null Pós-Unifor: Inscreva-se na Especialização em Projeto e Gestão de Resíduos Sólidos

Qui, 6 Outubro 2022 17:36

O curso é um dos poucos no cenário nacional que habilita para projetos de unidades de triagem, reciclagem, tratamento de resíduos e gestão pública no âmbito municipal

Gestão de resíduos sólidos é tema recorrente nas organizações de todo o mundo (Foto: Getty Images)

O Programa de Pós-Graduação da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, está com inscrições abertas para a Especialização em Projeto e Gestão de Resíduos Sólidos. O curso surge em meio a um movimento de mudanças no contexto do saneamento básico no Brasil, impulsionado pela lei nº 14.026, que, na prática, possibilita aos municípios dar maior eficiência à prestação do serviço de coleta de lixo, limpeza pública e manejo dos resíduos sólidos. Para graduados em Engenharia, Administração e áreas afins, a especialização é uma oportunidade de ampliar as possibilidades de atuação.

Suellen Galvão, coordenadora do curso, sinaliza que há poucos profissionais com know-how suficiente para atuar nesse mercado. Segundo ela, as Parcerias Público-Privadas (PPPs) e os consórcios públicos são arranjos organizacionais desse tipo de serviço cada vez mais demandados. “O processo de estabelecimento de qualquer um desses modelos, requer uma equipe multidisciplinar com expertise e conhecimento aprofundado dos detalhes envolvidos nos âmbitos legais e técnicos sobre a gestão de resíduos sólidos urbanos”, afirma.

• A especialização é dividida em dois eixos:

1. Projetos de unidades físicas: aborda as demandas concernentes à operação em si da gestão de resíduos sólidos;
2. Gestão e regulação: traz os aspectos legais, os arranjos jurídicos e administrativos que permeiam as relações públicas e privadas.

Nesse sentido, o curso visa abordar o planejamento e controle sistemático da não geração, geração, redução, segregação, armazenamentos, coleta e destinação de resíduos, atendendo a legislação aplicável, normas técnicas, exigências de órgãos ambientais e boas práticas por meio das melhores ferramentas de gestão. Como objetivos específicos, destacam-se:

• Promover conhecimento para a avaliação de viabilidade técnica e econômica referentes aos resíduos sólidos;
  • Propiciar o entendimento sistêmico dos aspectos relacionados aos resíduos sólidos;
  • Fornecer subsídios técnicos para projetar e gerenciar atividades referentes aos resíduos sólidos.

Para realizar a matrícula e garantir uma das 15 vagas ofertadas, os candidatos devem apresentar cópia do diploma de Ensino Superior, histórico e documento de identificação.

Vantagens da Pós-Unifor

O corpo docente do curso é reconhecido nacionalmente como referências técnicas no saber e na aplicação prática relativa aos resíduos. Além disso, há uma Missão/Imersão em Resíduos Sólidos prevista para janeiro de 2023 que visitará equipamentos técnicos de referência no setor nas cidades de Recife (PE) e João Pessoa (PB). Confira mais benefícios:

• Ex-alunos que concluíram seus cursos de Graduação e Pós-Graduação na Unifor têm 20% de desconto nas mensalidades;
  • Funcionários de empresas parceiras têm até 20% de desconto;
  • Para pagamento à vista, será concedido 10% de desconto no valor total do curso;
  • Haverá condições especiais para grupos de cinco alunos de uma mesma empresa. Consulte mais informações.

Especialização em Projeto e Gestão de Resíduos Sólidos
Período: outubro/2022 a abril/2024