angle-left Professores e alunos dos cursos de Enfermagem e Nutrição da Unifor participam de mutirão preventivo

Professores e alunos dos cursos de Enfermagem e Nutrição da Unifor participam de mutirão preventivo

Será neste sábado, 24 de outubro, de 8h às 17h, na Unidade Básica de Saúde Vicentina Campos, no Conjunto Jardim Primavera


A ação é organizada pelo posto de saúde e terá o apoio dos cursos de Enfermagem e Nutrição da Unifor. (Foto: divulgação) 
A ação é organizada pelo posto de saúde e terá o apoio dos cursos de Enfermagem e Nutrição da Unifor. (Foto: divulgação) 

Neste sábado (24), de 8h às 17h, acontece mobilização coletiva para a realização de exames preventivos do câncer de mama e coleta do papanicolau (prevenção do câncer do colo uterino) na Unidade Básica de Saúde Vicentina Campos, no Conjunto Jardim Primavera. A ação é organizada pelo posto de saúde e terá o apoio dos cursos de Enfermagem e Nutrição da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz. 

A equipe do curso de Enfermagem vai atuar na realização dos exames preventivos (câncer de mama e câncer do colo uterino). Já o grupo do curso de Nutrição promoverá ações de educação em saúde sobre prevenção do câncer de mama a partir da alimentação. A previsão é que cerca de 100 mulheres sejam atendidas, examinadas e sensibilizadas com a informações.  

A professora do curso de Enfermagem Liliane Torres destaca a importância do mutirão Outubro Rosa. “A mobilização de toda a comunidade é fundamental para a detecção precoce do câncer de mama e do colo uterino. Além da realização da realização dos exames, destacamos a instalação de uma sala de espera interativa para o compartilhamento de informações sobre prevenção e formas de tratamento”, pontua. 

Entenda a importância do profissional de enfermagem 

O enfermeiro trabalha a saúde da mulher em todos os seus âmbitos: fazendo planejamento familiar, pré-natal, puerpério, climatério etc. “Especificamente para a detecção do câncer de mama, realizamos o exame das mamas, ensinamos as mulheres a realizar a autoexame, solicitamos exames complementares e encaminhamos para o profissional médico mastologista quando encontramos algum sinal sugestivo”, destaca a professora Liliane Torres. 

“Em relação ao câncer do colo uterino, realizamos o papanicolau, o exame a partir do qual coletamos células do colo uterino com o objetivo de encontrar possíveis alterações. Fazemos também o exame clínico do colo uterino para detecção não somente do câncer de colo do útero, mas de possíveis Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s). Detectando possíveis alterações, tratamos as IST’s e encaminhamos para o profissional médico, em casos de alterações no exame”, explica a professora. 

Serviço

Mutirão Outubro Rosa
Sábado, 24 de outubro de 2020
8h às 17h
Unidade Básica de Saúde Vicentina Campos (UAPS)