angle-left Unifor realiza Seminário Franco-Brasileiro sobre paciente, segurança e ética

Unifor realiza Seminário Franco-Brasileiro sobre paciente, segurança e ética

O evento será realizado em parceira com a Universidade de Rouen (França), nos dias 6 e 7 de maio


Karla Rolim, coordenadora do Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem (Foto: Ares Soares)
Karla Rolim, coordenadora do Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem (Foto: Ares Soares)

Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem, em parceria com a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Unifor, promove dias 6 e 7 de maio o Seminário Franco-Brasileiro: Percurso do Paciente, Segurança e Ética. 

O objetivo da programação é compartilhar o conhecimento entre as realidades europeia e brasileira no cenário da saúde. O seminário terá como foco a trajetória do paciente do início ao final de seu tratamento transoperatório, observando os cuidados e a ética envolvidos no acompanhamento feito pelo profissional durante esse percurso.

O evento é público, voltado para estudantes e profissionais da saúde, contando com a participação  do presidente do Conselho Federal de Enfermagem Manoel Carlos Néri da Silva, que abrirá o evento. Haverá palestras ministradas pelas professoras francesas convidadas, assim como mesas redondas com profissionais dos grandes hospitais cearenses.

As inscrições gratuitas estão disponíveis no final da página.

No dia seguinte ao seminário, 8 de maio, será feita a defesa aberta dos mestrados de alunos cujo o tema de suas dissertações sejam o cuidado com o paciente, segurança e ética.

A realização é possível graças ao convênio entre a Universidade de Fortaleza e a Universidade de Rouen, na França, que envolve os programas de Pós-graduação em Saúde Coletiva e o Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem, permitindo que os alunos brasileiros possam realizar o módulo de Mestrado internacional na França. Durante 10 dias, os alunos são recebidos pela universidade francesa para usufruir da experiência de 40 horas de formação teórica e prática.

Programação

6 de maio - Auditório da Blibioteca
  • 9h –09h30 - Coquetel
  • 9h30 – 10h30 - Abertura - Coral Unifor
  • 10h30 - 12h - Conferência
    Ética e segurança do paciente - Dr. Manoel Carlos Néri da Silva
    História da abordagem segura em torno do paciente - Profa. Dra. Christine Caltero
  • 12h10 - 14h - Almoço
  • 14h30 - 16h - Conferência
    A iniciativa de segurança - Profª Drª Laurence Moriaux e Profª Drª Nicole Gundermann
  • 16h - 17h - Conferência
    O erro / Gerenciamento de falhas - notificação de eventos adversos /O conceito de controle /Trabalho de conhecimento da equipe e o respeito pela responsabilidade compartilhada outro - Profª Drª Nádia Cherchem
  • 17h - 18h - Conferência
    Ética e humanização em saúde - Prof. Dr. Rosendo Freitas de Amorim
7 de maio - Bloco B- Sala B28
  • 9h - 9h15 - Coffee Break
  • 9h15 - 9h45 - Conferência
    A cirurgia ambulatorial - Profa. Dra. Christine Caltero
  • 9h45 - 10h15 - Conferência
    Formação em gestão de riscos - Profa. Dra. Laurence Moriaux & Profa. Dra. Nicole Gundermann
  • 10h15 - 11h30 - Discussões
  • 12h - 13h30 - Almoço
  • 14h - 16h30 - Mesa-Redonda – Tecnologia, Segurança e Ética no Cuidado de Enfermagem ao Paciente no Transoperatório
    Tecnologia e ética na captação e cuidado de múltiplos orgãos (30min) - Profª Drª Rita Mônica Borges Studart
    Complexidade tecnológica e cuidado ético no transoperatório de transplante hepático (30 min) - Drª Fernanda Pereira Melo
    Máquina de perfusão pulsátil: tecnologia e cuidado ético com o órgão a ser transplantado (30 min) - Dr. Deives Mirkai
    Tecnologias e inovação nos serviços de saúde: ênfase na complexidade do cuidado (30 min) - Drª Lisiane Furtado Paiva
    Assistência de Enfermagem ao paciente cirúrgico em sua fase pré-operatória: transoperatório seguro (30 min) - Dr. José Emannuel Pinheiro Galvão
  • 16h30 - 18h - Conferência
    Principais temas em estudos de casos de pacientes operados - Profª Drª Christine Caltero
  • 18h30 - Encerramento

Currículo dos Palestrantes

DR. MANOEL CARLOS NÉRI DA SILVA: Enfermeiro Obstetra pela Universidade Federal de Rondônia. Especialista em Educação Ambiental e Desenvolvimento pela Faculdade São Lucas. Presidente do Conselho Federal de Enfermagem.

PROFª DRª CHRISTINE CALTERO: Diretora do Instituto de Formação dos Cuidados em Enfermagem do Centro Hospitalar Universitário de Rouen (CHU-ROUEN). Diretora do Espaço Regional de Formação dos Profissionais de Saúde – Normandia, Universidade de Rouen.

PROFª DRª NÁDIA CHERCHEM: Professora do Espaço Regional de Formação dos Profissionais de Saúde – Normandia, da Universidade de Rouen. Coordenadora de Mobilidade Internacional do Programa Erasmus+INFI + Centro Hospitalar Universitário de Rouen (CHU-ROUEN). Membro do Comitê de Ética de Apoio à Decisão Médica do Centro Hospitalar Universitário de Rouen (CHU-Rouen).

PROFª DRª LAURENCE MORIAUX: Professora do Espaço Regional de Formação dos Profissionais de Saúde – Normandia. Centro Hospitalar Universitário de Rouen (CHU-Rouen). Universidade de Rouen.

PROFª DRª NICOLE GUNDERMANN: Professora do Espaço Regional de Formação dos Profissionais de Saúde – Normandia. Centro Hospitalar Universitário de Rouen (CHU-Rouen). Universidade de Rouen.

PROFª DRª RITA MÔNICA BORGES STUDART: PhD em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará. Professora do Curso de Enfermagem e do Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem, da Universidade de Fortaleza. Enfermeira Nefrologista e Especialista em Bloco Cirúrgico. Perfusionista de captação de múltiplos órgãos. Enfermeira Assistencial da Unidade Pós-Operatória de Alta Especialidade em Transplantes do Hospital Geral de Fortaleza (HGF).

DRª FERNANDA PEREIRA MELO: Enfermeira Especialista em Bloco Cirúrgico. Coordenadora do Centro Cirúrgico de Alta Especialidade do Hospital Geral de Fortaleza (HGF). Membro da Equipe de Implante de Fígado, Rins e Pâncreas do Hospital Geral de Fortaleza (HGF).

DR. DEIVES MIRKAI: Enfermeiro Nefrologista. Especialista em Transplante. Perfusionista de captação de múltiplos órgãos. Enfermeiro Assistencial da Unidade Pós-Operatória de Alta Especialidade em Transplantes do Hospital Geral de Fortaleza (HGF).

DRª LISIANE FURTADO PAIVA: Enfermeira. Especialista em Urgência e Emergência e Mestre em Transplantes pela Universidade Estadual do Ceará. Coordenadora do Banco de Olhos do Ceará (BOC). Enfermeira da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT).

JOSÉ EMANNUELL PINHEIRO GALVÃO: Enfermeiro especialista em Centro Cirúrgico, Recuperação Pós-Anestésica e Centro de Material e Esterilização pelo Hospital Israelita Albert Einstein. Especialista em Qualidade e Segurança do Paciente pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Sírio Libanês. Enfermeiro assistencial da Unidade Cirúrgica do Hospital Rio Grande. Coordenador do Centro Cirúrgico da Unimed Natal. Mestrando do Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem, da Universidade de Fortaleza (MPTIE/UNIFOR).

DR. ROSENDO FREITAS DE AMORIM: Filósofo especialista em Lógica Dialética. Mestrado e Doutorado em Sociologia. Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade de Fortaleza (PPGSC/Unifor). Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de Fortaleza (Unifor). Assessor técnico da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc).

Serviço

 

Seminário Franco-Brasileiro: Percurso do Paciente, Segurança e Ética
Data: 6 e 7 de maio de 2019
Horário: das 9h às 18h
Local: Auditório da Biblioteca (segunda-feira) e Bloco B - Sala B28 (terça-feira)
Mais informações: (85) 3477.3166