em Transportes; Vice-Presidente do Institute for Civil Engineering Research and Innovation for Sustainability (CERIS); Coordenadora do CESUR - Center for Urban and Regional Systems. Consultora em Transportes, Inovação e Sistemas desde os anos 2000, é membro do Executive Board of Directors, do Centro para Excelência em Pesquisa “BRT- ALC Bus Rapid Transit – Across Latitudes and Cultures". No Brasil, foi consultora na Secretaria de Mobilidade do Ministério das Cidades, em parceria com a Profa. Mestra Camila Bandeira, também professora da Pós em Mobilidade da Unifor, em vários estados brasileiros desde 2004. É ainda Editora Chefe do Elsevier journal “Case studies for Transport Policy”.