null Universidade de Fortaleza recebe artigos científicos para o X Encontro Internacional de Direitos Culturais

Ter, 1 Junho 2021 18:24

Universidade de Fortaleza recebe artigos científicos para o X Encontro Internacional de Direitos Culturais

O evento acontece de 4 a 8 de outubro deste ano, de forma virtual. Os trabalhos científicos podem ser submetidos de 1º a 31 de julho por pesquisadores.


O professor do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional da Unifor, Humberto Cunha, destaca quanto o humor é presente em nossas relações sociais. (Foto: Ares Soares)
O professor do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional da Unifor, Humberto Cunha, destaca quanto o humor é presente em nossas relações sociais. (Foto: Ares Soares)

O Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional (PPGD) da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, realiza o X Encontro Internacional de Direitos Culturais (EIDC). A programação acontece de 4 a 8 de outubro deste ano, de forma virtual. A iniciativa é do Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Culturais (GEPDC) da Unifor.

As inscrições de artigos científicos estão abertas a alunos de graduação e de pós-graduação em Direito, pesquisadores e trabalhadores do campo da cultura, gestores públicos e privados de órgãos e entidades culturais, assim como profissionais do Direito e de outras áreas do conhecimento que tenham afinidade com a temática geral do evento e dos simpósios temáticos. Veja no edital mais informações.

O prazo de inscrições dos trabalhos vai de 1º de julho a 31 de julho de 2021. Para realizar a submissão dos artigos, os autores devem se inscrever no link a seguir:

Somente será possível a submissão de trabalhos aos participantes que tenham se inscrito como autor e ouvinte. Cada autor poderá submeter até dois artigos científicos, para apresentar no evento, desde que para Simpósios Temáticos distintos. Os Simpósios Temáticos a serem apresentados são:

  • ST1 – Relações jurídicas atinentes às artes.

  • ST2 – Relações jurídicas atinentes às memórias coletivas. 

  • ST3 – Relações jurídicas atinentes aos fluxos de saberes.

Além disso, serão admitidos somente os artigos inéditos, e, com no máximo três coautores, devendo pelo menos um deles ter título de mestre ou de doutor. 

Sobre o evento 

O X Encontro Internacional de Direitos Culturais (EIDC) tem como tema “O riso, seu valor social, suas problemáticas jurídico-políticas”. O objetivo do encontro é debater e avaliar cientificamente, a partir do prisma-jurídico, a importância das atividades artísticos-humorísticas na vida cotidiana da sociedade e, principalmente como lenitivo dos sofrimentos provocados pela pandemia Covid-19. 

“O tema deste ano está vinculado à investigação das relações jurídicas que permeiam a atividade humorística, que é ao mesmo tempo universal e peculiar da vida cearense. Aqui, o humor é tão presente em nossas relações sociais que anima uma pesquisa para saber se, enquanto modo de convivência do nosso povo, pode ser reconhecido como patrimônio cultural imaterial.”, ressalta o professor do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional da Unifor, Humberto Cunha.

Cronograma

  • Inscrições dos trabalhos: 01 a 31 de julho de 2021

  • Inscrições de ouvintes: até 04 de outubro de 2021

  • Resultado da seleção dos trabalhos: até dia 31 de agosto de 2021

  • Realização do  X Encontro Internacional de Direitos Culturais com Apresentação dos Trabalho: 4 a 8 de outubro de 2021

Serviço:

X Encontro Internacional de Direitos Culturais (EIDC)
De 4 a 8 de outubro de 2021
Mais informações no edital.
http://www.direitosculturais.com.br/