Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem

Enfermeira visualiza tablet

Esse curso é para quem quer…

… se capacitar para o exercício profissional da prática avançada no sistema de saúde no desenvolvimento de ações de Enfermagem inovadoras e transformadoras nos diversos cenários do cuidar.

com o objetivo de…

… desenvolver, avaliar e divulgar tecnologias inovadoras de forma a atender às necessidades do cuidado de enfermagem com vistas ao desenvolvimento local, regional e nacional, assim como desenvolver estudos baseados em evidências por meio da utilização do método científico para transformação da prática profissional, como também contribuir para a melhoria da integração entre a universidade e os serviços de saúde nos diferentes níveis de atenção.

Duração
24 meses

Carga Horária
7801 horas

Vagas
18

Informações para contato

Coordenação: Karla Carneiro Rolim, Doutora

  • E-mail de contato: mpe@unifor.br
  • Fone de contato: (85) 3477.3223/3166
  • Endereço de contato: Bloco E

Diferenciais

O Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem (MPTIE) da Unifor nasceu da necessidade de formação e qualificação de enfermeiros assistenciais e das próprias demandas da universidade e do mercado do Norte e Nordeste, área carente dessa formação. Entre os seus propósitos mais amplos, está o de atenuar as desigualdades identificadas na região Nordeste em comparação com as regiões mais desenvolvidas do país.

No MPTIE, você contribui para a criação de um corpo de conhecimentos comuns à equipe de Enfermagem, centrado no conhecimento do processo de inovação e desenvolvimento de tecnologias interventivas direcionadas às áreas da saúde da criança, do adolescente, do adulto e do idoso.

Na Unifor, você tem a oportunidade de colaborar com o desenvolvimento da prática transformadora em Enfermagem, em nível local e regional, de modo a aperfeiçoar a qualidade dos profissionais e dos serviços, com reflexo em todos os processos de trabalho em saúde. Isso por meio do subsídio à realização de pesquisas aplicadas aos diversos campos de práticas e a possibilidade de incorporação do conhecimento gerado.

Aqui, você é preparado para ser um profissional voltado à área assistencial de instituições de saúde. Entre os objetivos da formação, está o de capacitar enfermeiros para o exercício profissional da prática avançada no sistema de saúde no desenvolvimento de ações de Enfermagem inovadoras e transformadoras nos diversos cenários do cuidar.

Da mesma forma, você será capaz de desenvolver, avaliar e divulgar tecnologias inovadoras que atendam às necessidades do cuidado de enfermagem com vistas ao desenvolvimento local, regional e nacional, e ainda realizar estudos baseados em evidências com utilização do método científico para transformação da prática profissional. Nesse sentido, o MPTIE contribui para a melhoria da integração entre a universidade e os serviços de saúde nos diferentes níveis de atenção a saúde e qualifica recursos humanos críticos e reflexivos para a gestão do cuidado em saúde e Enfermagem nos diversos níveis em sistemas de saúde e organizações públicas e privadas.

Aqui, você se capacita a como profissional capaz de gerar produtos e tecnologias que impactem nas instituições de saúde pública e privada, de preparar profissionais para o desenvolvimento do cuidado de enfermagem no sistema de saúde local, regional e nacional. Ainda terá competência para desenvolver pesquisas e tecnologias baseadas em evidências de maneira a contribuir para a transformação da prática hospitalar e atenção primária. Como egresso do MPTIE, você terá visão ampliada para prestar assistência de forma inovadora, transformadora e resolutiva. A composição dessas características culminará na formação de um profissional adequado para atuar em qualquer ambiente de saúde.

No Brasil, o Mestrado Profissional está consolidado há mais de 10 anos é regulado pela Capes por meio da Portaria Normativa nº7, publicada no Diário Oficial da União (23/06/2009) e define o Mestrado Profissional como modalidade de formação graduada Stricto Sensu. Nesta mesma portaria, o título de mestre obtido nos cursos de Mestrado Profissional, recomendados e avaliados pela Capes e credenciados pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), tem validade nacional e concede ao seu detentor os mesmos direitos concedidos aos portadores de titulação nos cursos de mestrado acadêmico.

O diferencial do Mestrado Profissional em relação ao mestrado acadêmico é que ele visa à intervenção para resolução de problemas identificados exclusivamente na prática profissional assistencial. Assim, busca capacitar profissionais para o exercício da prática profissional avançada e transformadora de procedimentos.

O Mestrado Acadêmico se baseia em contribuições teóricas para a solução de problemas organizacionais. Prepara o aluno para se tornar um pesquisador em nível superior, geralmente seguindo sua carreira com o Doutorado.                        

O Mestrado Profissional permite o aprofundamento da formação científica e profissional aliada à ampliação da experiência prática dos alunos, voltado à capacitação e aos conhecimentos aplicados, tecnologias e resultados científicos, com vistas à solução de problemas no ambiente de atuação profissional. Confere idênticos grau e prerrogativas, inclusive para o exercício da docência, e prepara o aluno para se tornar um pesquisador de nível superior, geralmente seguindo sua carreira com o Doutorado.

No MPTI, portanto, você será um profissional voltado à área assistencial de instituições de saúde, com os propósitos de fornecer subsídios para uma visão mais ampla acerca da realidade da saúde pública e privada que envolve as instituições de saúde, no âmbito nacional e internacional. Na mesma linha, vai oportunizar reflexão acerca da produção de projetos inovadores, e socialmente relevantes, como também estimular o desenvolvimento da produção científica e da inovação tecnológica, nos campos assistencial e gerencial direcionado à Enfermagem. Por fim, será qualificado para aplicar o conhecimento embasado no rigor metodológico e nos fundamentos científicos.

O MPTIE Unifor se diferencia dos demais cursos na área por uma série de razões. a primeira delas é a utilização de metodologias inovadoras. O curso tem também foco na formação do aluno enquanto tomador de decisões e líder, na utilização experiências do aluno em sala de aula e adoção periódicos científicos de referência. Além disso, conta com foco prático com rigor teórico e metodológico, um modelo de dissertação diferenciado (projeto de intervenção) e módulo internacional.

Outras características do Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem são o forte alinhamento com instituições de saúde, utilização de metodologias de ensino adequadas à moderna educação em saúde e networking com professores, pesquisadores e profissionais de saúde. Ademais o curso conta com reconhecimento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e viés internacional.

O Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem da Unifor também conta com parcerias internacionais como o Ministère d’Affaires Sociales et de la Santé de France; Instituts et Écoles de Formation en Soins Infirmiers (IFSI) do CHU de Rouen; Centre Hospitalier Universitaire de Rouen – CHU; Hôpitaux de Rouen, France. Considerado um dos melhores complexos hospitalares da Europa. O convênio executa a mobilidade internacional de alunos e professores de ambas as instituições, a fim de realizar intercâmbio de estudos e pesquisas em saúde.

No âmbito dessa parceria, será desenvolvido um módulo internacional sobre especialidades da Enfermagem na França, a ser ministrado na Escola de Enfermagem, seminários e uma visita técnica ao Centro Hospitalar Universitário, em Rouen, França.

O Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem (MPTIE) tem parceria com a renomada Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP). A ESEP identifica-se como uma instituição pública não integrada de ensino superior com elementos distintivos no plano nacional e internacional ao nível da excelência da formação de enfermeiros e da criação, transmissão e difusão da cultura, do saber e da ciência e tecnologia, através da articulação do estudo, do ensino e da investigação.


No âmbito dessa parceria, são desenvolvidos cursos e seminários internacionais sobre especialidades da Enfermagem em Portugal, a ser ministrado na Escola de Enfermagem, como também visitas técnicas.

Área de concentração: Tecnologia do Cuidar em Enfermagem

Tecnologias do Cuidar em Enfermagem

Envolve os estudos sobre o cuidado em enfermagem nos diferentes níveis de atenção, abrangendo a elaboração, utilização e avaliação de tecnologias na pesquisa e no cuidado de enfermagem, com ênfase em temáticas relevantes para nossa sociedade, direcionadas à criança, ao adolescente, ao adulto e ao idoso.

Tecnologias na Complexidade do Cuidado de Enfermagem

Desenvolvimento de estudos e tecnologias para o cuidado clínico-cirúrgico no âmbito hospitalar. Prática baseada em evidências. Sistematização da assistência de enfermagem. Classificação de risco. Produção, utilização e avaliação de tecnologias no cuidado de enfermagem.


Tecnologias para o Cuidado de Enfermagem na Atenção Primária

Desenvolvimento de estudos e tecnologias no âmbito da atenção primária. Estratégia Saúde da Família. Clínica ampliada. Prática baseada em evidências. Promoção da saúde. Educação em saúde. Aplicação e avaliação do processo de enfermagem nos diversos cenários de prática. Redes sociais em saúde. Produção, utilização e avaliação das tecnologias na atenção primária.

 

Docente: Isabela Melo Bonfim
Zélia Maria de Sousa Araújo Santos    
CH: 30
Créditos:  2
Linhas de Pesquisa: Tecnologias na Complexidade do Cuidado de Enfermagem e Tecnologias para o Cuidado de Enfermagem na Atenção Primária    
Optativa

Docente: José Eurico Vasconcelos Filho
Francisco Carlos de Mattos Brito Oliveira
CH: 45
Créditos: 3
Linhas de Pesquisa: Tecnologias na Complexidade do Cuidado de Enfermagem  e Tecnologias para o Cuidado de Enfermagem na Atenção Primária    
Obrigatória

Docente: Karla Maria Carneiro Rolim
Mirna Albuquerque Frota    
CH: 30
Créditos: 2
Linhas de Pesquisa: Tecnologias na Complexidade do Cuidado de Enfermagem  e Tecnologias para o Cuidado de Enfermagem na Atenção Primária    
Optativa

Docente: Mirian Calíope Dantas Pinheiro
Léa Maria Moura Barroso Diógenes
CH: 45
Créditos: 3
Linhas de Pesquisa: Tecnologias para o Cuidado de Enfermagem na Atenção Primária    
Obrigatória

Docente: Rita Mônica Borges Studart
Islene Victor Barbosa
CH: 45
Créditos: 3
Linhas de Pesquisa: Tecnologias na Complexidade do Cuidado de Enfermagem    
Obrigatória

Docente: Todos os professores orientadores
CH: 30
Créditos: 2
Linhas de Pesquisa: Tecnologias na Complexidade do Cuidado de Enfermagem  e Tecnologias para o Cuidado de Enfermagem na Atenção Primária    
Optativa

Docente: Karla Maria Carneiro Rolim
Mirna Albuquerque Frota
CH: 45
Créditos: 3
Linhas de Pesquisa: Tecnologias na Complexidade do Cuidado de Enfermagem  e Tecnologias para o Cuidado de Enfermagem na Atenção Primária    
Optativa

Docente: Raimunda Magalhães da Silva
Zélia Maria de Sousa Araújo Santos
CH: 30
Créditos: 2
Linhas de Pesquisa: Tecnologias na Complexidade do Cuidado de Enfermagem  e Tecnologias para o Cuidado de Enfermagem na Atenção Primária    
Optativa

Docente: José Eurico Vasconcelos Filho
Francisco Carlos de Mattos Brito Oliveira
CH: 30
Créditos: 2
Linhas de Pesquisa: Tecnologias na Complexidade do Cuidado de Enfermagem  e Tecnologias para o Cuidado de Enfermagem na Atenção Primária    
Optativa

Docente: Héber José de Moura
Zélia Maria de Sousa Araújo Santos
CH: 30
Créditos: 2
Linhas de Pesquisa: Tecnologias na Complexidade do Cuidado de Enfermagem  e Tecnologias para o Cuidado de Enfermagem na Atenção Primária    
Optativa

Docente: Mirian Calíope Dantas Pinheiro
Maria Moura Barroso Diógenes    
CH: 45
Créditos: 3
Linhas de Pesquisa: Tecnologias para o Cuidado de Enfermagem na Atenção Primária    
Obrigatória

Docente: Karla Maria Carneiro Rolim
Rafael Leite Sampaio
Rita Neuma Cavalcante Dantas de Abreu
CH: 45
Créditos: 3
Linhas de Pesquisa: Tecnologias na Complexidade do Cuidado de Enfermagem    
Obrigatória

Docente: Aline Rodrigues Feitoza
Maria Eliana Peixoto Bessa    
CH: 30
Créditos: 2
Linhas de Pesquisa: Tecnologias na Complexidade do Cuidado de Enfermagem  e Tecnologias para o Cuidado de Enfermagem na Atenção Primária    
Optativa

Docente: Fernanda Jorge Magalhães
Rita Neuma Cavalcante Dantas de Abreu    
CH: 30
Créditos: 2
Linhas de Pesquisa: Tecnologias na Complexidade do Cuidado de Enfermagem  e Tecnologias para o Cuidado de Enfermagem na Atenção Primária    
Optativa

Docente: Raimunda Magalhães da Silva
Rita Mônica Borges Studart    
CH: 30
Créditos: 2
Linhas de Pesquisa: Tecnologias na Complexidade do Cuidado de Enfermagem  e Tecnologias para o Cuidado de Enfermagem na Atenção Primária    
Optativa

Docente: Islene Victor Barbosa
Isabela Melo Bonfim
CH: 30
Créditos: 2
Linhas de Pesquisa: Tecnologias na Complexidade do Cuidado de Enfermagem  e Tecnologias para o Cuidado de Enfermagem na Atenção Primária    
Optativa

Docente: Isabela Melo Bonfim
Léa Maria Moura Barroso 
CH: 30
Créditos: 2
Linhas de Pesquisa: Tecnologias na Complexidade do Cuidado de Enfermagem  e Tecnologias para o Cuidado de Enfermagem na Atenção Primária    
Optativa

Docente: Karla Maria Carneiro Rolim
Mirna Albuquerque Frota 
CH: 30
Créditos: 2
Linhas de Pesquisa: Tecnologias na Complexidade do Cuidado de Enfermagem  e Tecnologias para o Cuidado de Enfermagem na Atenção Primária    
Optativa

Docente: Todos os professores orientadores    
CH: 45
Créditos: 3
Linhas de Pesquisa: Tecnologias na Complexidade do Cuidado de Enfermagem  e Tecnologias para o Cuidado de Enfermagem na Atenção Primária    
Optativa

Docente: Todos os professores orientadores    
CH: 45
Créditos: 3
Linhas de Pesquisa: Tecnologias na Complexidade do Cuidado de Enfermagem  e Tecnologias para o Cuidado de Enfermagem na Atenção Primária    
Optativa

Currículo Lattes

Linha de pesquisa: Tecnologias na Complexidade do Cuidado de Enfermagem

Currículo Lattes

Linha de pesquisa: Tecnologias para o Cuidado de Enfermagem na Atenção Primária

Currículo Lattes

Linha de pesquisa: Tecnologias na Complexidade do Cuidado de Enfermagem

Currículo Lattes

Linha de pesquisa: Tecnologias na Complexidade do Cuidado de Enfermagem

Currículo Lattes

Linha de pesquisa: Tecnologias para o Cuidado de Enfermagem na Atenção Primária

Currículo Lattes

Linha de pesquisa: Tecnologias para o Cuidado de Enfermagem na Atenção Primária

Currículo Lattes

Linha de pesquisa: Tecnologias para o Cuidado de Enfermagem na Atenção Primária

Currículo Lattes

Linha de pesquisa: Tecnologias para o Cuidado de Enfermagem na Atenção Primária

Currículo Lattes

Linha de pesquisa: Tecnologias na Complexidade do Cuidado de Enfermagem

Currículo Lattes

Linha de pesquisa: Tecnologias para o Cuidado de Enfermagem na Atenção Primária

Currículo Lattes

Linha de pesquisa: Tecnologias na Complexidade do Cuidado de Enfermagem

Currículo Lattes

Linha de pesquisa: Tecnologias para o Cuidado de Enfermagem na Atenção Primária

Dissertações Defendidas

 

O investimento no Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem é composto por 30 parcelas fixas de R$ 1.453,00.

 

*Valores relativos a 2017. Aumento zero nas mensalidades em 2018!

 

Seleção para o Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem

Próximas turmas

Caro aluno(a), 

Se você tem interesse no  Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagemfaça aqui sua pré-inscrição

Informamos que, ao lançarmos o edital para o processo seletivo,  enviaremos as informações para os pré-inscritos por e-mail.

Caso tenha alguma dúvida, entre em contato pelos telefones (85) 3477-3166/ (85) 3477-3223 ou nos envie um e-mail no endereço mpe@unifor.br.

Até logo!

Seleção 2018

Foi lançada a seleção para o Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem da Unifor para o semestre 2018.2. O Edital R. Nº 31/2018 estabelece todas as condições de inscrição, documentação necessária, seleção, número de vagas e calendário para admissão e matrícula.

> CONFIRA A LISTA DOS CLASSIFICADOS E CLASSIFICÁVEIS
> CONFIRA AQUI OS DIAS E HORÁRIOS DAS ENTREVISTAS

Ao todo, são 20 vagas distribuídas em duas linhas de pesquisa: Tecnologias na Complexidade do Cuidado de Enfermagem e Tecnologias para o Cuidado de Enfermagem na Atenção Primária.

O processo seletivo contemplará três etapas. Os candidatos serão submetidos à análise do projeto de pesquisa, entrevista, entre 25 e 28 de junho, e análise do currículo.

Os resultados serão divulgados a partir de 2 de julho e a matrícula será realizada entre os dias 9 e 13 do mesmo mês. O início das aulas está previsto para 2 de agosto de 2018.

Serviço

Seleção para o Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem
Edital R. Nº 31/2018
> Ficha de inscrição
> Modelo do projeto de pesquisa
Inscrições: 10 de maio a 20 de junho de 2018
Local: Divisão de Pós-Graduação Stricto Sensu (Bloco E)
Horário: 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira
Mais informações: (85) 3477.3223 ou mpe@unifor.br

 

 

Atendimento via chat
Atendimento via chat