null Unifor prorroga inscrições para o Mestrado Profissional em Direito e Gestão de Conflitos

Qua, 8 Março 2023 10:32

Os candidatos têm até o dia 31 de março para realizar inscrição

Curso aponta para a natureza multidisciplinar dos conflitos, apresentando ao profissional do Direito habilidades técnicas e humanas para gerenciá-los (Foto: Getty Images)

A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, prorrogou as inscrições para o Mestrado Profissional em Direito e Gestão de Conflitos. Os candidatos têm até o dia 31 de março de 2023 para realizar a inscrição exclusivamente pelo e-mail: mpdireito@unifor.br, por meio de formulário on-line. Ao todo, 27 vagas são ofertadas.

Com foco no desenvolvimento de competências profissionais, o curso apresenta como eixos a gestão de conflitos, a criatividade, a liderança e a habilidade de construir soluções inovadoras para problemas complexos no campo do Direito e áreas afins.

“As habilidades que se formam são inúmeras, como o desenvolvimento da escuta ativa; a capacidade de leitura da linguagem corporal; o aprimoramento das técnicas de autocomposição; a visão de respeito; e necessidade de mergulho na história de quem passa pelo conflito”, observa Thiago Nobre Rosas, estudante do Mestrado Profissional em Direito e Gestão de Conflitos.

Para o coordenador do curso e docente da Unifor, Gustavo Raposo Pereira Feitosa, o mestrado oferece uma experiência transformadora, capaz de produzir em cada um o desejo de construir práticas que impactem não apenas no campo profissional, mas também na realidade à volta do aluno e em sua vida.

O professor Gustavo Raposo Pereira Feitosa é o coordenador do Mestrado Profissional em Direito e Gestão de Conflitos da Pós-Unifor (Foto: Ares Soares)

Experiência internacional

Achernar Sena de Souza, egressa do mestrado Profissional em Direito e Gestão de Conflitos, destaca a existência de técnicas e ferramentas mais adequadas para a gestão de demandas nas áreas do Direito, a exemplo da negociação, mediação, conciliação e arbitragem. Segundo ela, essas ferramentas viabilizam não somente a resolução do litígio em análise, como também a restauração de relações humanas e a pacificação social.

“Pude ampliar horizontes, adquirir novas técnicas e, com isso, ter uma formação mais eclética, atualizada e completa para cumprir com os desafios diários junto aos meus clientes”, declara a profissional.

O curso também oferece módulos internacionais com instituições estrangeiras dos Estados Unidos e Europa. Participante do módulo ofertado nos Estados Unidos, em agosto de 2022, Achernar conta que teve aulas na Universidade de Columbia e visitou grandes escritórios privados de mediação/negociação, além das principais cortes que integram o sistema de justiça de Nova York.

“Ouvir e trocar experiências com advogados, mediadores, juízes e servidores que compõem o sistema de justiça norte-americano nos mostrou caminhos possíveis para desenvolver e aprimorar a nossa atuação profissional [...] É uma oportunidade realmente única, que faz toda diferença ao longo da nossa carreira”, avalia a advogada.

Networking

Estudantes e egressos do mestrado vêm construindo uma comunidade profissional que abre portas, impulsiona carreiras e expande possibilidades profissionais. “Firmou-se como um hub de inovação e liderança”, ressalta Raposo.

O conjunto de discentes é um dos pontos mais fortes do mestrado, segundo Rosas, que cita a mesclagem de carreiras como oportunidade para trocar experiências pessoais e acadêmicas. “O Mestrado profissional em Direito e Gestão de Conflitos é uma incubadora de habilidades, uma escola de ferramentas, de repertório, que no fim gera homens e mulheres com capacidade criativa, postura e iniciativa para formatar a paz no meio em que vivem”, afirma o profissional.

Para atender os profissionais que buscam pelo mestrado, o curso ocorre em módulos concentrados ou em horários especiais compatíveis com horários de trabalho exigentes. O coordenador assegura que o modelo viabiliza, inclusive, a participação de residentes de outros estados. “Já tivemos alunos de dez estados brasileiros”, enfatiza. A previsão para início das aulas é maio de 2023.

As informações completas de como se candidatar a uma vaga podem ser consultadas no edital do processo seletivo. O modelo de projeto também pode ser encontrado no site: www.unifor.br/mpdireito (aba seleção).

Seleção para Mestrado Profissional em Direito e Gestão de Conflitos
Período: até 31 de março de 2023