angle-left Webinário discute tema “Inovação e Desenvolvimento de Vacinas contra Covid-19” nesta quinta (22)

Webinário discute tema “Inovação e Desenvolvimento de Vacinas contra Covid-19” nesta quinta (22)

Evento é organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas da Universidade de Fortaleza


O convidado da vez será o farmacêutico Matheus de Freitas Fernandes-Pedrosa, doutor em Biotecnologia pela Universidade de São Paulo. (Foto: Getty Images)
O convidado da vez será o farmacêutico Matheus de Freitas Fernandes-Pedrosa, doutor em Biotecnologia pela Universidade de São Paulo. (Foto: Getty Images)

Nesta quinta-feira, 22 de outubro, o Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas (PPGCM) da Universidade de Fortaleza realiza webinário com o tema “Inovação e Desenvolvimento de Vacinas contra Covid-19”. O evento virtual será transmitido pelo Google Meet, Youtube da TV Unifor e Canal 181 da NET, a partir de 19h30min. O webinário é aberto ao público, sem necessidade de inscrição.

O convidado da vez será o farmacêutico Matheus de Freitas Fernandes-Pedrosa, doutor em Biotecnologia pela Universidade de São Paulo (2005). Na oportunidade, ele apresentará o complexo trabalho envolvido no desenvolvimento de vacinas contra a Covid-19, apontando as melhores estratégias envolvidas de expor o organismo humano, de forma segura, a um contato antecipado com o SARS-COV-2, de forma tal que imunize o indivíduo. 

“Trata-se de uma temática sempre muito pertinente, principalmente no contexto atual, pois o desenvolvimento de uma vacina eficaz e segura que possa ser administrada a todos é o grande anseio da população mundial neste momento”, destaca a professora Cristina Moreira, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas e ao curso de graduação em Farmácia da Unifor.  

O webinário está em sua quinta edição. Iniciado no primeiro semestre de 2020, tem como objetivo apresentar e discutir temas relevantes para a comunidade acadêmica e público em geral, com palestras ministradas por docentes do PPGCM e convidados. “Visamos contribuir com a difusão do conhecimento científico, além de divulgar os trabalhos que estão sendo desenvolvidos no Programa”, destaca a professora. 

ACESSE A SALA DO GOOGLE MEET E PARTICIPE.

Conheça o palestrante 

Matheus de Freitas Fernandes-Pedrosa possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1999) e doutorado em Biotecnologia pela Universidade de São Paulo (2005). Foi pesquisador científico efetivo do Instituto Butantan (SP), atuando no Laboratório de Imunoquímica (2004-2006). É professor associado III do Departamento de Farmácia da UFRN desde 2006 e bolsista de produtividade 1C do CNPq desde 2009. 

Credenciado nos Programas de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPgCF) e Bioquímica (PPgBQ) e Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Medicamentos (PPgDITM) da UFRN. Coordena equipe de 17 alunos de iniciação científica, mestrado, doutorado e 1 pós-doc. Já orientou 10 teses de doutorado, 19 dissertações de mestrado, 32 trabalhos de iniciação científica e supervisionou 3 pós-docs. 

Coordena e colabora projetos nacionais e internacionais financiados pelo CNPq, CAPES, FINEP e FAPS do Brasil. É gerente executivo da Incubadora BIO INOVA/UFRN. Tem experiência em biotecnologia, com ênfase em peptídeos de escorpiões (transcriptômica, proteômica, caracterização estrutural e atividade biológica), peptídeos antimicrobianos (AMPs), proteínas de serpentes (atividade biológica e produtos naturais anti-venenos), inflamação, produção de imunobiológicos (soros e vacinas) e patentes de produtos e processos biotecnológicos.