Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem

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Esse curso é para quem quer…

… se capacitar para o exercício profissional da prática avançada no sistema de saúde no desenvolvimento de ações de Enfermagem inovadoras e transformadoras nos diversos cenários do cuidar.

com o objetivo de…

… desenvolver, avaliar e divulgar tecnologias inovadoras de forma a atender às necessidades do cuidado de enfermagem com vistas ao desenvolvimento local, regional e nacional, assim como desenvolver estudos baseados em evidências por meio da utilização do método científico para transformação da prática profissional, como também contribuir para a melhoria da integração entre a universidade e os serviços de saúde nos diferentes níveis de atenção.

Duração
24 meses

Informações para contato

Coordenação: Karla Carneiro Rolim, Doutora

  • E-mail de contato: mpe@unifor.br
  • Fone de contato: (85) 3477.3166
  • Endereço de contato: Bloco E
Encontro Internacional de Cuidados em Enfermagem

Encontro Internacional de Cuidados em Enfermagem

O Encontro Internacional de Cuidados em Enfermagem conta com a participação de pesquisadores, profissionais de Enfermagem e de áreas afins do Brasil, Portugal, Espanha, França e Estados Unidos, com o propósito de apresentar, discutir e aproximar os fenômenos “tecnologia e cuidado” centrados na pessoa, diante dos diversos níveis de complexidade em saúde.

Saiba mais

Diferenciais

O MPTIE tem como objetivos formar Mestres em Tecnologia da Inovação em Saúde e Enfermagem, no âmbito da saúde pública e privada, para o exercício de atividades científicas, políticas, técnicas e pedagógicas. Capacitando-os para exercer liderança e o desenvolver ações nos diversos contextos de saúde e fases do ciclo vital.

Contribuir para o ensino, a pesquisa, nos aspectos sociais, políticos e éticos visando à qualidade da assistência ao indivíduo, família e comunidade.

Qualificar recursos humanos para docência, pesquisa e assistência de Saúde e Enfermagem em cursos de graduação e pós-graduação lato sensu, tornando-os hábeis para o exercício de sua prática.

O MPTIE oferece Disciplinas como Construção e Desenvolvimento de Projetos de Inovação e Saúde, Tecnologias de Informação e Comunicação em Serviços de Saúde e Desenvolvimento e Inovação de Produtos na Área de Saúde que oportunizam a concepção e desenvolvimento de produtos tecnológicos em forma de softwares, aplicativos, portais e outras ferramentas em parceria com o Núcleo de Aplicação de Tecnologia de Informação (NATI) e cursos como Engenharia de Produção e Ciência da Computação e Engenharia da Computação que tem possibilitado aos estudantes desenvolver dissertações e teses com inovações tecnológicas.

O programa também oferece Disciplinas como Tecnologias Inovadoras para as Práticas de Enfermagem, Avaliação de Tecnologia para o Cuidado em Enfermagem e Saúde, Tecnologias de Atenção à Saúde do Homem no Contexto da Atenção Primária, Tecnologias Inovadoras para o Ensino da Enfermagem que são desenvolvedoras de tecnologias leves, leve-duras e duras que culminam com a elaboração de produtos tecnológicos na área da Enfermagem que incentivam os alunos a incrementar o avanço de tecnologias que qualifiquem a assistência à saúde.

O Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem (MPTIE) da Unifor nasceu da necessidade de formação e qualificação de enfermeiros assistenciais e das próprias demandas da universidade e do mercado do Norte e Nordeste, área carente dessa formação. Entre os seus propósitos mais amplos, está o de atenuar as desigualdades identificadas na região Nordeste em comparação com as regiões mais desenvolvidas do país.

No MPTIE, você contribui para a criação de um corpo de conhecimentos comuns à equipe de Enfermagem, centrado no conhecimento do processo de inovação e desenvolvimento de tecnologias interventivas direcionadas às áreas da saúde da criança, do adolescente, do adulto e do idoso.

Na Unifor, você tem a oportunidade de colaborar com o desenvolvimento da prática transformadora em Enfermagem, em nível local e regional, de modo a aperfeiçoar a qualidade dos profissionais e dos serviços, com reflexo em todos os processos de trabalho em saúde. Isso por meio do subsídio à realização de pesquisas aplicadas aos diversos campos de práticas e a possibilidade de incorporação do conhecimento gerado.

Aqui, você é preparado para ser um profissional voltado à área assistencial de instituições de saúde. Entre os objetivos da formação, está o de capacitar enfermeiros para o exercício profissional da prática avançada no sistema de saúde no desenvolvimento de ações de Enfermagem inovadoras e transformadoras nos diversos cenários do cuidar.

Da mesma forma, você será capaz de desenvolver, avaliar e divulgar tecnologias inovadoras que atendam às necessidades do cuidado de enfermagem com vistas ao desenvolvimento local, regional e nacional, e ainda realizar estudos baseados em evidências com utilização do método científico para transformação da prática profissional. Nesse sentido, o MPTIE contribui para a melhoria da integração entre a universidade e os serviços de saúde nos diferentes níveis de atenção a saúde e qualifica recursos humanos críticos e reflexivos para a gestão do cuidado em saúde e Enfermagem nos diversos níveis em sistemas de saúde e organizações públicas e privadas.

Aqui, você se capacita a como profissional capaz de gerar produtos e tecnologias que impactem nas instituições de saúde pública e privada, de preparar profissionais para o desenvolvimento do cuidado de enfermagem no sistema de saúde local, regional e nacional. Ainda terá competência para desenvolver pesquisas e tecnologias baseadas em evidências de maneira a contribuir para a transformação da prática hospitalar e atenção primária. Como egresso do MPTIE, você terá visão ampliada para prestar assistência de forma inovadora, transformadora e resolutiva. A composição dessas características culminará na formação de um profissional adequado para atuar em qualquer ambiente de saúde.

No Brasil, o Mestrado Profissional está consolidado há mais de 10 anos é regulado pela Capes por meio da Portaria Normativa nº7, publicada no Diário Oficial da União (23/06/2009) e define o Mestrado Profissional como modalidade de formação graduada Stricto Sensu. Nesta mesma portaria, o título de mestre obtido nos cursos de Mestrado Profissional, recomendados e avaliados pela Capes e credenciados pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), tem validade nacional e concede ao seu detentor os mesmos direitos concedidos aos portadores de titulação nos cursos de mestrado acadêmico.

O diferencial do Mestrado Profissional em relação ao mestrado acadêmico é que ele visa à intervenção para resolução de problemas identificados exclusivamente na prática profissional assistencial. Assim, busca capacitar profissionais para o exercício da prática profissional avançada e transformadora de procedimentos.

O Mestrado Acadêmico se baseia em contribuições teóricas para a solução de problemas organizacionais. Prepara o aluno para se tornar um pesquisador em nível superior, geralmente seguindo sua carreira com o Doutorado.

O Mestrado Profissional permite o aprofundamento da formação científica e profissional aliada à ampliação da experiência prática dos alunos, voltado à capacitação e aos conhecimentos aplicados, tecnologias e resultados científicos, com vistas à solução de problemas no ambiente de atuação profissional. Confere idênticos grau e prerrogativas, inclusive para o exercício da docência, e prepara o aluno para se tornar um pesquisador de nível superior, geralmente seguindo sua carreira com o Doutorado.

No MPTI, portanto, você será um profissional voltado à área assistencial de instituições de saúde, com os propósitos de fornecer subsídios para uma visão mais ampla acerca da realidade da saúde pública e privada que envolve as instituições de saúde, no âmbito nacional e internacional. Na mesma linha, vai oportunizar reflexão acerca da produção de projetos inovadores, e socialmente relevantes, como também estimular o desenvolvimento da produção científica e da inovação tecnológica, nos campos assistencial e gerencial direcionado à Enfermagem. Por fim, será qualificado para aplicar o conhecimento embasado no rigor metodológico e nos fundamentos científicos.

O MPTIE Unifor se diferencia dos demais cursos na área por uma série de razões. a primeira delas é a utilização de metodologias inovadoras. O curso tem também foco na formação do aluno enquanto tomador de decisões e líder, na utilização experiências do aluno em sala de aula e adoção periódicos científicos de referência. Além disso, conta com foco prático com rigor teórico e metodológico, um modelo de dissertação diferenciado (projeto de intervenção) e módulo internacional.

Outras características do Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem são o forte alinhamento com instituições de saúde, utilização de metodologias de ensino adequadas à moderna educação em saúde e networking com professores, pesquisadores e profissionais de saúde. Ademais o curso conta com reconhecimento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e viés internacional.

O Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem da Unifor também conta com parcerias internacionais como o Ministère d’Affaires Sociales et de la Santé de France; Instituts et Écoles de Formation en Soins Infirmiers (IFSI) do CHU de Rouen; Centre Hospitalier Universitaire de Rouen – CHU; Hôpitaux de Rouen, France. Considerado um dos melhores complexos hospitalares da Europa. O convênio executa a mobilidade internacional de alunos e professores de ambas as instituições, a fim de realizar intercâmbio de estudos e pesquisas em saúde.

No âmbito dessa parceria, será desenvolvido um módulo internacional sobre especialidades da Enfermagem na França, a ser ministrado na Escola de Enfermagem, seminários e uma visita técnica ao Centro Hospitalar Universitário, em Rouen, França.

O Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem (MPTIE) tem parceria com a renomada Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP). A ESEP identifica-se como uma instituição pública não integrada de ensino superior com elementos distintivos no plano nacional e internacional ao nível da excelência da formação de enfermeiros e da criação.

O Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem (MPTIE), também tem parceria com a Universidad de Castilla de la Mancha – Campus de Toledo e de Talavera de la Reina, Facultat de Enfermeria, Espanha. A Universidade de Castilla la Mancha (UCLM) que em seus trinta anos de existência, facilitou o acesso dos jovens ao ensino superior, promovendo a vida das cidades onde se localizam os seus campus: Ciudad Real - assinatura de seu Reitorado - Albacete, Cuenca e Toledo. Atualmente os seus ensinamentos também se estendem às localidades Almadén (Ciudad Real) e Talavera de la Reina (Toledo).

Ambas as Instituições primam pela transmissão e difusão da cultura, do saber e da ciência e tecnologia, através da articulação do estudo, do ensino e da investigação.

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO, LINHAS DE PESQUISA E DISCIPLINAS

De acordo com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES), órgão vinculado ao Ministério da Educação, um programa de pós-graduação stricto sensu possui os seguintes elementos:

  • Área de Concentração – expressa a vocação inicial ou histórica do programa. Ela deve indicar, de maneira clara, a área de conhecimento à qual pertence o programa, os contornos gerais de sua especialidade na produção do conhecimento e na formação esperada.
     
  • Linha de Pesquisa – um domínio ou núcleo temático da atividade de pesquisa do programa; indica o desenvolvimento sistemático de trabalhos com objetos ou metodologias comuns.
     
  • Projeto – uma atividade de pesquisa, desenvolvimento ou extensão realizada sobre tema ou objeto específico, com objetivos, metodologia e duração definidos, e desenvolvida individualmente por um pesquisador ou, conjuntamente, por uma equipe de pesquisadores.

 

Tecnologias do Cuidar em Enfermagem

Envolve os estudos sobre o cuidado em enfermagem nos diferentes níveis de atenção, abrangendo a elaboração, utilização e avaliação de tecnologias na pesquisa e no cuidado de enfermagem, com ênfase em temáticas relevantes para nossa sociedade, direcionadas à criança, ao adolescente, ao adulto e ao idoso.

Tecnologias na Complexidade do Cuidado de Enfermagem

Desenvolvimento de estudos e tecnologias para o cuidado clínico-cirúrgico no âmbito hospitalar. Prática baseada em evidências. Sistematização da assistência de enfermagem. Classificação de risco. Produção, utilização e avaliação de tecnologias no cuidado de enfermagem.

Tecnologias para o Cuidado de Enfermagem na Atenção Primária

Desenvolvimento de estudos e tecnologias no âmbito da atenção primária. Estratégia Saúde da Família. Clínica ampliada. Prática baseada em evidências. Promoção da saúde. Educação em saúde. Aplicação e avaliação do processo de enfermagem nos diversos cenários de prática. Redes sociais em saúde. Produção, utilização e avaliação das tecnologias na atenção primária.

PRODUÇÕES TÉCNICAS/TECNOLÓGICAS DO MPTIE

Produtos

Desenvolvimento de produto técnico ou tecnológico, passível ou não de proteção, podendo gerar ativos de propriedade intelectual.

Atividades de formação

Atividades de educação relacionadas a diferentes níveis de formação profissional, com público-alvo interno ou externo à instituição de origem.

Divulgação da Produção

Atividades relacionadas à divulgação da produção.

Serviços técnicos

Serviços realizados junto à sociedade/instituições, órgãos governamentais, agências de fomento, vinculados à assistência, extensão e produção do conhecimento.

Docentes: Isabela Melo Bonfim - Léa Maria Moura Barroso Diógenes
Ementa: Conceitos fundamentais da integralidade e sua aplicação no cuidado de enfermagem. Análise crítica das ações do cuidado integral na promoção da saúde, prevenção e tratamento dos agravos, e reabilitação de pessoas, famílias e comunidades. Utilização da tecnologia de enfermagem na atenção à saúde sob a perspectiva da integralidade.
CH: 30
Créditos:  2
Linhas de Pesquisa: Tecnologias na Complexidade do Cuidado de Enfermagem e Tecnologias
para o Cuidado de Enfermagem na Atenção Primária
Optativa

Docente: José Eurico de Vasconcelos Filho
Ementa: Tecnologia mHealth. Temas específicos e relacionados com as inovações e avanços científicos e tecnológicos na área de tecnologias aplicadas a Enfermagem e Saúde. Práticas relacionadas a projetos de aplicação de ferramentas e técnicas voltadas ao desenvolvimento e inovação de produtos, gestão de tecnologias e tendências tecnológicas.
CH: 45
Créditos:  3
Linhas de Pesquisa: Tecnologias na Complexidade do Cuidado de Enfermagem e Tecnologias
para o Cuidado de Enfermagem na Atenção Primária
Obrigatória

Docente: Ângelo Roncalli Alves da Silva
Ementa: Proporcionar conhecimento das ferramentas utilizadas no desenvolvimento e inovação de produtos na área de saúde.
CH: 30
Créditos: 2
Linhas de Pesquisa: Tecnologias na Complexidade do Cuidado de Enfermagem e Tecnologias para o Cuidado de Enfermagem na Atenção Primária
Optativa

Docentes: Karla Maria Carneiro Rolim – Mirna Albuquerque Frota
Ementa: Conhecimento científico e as diferentes abordagens de pesquisa. Pressupostos teóricos da abordagem quantitativa. Pressupostos teóricos da abordagem qualitativa. Características dos estudos científicos segundo a abordagem teórico-metodológica utilizada.
CH: 30
Créditos: 2
Linhas de Pesquisa: Tecnologias na Complexidade do Cuidado de Enfermagem e Tecnologias
para o Cuidado de Enfermagem na Atenção Primária
Optativa

Docentes: Danielle Teixeira Queiroz - Léa Maria Moura Barroso Diógenes
Ementa: Conceitos e princípios da atenção básica. Planejamento das ações de intervenção em nível individual e coletivo. Vigilância epidemiológica. Vulnerabilidade e situações de risco. Acidentes e violência. Cuidados de enfermagem a criança, adolescente, adultos e idoso.
CH: 45
Créditos: 3
Linhas de Pesquisa: Tecnologias para o Cuidado de Enfermagem na Atenção Primária    
Obrigatória

Docentes: Rita Mônica Borges Studart – Islene Victor Barbosa
Ementa: Tecnologia e inovação do conhecimento. Ampliação de ações para a prática do cuidar. Aprofundamento teórico de temas específicos de interesse e/ou emergentes sobre o cuidado à saúde nas diferentes etapas do ciclo vital.
CH: 45
Créditos: 3
Linhas de Pesquisa: Tecnologias na Complexidade do Cuidado de Enfermagem    
Obrigatória

Docentes: Karla Maria Carneiro Rolim – Mirna Albuquerque Frota
Ementa: Princípios científicos da prática de Enfermagem no Brasil e na França. Tecnologias e inovação do conhecimento. Ampliação de ações para a prática do cuidar. Elementos essenciais para integração das ações de promoção, prevenção, tratamento e reabilitação em saúde e Enfermagem internacional. Temas específicos e relacionados com as inovações e avanços científicos e tecnológicos internacionais na área de tecnologias aplicadas a Enfermagem e Saúde.
CH: 45
Créditos: 3
Linhas de Pesquisa: Tecnologias na Complexidade do Cuidado de Enfermagem e Tecnologias para o Cuidado de Enfermagem na Atenção Primária
Optativa

Docentes: Raimunda Magalhães da Silva - Aline Rodrigues Feitoza
Ementa: Construção de artigos científicos na área da Enfermagem, tecnologias e correlatas, discutindo, refletindo e analisando aspectos referentes à qualidade científica – consistência, coerência, originalidade, adequação da linguagem, normas técnicas, aspectos ético legais, apresentação, etc.
CH: 30
Créditos: 2
Linhas de Pesquisa: Tecnologias na Complexidade do Cuidado de Enfermagem e Tecnologias para o Cuidado de Enfermagem na Atenção Primária
Optativa

Docentes: Danielle Teixeira Queiroz - Léa Maria Moura Barroso Diógenes
Ementa: Princípios Científicos da Prática de Enfermagem. Vivências Práticas na Atenção Básica.
CH: 45
Créditos: 3
Linhas de Pesquisa: Tecnologias para o Cuidado de Enfermagem na Atenção Primária    
Obrigatória

Docentes: Luis Rafael Leite Sampaio - Rita Neuma Dantas Cavalcante de Abreu
Ementa: Princípios científicos da prática de enfermagem. Vivências práticas na área hospitalar.
CH: 45
Créditos: 3
Linhas de Pesquisa: Tecnologias na Complexidade do Cuidado de Enfermagem    
Obrigatória

Docentes: Aline Rodrigues Feitoza - Islene Victor Barbosa
Ementa: Fundamentação teórico metodológica das novas tecnologias em Enfermagem e Saúde, intervenções consolidadas, desenho de intervenções educativas e inovações informativas.
CH: 30
Créditos: 2
Linhas de Pesquisa: Tecnologias na Complexidade do Cuidado de Enfermagem e Tecnologias
para o Cuidado de Enfermagem na Atenção Primária
Optativa

Docentes: Fernanda Jorge Magalhães - Rita Neuma Dantas Cavalcante de Abreu    
Ementa: Reflexões críticas acerca dos modelos e processos de tecnologias em saúde utilizados em Enfermagem e na área da saúde. Expansão do conhecimento a partir das boas práticas do cuidado em saúde fundamentando-se no uso de tecnologias leve, leve-dura e dura. Avaliação de tecnologias para o cuidado em Enfermagem e saúde. Informática aplicada a saúde.
CH: 30
Créditos: 2
Linhas de Pesquisa: Tecnologias na Complexidade do Cuidado de Enfermagem e Tecnologias para o Cuidado de Enfermagem na Atenção Primária    
Optativa

Docentes: Raimunda Magalhães da Silva - Rita Mônica Borges Studart    
Ementa: Tecnologia e inovação para o ensino de Enfermagem. Ampliação de ações para a prática do ensino. Aprofundamento teórico de temas específicos de interesse e/ou emergentes sobre metodologias ativas.
CH: 30
Créditos: 2
Linhas de Pesquisa: Tecnologias na Complexidade do Cuidado de Enfermagem e Tecnologias para o Cuidado de Enfermagem na Atenção Primária    
Optativa

Docentes: Islene Victor Barbosa - Isabela Melo Bonfim
Ementa: Princípios teóricos e metodológicos da prática clínica baseada em evidências. Julgamento clínico, pensamento crítico, classificação do nível de evidência e validação das informações. 
CH: 30
Créditos: 2
Linhas de Pesquisa: Tecnologias na Complexidade do Cuidado de Enfermagem e Tecnologias para o Cuidado de Enfermagem na Atenção Primária    
Optativa

Docentes: Isabela Melo Bonfim - Léa Maria Moura Barroso Diógenes
Ementa: Estágio à docência. Tendências pedagógicas do ensino-aprendizagem. Projeto Pedagógico e plano de ensino. Didática do ensino-aprendizagem. Estratégias de avaliação.
CH: 30
Créditos: 2
Linhas de Pesquisa: Tecnologias na Complexidade do Cuidado de Enfermagem e Tecnologias para o Cuidado de Enfermagem na Atenção Primária
Optativa

Docentes: Karla Maria Carneiro Rolim - Mirna Albuquerque Frota
Ementa: Desenvolvimento de temas atuais controversos e/ou inovadores de interesse para a pesquisa, a assistência e o ensino nacional e internacional em Enfermagem e Saúde. Organização e realização de eventos Nacionais e Internacionais.
CH: 30
Créditos: 2
Linhas de Pesquisa: Tecnologias na Complexidade do Cuidado de Enfermagem e Tecnologias para o Cuidado de Enfermagem na Atenção Primária
Optativa

Docente: Daniel Almeida Chagas
Ementa: Tecnologias de Informação e Comunicação à serviço dos sistemas de saúde e profissionais. Entendimento do funcionamento básico de sistemas informáticos, ética e privacidade de dados, paciente 4.0.
CH: 30
Créditos: 2
Linhas de Pesquisa: Tecnologias na Complexidade do Cuidado de Enfermagem e Tecnologias para o Cuidado de Enfermagem na Atenção Primária
Optativa

Docentes: Danielle Teixeira Queiroz - Léa Maria Moura Barroso Diógenes
Ementa: Política Nacional de Atenção Integral a Saúde do Homem. Identidade de gênero, orientação sexual, masculinidade e machismo. Consulta de enfermagem ao homem na atenção primária.  Ética nos diversos cenários de atenção a população masculina. Teleenfermagem e suas diversas modalidades dentro do contexto da atenção primária. Abordagem ao usuário masculino nos diversos cenários de prática.
CH: 30
Créditos: 2
Linhas de Pesquisa: Tecnologias na Complexidade do Cuidado de Enfermagem e Tecnologias
para o Cuidado de Enfermagem na Atenção Primária
Optativa

Docente: Henriqueta Ilda Verganista Martins Fernandes
Ementa: Conceitos básicos da gestão em Enfermagem. Processos de Gestão e administração. Conhecimentos sobre gestão de recursos humanos. Gestão de Recursos humanos em Enfermagem. Estratégias de visibilidade externa da profissão e das organizações a partir do marketing e inovação. Inovação e marketing na gestão em Enfermagem.
CH: 30
Créditos: 2
Linhas de Pesquisa: Tecnologias na Complexidade do Cuidado de Enfermagem e Tecnologias para o Cuidado de Enfermagem na Atenção Primária
Optativa

Docentes: Todos os professores orientadores.
Ementa: Delineamento do referencial teórico, metodológico e finalização do projeto. Elaboração do Projeto de Dissertação.
CH: 45
Créditos: 3
Linhas de Pesquisa: Tecnologias na Complexidade do Cuidado de Enfermagem e Tecnologias para o Cuidado de Enfermagem na Atenção Primária
Obrigatória

Docentes: Todos os professores orientadores.
Ementa: Continuidade do desenvolvimento do estudo e apresentação do produto final acerca da tecnologia e inovação em Enfermagem e Saúde. Finalização da Dissertação.
CH: 45
Créditos: 3
Linhas de Pesquisa: Tecnologias na Complexidade do Cuidado de Enfermagem e Tecnologias para o Cuidado de Enfermagem na Atenção Primária
Obrigatória

Currículo Lattes

Linha de pesquisa: Tecnologias na Complexidade do Cuidado de Enfermagem

Currículo Lattes

Linha de pesquisa: Tecnologias para o Cuidado de Enfermagem na Atenção Primária

Currículo Lattes

Linhas de Pesquisa: 
Tecnologia na Complexidade do Cuidado de Enfermagem 
Tecnologias para o Cuidado de Enfermagem na Atenção Primária

Currículo Lattes

Linhas de Pesquisa: 
Tecnologia na Complexidade do Cuidado de Enfermagem 
Tecnologias para o Cuidado de Enfermagem na Atenção Primária

Currículo Lattes

Linha de Pesquisa: Tecnologias para o Cuidado de Enfermagem na Atenção Primária

Currículo Lattes

Linha de Pesquisa: Tecnologia na Complexidade do Cuidado de Enfermagem 

Currículo Lattes

Linhas de Pesquisa: 
Tecnologia na Complexidade do Cuidado de Enfermagem 
Tecnologias para o Cuidado de Enfermagem na Atenção Primária

Currículo Lattes

Linha de pesquisa: Tecnologias na Complexidade do Cuidado de Enfermagem

Currículo Lattes

Linha de pesquisa: Tecnologias na Complexidade do Cuidado de Enfermagem

Currículo Lattes

Linhas de Pesquisa: 
Tecnologia na Complexidade do Cuidado de Enfermagem 
Tecnologias para o Cuidado de Enfermagem na Atenção Primária

Currículo Lattes

Linha de pesquisa: Tecnologias para o Cuidado de Enfermagem na Atenção Primária

Currículo Lattes

Linha de Pesquisa: Tecnologia na Complexidade do Cuidado de Enfermagem 

Currículo Lattes

Linha de pesquisa: Tecnologias para o Cuidado de Enfermagem na Atenção Primária

Currículo Lattes

Linha de pesquisa: Tecnologias para o Cuidado de Enfermagem na Atenção Primária

Currículo Lattes

Linha de pesquisa: Tecnologias para o Cuidado de Enfermagem na Atenção Primária

Currículo Lattes

Linha de pesquisa: Tecnologias na Complexidade do Cuidado de Enfermagem

Currículo Lattes

Linha de pesquisa: Tecnologias na Complexidade do Cuidado de Enfermagem

Dissertações Defendidas

 

O investimento no curso de Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem é composto por 30 parcelas de R$ 1.969,00*

* Valor referente ao ano 2024, sujeito a reajustes anuais, conforme previsto no Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.

Obs: Será aplicado o desconto de 4,5% para pagamentos realizados até a data do vencimento padrão. Não sendo cumulativo com outros benefícios.

 

Seleção 2024

Foi lançado o edital para a Turma 9 do Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem (MPTIE) da Unifor, curso pioneiro no Ceará que tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de projetos tecnológicos, inovadores e impactantes para a prática de Enfermagem, em nível local e regional. 

> CONFIRA O RESULTADO
> HORÁRIO DAS ENTREVISTAS

São duas linhas de pesquisa: Tecnologias na Complexidade do Cuidado de Enfermagem e Tecnologias para o Cuidado de Enfermagem na Atenção Primária. 

O processo seletivo contemplará três etapas. Os candidatos serão submetidos à análise do projeto de pesquisa, à entrevista virtual, entre 04 e 05 de março de 2024, e análise do currículo.

Os resultados serão divulgados a partir de 06 de março e a matrícula será realizada entre os dias 12 a 15 de março. O início das aulas está previsto para abril de 2024.

SERVIÇO

Seleção para o Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem
Edital R Nº 60/2023
Edital de retificação
> Ficha de inscrição
> Modelo do projeto de pesquisa
Inscrições: 02 de janeiro a 29 de fevereiro de 2024
Via e-mail mpe@unifor.br
Mais informações: (85) 3477.3166

Seleção anterior 

> CONFIRA O RESULTADO
> HORÁRIO DAS ENTREVISTAS

SERVIÇO

Seleção para o Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem
Edital R Nº 58/2022
> Ficha de inscrição
> Modelo do projeto de pesquisa
Inscrições: 02 de janeiro a 06 de fevereiro de 2023
Via e-mail mpe@unifor.br
Mais informações: (85) 3477.3166