angle-left Pós-Unifor inaugura Escola de Artes & Design

Seg, 26 Agosto 2019 11:36

Pós-Unifor inaugura Escola de Artes & Design

A nova Escola iniciará suas atividades neste sábado, com curso conduzido pelo escritor angolano/português Gonçalo M. Tavares


Candice Graziani, coordenadora da Escola de Artes & Design. Foto: Raquel Galiza.
Candice Graziani, coordenadora da Escola de Artes & Design. Foto: Raquel Galiza.

Com o objetivo de aproximar o universo científico e artístico, a Vice-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade de Fortaleza, lançou, este mês, o Projeto Ciência e Arte e a Escola de Artes & Design. O Projeto Ciência & Arte está vinculado aos cursos de Mestrado e Doutorado (stricto sensu) e a Escola operará cursos de curta duração (educação continuada) e Pós-Graduação lato sensu.

Num primeiro momento, estão abertas matrículas para cursos de especializações em cinco áreas: Performance & Mercado em Teatro Musical, Criação Publicitária, Fotografia & Análise da Imagem, Escrita & Criação e Tipografia & Design Editorial.

A Escola iniciará as atividades com o curso de curta duração em Escrita & Imaginação, que acontecerá neste sábado, dia 24 de agosto, conduzido pelo escritor angolano/português Gonçalo M. Tavares, vencedor, dentre outros, do Prêmio José Saramago.

Segundo a professora Candice Graziani, coordenadora da Escola de Artes & Design, “o objetivo da Escola é conectar pessoas sensíveis e criativas para transformar o mundo. A experiência com arte possibilita o exercício da imaginação e o pensamento disruptivo, flexível, sensível e empático, fundamentais à criação, à reinvenção e à inovação”.

Para compor o corpo docente foi realizada seleção criteriosa de professores, artistas e designers com reconhecimento nacional e internacional, que garantirão uma formação de alto nível e o networking fundamental para negócios e projetos nas áreas de abrangência da Escola.

Outro destaque é a possibilidade de formação em diferentes níveis e áreas das artes (artes visuais, literatura, cinema, música, dança, teatro, fotografia etc) e do design (moda, interiores, gráfico, produto, jóias etc).

Com uma proposta metodológica que trabalha a experiência como vetor de aprendizagem, a Escola permite o alcance de um público extremamente heterogêneo e de várias idades. Em alguns cursos de curta duração/aperfeiçoamento será possível o acesso de pessoas sem formação em nível de graduação, como crianças (cursos especiais para este público), alunos de ensino médio e artistas autodidatas.

Mais Informações: (85) 3477.3174 ou Escola de Artes & Design.

Entrevista: Candice Graziani

“A experiência com arte possibilita o exercício da imaginação e o pensamento disruptivo”

Como surgiu a ideia de criação da Escola de Artes e Design?

A Escola de Artes & Design nasceu paralelamente ao Projeto Ciência e Arte, como um desejo da Vice-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação de aproximar os universos científico e artístico nos cursos de pós-graduação, stricto e lato sensu. Em consonância com a filosofia/metodologia “líderes que transformam”, esta semana reconhecida pela ONU, o Projeto Ciência e Arte e a Escola de Artes & Design acreditam no potencial das artes na promoção da transformação social. A experiência com arte possibilita o exercício da imaginação e o pensamento disruptivo, flexível, sensível e empático, fundamentais à criação, à reinvenção e à inovação.

Quais os seus principais objetivos e diferenciais?

A Escola de Artes & Design tem como objetivo conectar pessoas sensíveis e criativas para transformar o mundo. Em alinhamento com a missão e os valores institucionais da Unifor, a Escola propõe materializar o compromisso com o desenvolvimento científico e cultural, valorizando a arte como ferramenta para a transformação social, econômica e tecnológica. Alguns diferenciais são a proposta metodológica, que trabalha como a experiência como vetor da aprendizagem; a conexão entre os alunos dos diversos cursos para realização de trabalhos conjuntos, valorizando as múltiplas inteligências e sensibilidades; a flexibilidade curricular, que permitirá ao aluno trilhar caminhos individuais em seus processos de formação, e a ambiência num campus com potencial infinito para a experimentação da arte e da estética.

Qual o corpo docente?

O corpo docente será composto por uma seleção criteriosa de professores, artistas e designers com reconhecimento nacional e internacional, promovendo a um só tempo uma formação de alto nível e o networking fundamental para negócios e projetos nas áreas de abrangência da Escola.

A Escola está composta por cursos de pós-graduação lato sensu (especializações) e cursos de curta duração/aperfeiçoamentos. Ofertaremos um portfólio suficientemente abrangente para formação em diferentes níveis e nas mais diversas áreas das artes (artes visuais, literatura, cinema, música, dança, teatro, fotografia etc) e do design (moda, interiores, gráfico, produto, jóias etc).

Qual o público-alvo da Escola? Quais os pré-requisitos para a matrícula?

A Escola, da maneira como foi concebida, permite o alcance de um público extremamente heterogêneo, desde crianças até pessoas na “melhor idade”. Em breve, lançaremos portifólio de cursos de curta duração/aperfeiçoamento, possibilitando o acesso inclusive de pessoas sem formação em nível de graduação, como crianças (cursos especiais para este público), alunos do ensino médio e artistas autodidatas. Cada curso, a depender de sua proposta específica, contará com requisitos próprios para a matrícula, que podem variar entre a simples apresentação da documentação requerida até processos de seleção compostos alternativa ou cumulativamente por análise curricular, entrevistas e audições.

Quando ela entrará em funcionamento?

A Escola iniciará as atividades em sala com o curso de curta duração em Escrita & Imaginação, que acontecerá no próximo dia 24 de agosto, conduzido pelo escritor angolano/português Gonçalo M. Tavares, vencedor, dentre outros, do Prêmio José Saramago. No final de setembro, iniciaremos as atividades do curso de especialização em Escrita & Criação, coordenado pela escritora Socorro Acioli, e em outubro as atividades dos demais cursos de especialização lançados nesse primeiro grupo (Criação Publicitária, Fotografia e Análise da Imagem, Performance e Mercado em Teatro Musical e Tipografia e Design Editorial, coordenados, respectivamente, por Cláudio Sena, Jari Vieira, André Gress e Tarcísio Bezerra. No decorrer do semestre, lançaremos portfólio de cursos de curta duração, bem como novos cursos de especialização, com início previsto para fevereiro de 2020.

Inicialmente, a Escola abrirá inscrições para cinco cursos, abrangendo áreas como teatro, publicidade, design, literatura e fotografia. Por que essas áreas foram as escolhidas?

Temos expressiva carência regional de formação em nível de pós-graduação em algumas dessas áreas. A Escola pretendeu trabalhar essa demanda reprimida num primeiro momento. Há muitas outras possibilidades de formação para a Escola e estamos considerando e projetando todas elas. Em breve, teremos mais novidades.

News Navigation Portlet está temporariamente indisponível.