null Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Unifor contribui para a inovação na promoção da saúde

Seg, 4 Outubro 2021 17:47

Em 2021, mestrado e doutorado na área oferecem 41 vagas

A formação capacita profissionais a trabalhar de forma transdisciplinar e interdisciplinar (Foto: Getty Images)

Se a saúde sempre foi prioritária para os cientistas e para a comunidade em geral, com a pandemia de Covid-19, esse tema se tornou ainda mais central. Um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)  é exatamente saúde e bem-estar (ODS3), cujo intuito é “assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades”. Para atuar nessa área, é necessário que cada vez mais pessoas estejam capacitadas a trabalhar de forma transdisciplinar e interdisciplinar e a colaborar na formação de novos profissionais.

O Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade de Fortaleza vem cumprindo esse papel ao desenvolver as habilidades de quem pretende exercer pesquisa e docência no ensino superior na área de Saúde e aprimorar a atuação profissional nos vários contextos. Egressos do mestrado e doutorado da área têm atuado para contribuir na realização de ações que atendam aos desafios da saúde global.  Saiba como se inscrever no mestrado e no doutorado em Saúde Coletiva.

A professora Mirna Frota, coordenadora do Programa, destaca a importância da formação de profissionais para atuar na promoção da saúde e nas pesquisas relacionadas ao tema. “A promoção da saúde apresenta planos de produção da saúde, tendo a influência direta dos determinantes sociais na saúde. Sendo assim, a promoção da saúde tem muito a dizer sobre o enfrentamento da pandemia, pois anunciou várias estratégias visando garantir a saúde, superar desigualdades, incentivar o trabalho em rede, sobretudo a solidariedade mundial. É inconcebível fazermos a travessia dessa pandemia sem o investimento em pesquisas na área da saúde coletiva”, destacou a professora, que tem pós-doutorado em Saúde Coletiva.

Formação que faz a diferença

A trajetória de egressos do Programa demonstra os diferenciais que a formação stricto sensu pode trazer para a carreira e para os serviços prestados à sociedade. Para o médico Leonardo Maia, mestre e doutorando em Saúde Coletiva pela Unifor, a formação representou novas oportunidades. “Fazer pós-graduação na UNIFOR além de proporcionar progressão na minha carreira profissional elevou meus conhecimentos científicos e ampliou meu network”, disse Leonardo. O médico que cursou graduação em Medicina na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e residência em Endocrinologia e Metabologia pelo Hospital das Clínicas da UFPE (HC-UFPE) é professor do curso de Medicina da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

A egressa do Programa, Vanessa Silveira, explica que a formação contribuiu para que se destacasse na pesquisa e alcançasse novas conquistas na carreira (Foto: acervo pessoal)

A nutricionista Vanessa Silveira também ressalta a importância da formação no mestrado em Saúde Coletiva para a própria trajetória profissional. “Com a entrada no Mestrado em Saúde Coletiva da Unifor, aprimorei ainda mais meu conhecimento e a minha rede de apoio. Foi a partir da Unifor que consegui meu primeiro emprego no hospital e, por me destacar na área da pesquisa, ingressei também na área acadêmica, como coordenadora de cursos de graduação  e professora universitária”, explica Vanessa. A nutricionista tornou-se empresária há três anos e atua como CEO de uma clínica de emagrecimento e bem-estar nos Estados Unidos.

Estude na melhor

No Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) da Unifor, são formados docentes e pesquisadores na área da Saúde Coletiva, capazes de articular pesquisa, ensino e extensão de forma interdisciplinar e transdisciplinar com vistas ao desenvolvimento científico e tecnológico. O Programa valoriza o potencial científico, filosófico, cultural e ético, e desenvolve a liderança dos alunos para atuação nos diferentes contextos da saúde.

O Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva tem como objetivos desenvolver estratégias de ensino e pesquisa visando à inovação e a tecnologia e elaborar trabalhos científicos a fim de publicação nos diferentes meios de comunicação. Ao mesmo tempo, visa intervir nos ambientes sociais e políticos com atividades que favoreçam a saúde e o bem-estar da população, e também desenvolver pesquisa com a utilização das abordagens epidemiológicas, sociais e antropológicas.

Serviço:

Seleção para a Pós-Graduação em Saúde Coletiva
Edital R. Nº 11/2021
Requerimento de inscrição do Mestrado
Requerimento de inscrição do Doutorado
Modelo do projeto de pesquisa
Inscrições: até 5 de novembro de 2021
Pelo e-mail secretariapgss@unifor.br