Doutorado em Psicologia

Estante de madeira em formato de rosto humano comporta livros.

Esse curso é para quem quer...

... desenvolver uma formação de excelência e alcançar o mais alto nível na formação da pós-graduação, assim como se capacitar para a formação de recursos humanos na graduação e  pós-graduação, além de estar qualificado para a atuação em diferentes contextos profissionais (clínica, educação, saúde e assistência social)

 

Com o objetivo de...

... habilitar-se para a docência e a pesquisa no Ensino Superior e na Pós-Graduação (lato e stricto sensu), bem como aprimorar a atuação em diversos contextos e contribuir para a resolução de problemas sociais relevantes, através da aplicação prática do conhecimento científico produzido.

DURAÇÃO
48 meses

CARGA HORÁRIA
900 horas

VAGAS
10

Informações para contato

Coordenação: Profa. Normanda Araujo, Doutora

  • E-mail de contato: ppgp@unifor.br
  • Fone de contato: (85) 3477.3219
  • Endereço de contato: Bloco N | Sala 13

DIFERENCIAIS do curso

Fundado em 1997, o Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) da Unifor tem uma trajetória marcada pelo pioneirismo, uma vez que os cursos de Mestrado (criado em 1997) e de Doutorado (criado em 2010) foram os primeiros do Estado do Ceará na área.

 

Desde então, já formou 338 Mestres e 23 Doutores, profissionais com atuação sobretudo na docência de Universidades (estaduais, federais e privadas), no Ceará e em outros Estados; bem como em outras áreas, como clínica, saúde e educação. Além disso, o PPGP tem recebido alunos não apenas da Psicologia, mas de áreas como Administração, Pedagogia, Arquitetura, Turismo e Comunicação Social, dentre outras, com perfil plural em relação aos temas, abordagens teóricas e metodológicas utilizadas.

Aqui, você estuda em um Programa avaliado com Conceito 4 pela Capes e que conta atualmente com 14 docentes, distribuídos em três linhas de pesquisa e oito laboratórios, os quais reúnem alunos de mestrado, doutorado, professores da graduação e bolsistas/voluntários de Iniciação Científica.

 

Cada laboratório oferece ainda grupos de estudos voltados aos alunos da graduação e ao aprofundamento de temáticas específicas com as quais trabalha. O programa possui também a Revista Subjetividades, avaliada pela Capes com conceito B1 e editada por docentes do PPGP.

Ao longo de sua existência, o PPGP da Universidade de Fortaleza tem primado pela consecução do seu objetivo maior, qual seja a formação de docentes e/ou pesquisadores nos saberes e práticas psicológicas referentes aos processos de subjetivação contemporâneos.

 

O programa se direciona ainda para qualificar docentes, pesquisadores e outros profissionais, com vistas à capacitação de pessoal para a atuação em IES e outras instituições de ensino e pesquisa no estado do Ceará, na região Nordeste e em outros estados brasileiros. Outra vertente é a de estimular o desenvolvimentos de pesquisas e a produção de conhecimento sobre temas pertinentes à Psicologia, que venham a contribuir para o avanço do conhecimento na área.

 

Em outro nível, o PPGP tem objetivo de promover a inserção social e o intercâmbio com a sociedade, ao voltar-se para o aperfeiçoamento da reflexão acadêmica em contato com questões sociais relevantes, no sentido da formulação, execução e avaliação de projetos de intervenção que tenham como meta o desenvolvimento social regional e do país.

A Revista Subjetividades é uma publicação do programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza (Unifor) e tem por objetivo expandir a produção acadêmica e científica, nacional e internacional, das diversas áreas da psicologia, bem como de disciplinas afins, como as ciências sociais, humanas e da saúde. Com periodicidade quadrimestral, a Revista Subjetividades apresenta, à comunidade acadêmica e demais pessoas interessadas nessas temáticas, em formato eletrônico e com acesso gratuito, os resultados de investigações, ensaios, comunicações e resenhas.

 

Link: http://periodicos.unifor.br/rmes/index

Área de Concentração

Área de concentração: Psicologia, Sociedade e Cultura

 

Linhas de pesquisa

Produção e Expressão Sociocultural da Subjetividade

A ênfase recai nos enfoques fenomenológico, etnográfico e sistêmico, buscando a compreensão da mútua constituição entre cultura e sofrimento psíquico. Esta linha comporta pesquisas realizadas nos campos da saúde pública, da psicopatologia, da educação e da escola, da família, dos fenômenos existenciais e das relações de gênero.

 

Ambiente, Trabalho e Cultura nas Organizações Sociais

Voltados para a realização de estudos direcionados à inter-relação dos indivíduos com os diversos ambientes sociais, considerando o sofrimento psíquico daí resultante, a partir dos referenciais da Antropologia, da Psicologia Social e da Psicologia Ambiental. Há uma constante articulação entre as duas linhas de pesquisa que compõem esta área de concentração, principalmente através do referencial da Antropologia, por exemplo, ao analisar a perspectiva médica através dos estudos de psicopatologia ou quando é aplicada aos estudos culturais das organizações. Os projetos em andamento nesta linha servem como indicadores da preocupação dos pesquisadores em recortar o sofrimento psíquico contextualizado nos diversos espaços de trabalho, lazer e ócio, como três dimensões fundamentais na construção cotidiana da busca de bem-estar.

APHETO – Laboratório de Psicopatologia e Psicoterapia Humanista-Fenomenológica Crítica

Coordenadores: Virgínia Moreira e Georges Boris.                                          

Objetivo: desenvolver atividades de pesquisa, ensino e extensão em psicopatologia e clínica, utilizando uma lente humanista-fenomenológica. As pesquisas desenvolvidas em fenomenologia clínica utilizam uma perspectiva crítico-cultural, que busca compreender (pesquisa), formar pesquisadores (ensino) e propor estratégias de intervenção (extensão) nos diversos campos clínicos.

 

LAEPCUS - Laboratório de Estudos Sobre Psicanálise Cultura e Subjetividade Coordenadores: Clara Virgínia de Queiroz Pinheiro; Leonardo Danziato; Leônia Cavalcante Teixeira; Maria Celina Peixoto Lima

Objetivo: Atualizar e produzir pesquisas e estudos que articulem campos cruciais na consideração do sujeito, sua inscrição e constituição no laço social tomando como referenciais teóricos principais a Psicanálise e a perspectiva foucaultiana de apreensão do sujeito nas relações de saber e poder.

 

LEPES - Laboratório de Estudos sobre Processos de Exclusão Social

Coordenação: Luana Elayne Cunha de Souza e Luciana Maria Maia Viana

Objetivos: Realizar estudos sobre as diferentes formas de exclusão social. Para tanto, analisa os processos simbólicos que enfraquecem laços sociais e privam alguns indivíduos da participação em diversos contextos e instituições sociais, limitando o seu acesso a bens e serviços ou à assunção de papéis socialmente valorizados.

 

 

 LEPP – Saúde – Laboratório de Estudos e Práticas em Psicologia e Saúde

Coordenação: Cynthia de Freitas Melo Lins

Objetivos: articular ensino, pesquisa e extensão na Psicologia com interface em Saúde e Políticas Públicas. Numa perspectiva interdisciplinar, pretende agregar conhecimento técnico-científico nos três níveis de atenção em saúde – primária, secundária e terciária, especialmente sobre as temáticas de interesse social amplo.

 

LERHA – Laboratório de Estudos das Relações Humano-Ambientais

Coordenadora: Karla Patrícia Martins Ferreira

Objetivo: estudar as inter-relações pessoa e ambiente, consideradas a partir das múltiplas dimensões do contexto - físicas, psicossociais, culturais, econômicas e políticas. A natureza multidisciplinar destes estudos visa dar conta da complexidade do mundo real, local privilegiado de pesquisas a partir do enfoque teórico da Psicologia Ambiental. 

 

LESPLEXOS – Laboratório de Estudos dos Sistemas Complexos: Casais, Famílias e Comunidade

Coordenação: Normanda Araujo de Morais

Objetivos: articular pesquisa, ensino e extensão na área de estudo de casais, família e comunidade, especialmente no que se refere a uma visão sistêmica destes. Produzir conhecimento contextualizado acerca desses temas, articulando sempre com a realidade das políticas sociais, dos serviços de atendimento e aos contextos de vulnerabilidade social.

 

LET – Laboratório de Estudos do Trabalho (LET)

Coordenadores: Regina Heloisa Mattei de Oliveira Maciel e Tereza Glaucia Rocha Matos; Objetivos: Empreender estudos e pesquisas sobre as diferentes formas que o trabalho tem assumido na contemporaneidade, as repercussões desses processos na subjetividade do indivíduo e as formas de organização dos trabalhadores no enfrentamento dessa realidade.

 

OTIUM – Laboratório de Estudos sobre Ócio, Trabalho e Tempo Livre  

Coordenação: José Clerton de Oliveira Martins

Objetivo: articular a partir de enfoques multidisciplinares os seguintes temas: tempo de trabalho, tempo livre, tempo liberado, ócio e lazer, encaminhando possibilidades de significados e aplicações pelo sujeito na contemporaneidade.

Docente: Clara Virgínia Queiroz Pinheiro e Leonardo José Barreira Danziato 

CH: 45

Créditos: 3

Linhas de Pesquisa: Todas

Obrigatória

Docente: Cynthia Freitas de Melo Lins e José Clerton de Oliveira Martins

CH: 45

Créditos: 3

Linhas de Pesquisa: Todas

Obrigatória

Docente: Cynthia Freitas de Melo Lins e José Clerton de Oliveira Martins

CH: 60

Créditos: 4

Linhas de Pesquisa: Todas

Obrigatória

Docente: Todos

CH: 60

Créditos: 4

Linhas de Pesquisa: Todas

Obrigatória

Docente: Todos

CH: 60

Créditos: 4

Linhas de Pesquisa: Todas

Obrigatória

Docente: Todos

CH: 60

Créditos: 4

Linhas de Pesquisa: Todas

Obrigatória

Docente: Todos

CH: 60

Créditos: 4

Linhas de Pesquisa: Todas

Obrigatória

Docente: Normanda Araujo de Morais e Regina Heloisa Mattei de Oliveira Maciel 

CH: 30

Créditos: 2

Linhas de Pesquisa: Todas

Obrigatória

Docente: Clara Virgínia Queiroz Pinheiro  

CH: 60

Créditos: 4

Linhas de Pesquisa: Sujeito, Sofrimento Psíquico e Contemporaneidade

Eletiva

Docente: Leonardo José Barreira Danziato 

CH: 60

Créditos: 4

Linhas de Pesquisa: Sujeito, Sofrimento Psíquico e Contemporaneidade

Eletiva

Docente: Leônia Calvacante Teixeira 

CH: 60

Créditos: 4

Linhas de Pesquisa: Sujeito, Sofrimento Psíquico e Contemporaneidade

Eletiva

Docente: Maria Celina Peixoto Lima 

CH: 60

Créditos: 4

Linhas de Pesquisa: Sujeito, Sofrimento Psíquico e Contemporaneidade

Eletiva

Docente: Virgínia Moreira 

CH: 60

Créditos: 4

Linhas de Pesquisa: Produção e Expressão Sociocultural da Subjetividade  

Eletiva

Docente: Georges Daniel Janja Bloc Boris e Virgínia Moreira 

CH: 60

Créditos: 4

Linhas de Pesquisa: Produção e Expressão Sociocultural da Subjetividade  

Eletiva

Docente: Georges Daniel Janja Bloc Boris

CH: 60

Créditos: 4

Linhas de Pesquisa: Produção e Expressão Sociocultural da Subjetividade  

Eletiva

Docente: Normanda Araujo de Morais 

CH: 60

Créditos: 4

Linhas de Pesquisa: Produção e Expressão Sociocultural da Subjetividade  

Eletiva

Docente: Luana Elayne Cunha de Souza e Luciana Maria Maria Viana 

CH: 60

Créditos: 4

Linhas de Pesquisa: Produção e Expressão Sociocultural da Subjetividade  

Optativo

Docente: Regina Heloísa Mattei de Oliveira Maciel e Tereza Glaucia Rocha Matos

CH: 60

Créditos: 4

Linhas de Pesquisa:  Ambiente, Trabalho e Cultura nas Organizações Sociais

Eletiva

Docente: Karla Patrícia Martins Ferreira 

CH: 60

Créditos: 4

Linhas de Pesquisa:  Ambiente, Trabalho e Cultura nas Organizações Sociais

Eletiva

Docente: José Clerton de Oliveira Martins

CH: 60

Créditos: 4

Linhas de Pesquisa:  Ambiente, Trabalho e Cultura nas Organizações Sociais

Eletiva

Docente: Todos

CH: 15

Créditos: 1

Linhas de Pesquisa:  Todas

Optativa

Docente: Todos

CH: 15

Créditos: 1

Linhas de Pesquisa:  Todas

Optativa

Docente: Todos

CH: 30

Créditos: 2

Linhas de Pesquisa:  Todas

Optativa

Docente: Todos

CH: 60

Créditos: 4

Linhas de Pesquisa:  Todas

Optativa

normandaaraujo@gmail.com

Currículo lattes

Psicóloga formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre e doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Realizou estágio de doutorado sanduíche na University of Illinois at Urbana-Champaign.

Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza (Unifor). Coordenadora do Laboratório de Estudos dos Sistemas Complexos: casais, famílias e comunidades (Lesplexos). Atual coordenadora do PPG Psicologia.

Bolsista de Produtividade II do CNPq. Integrante do Grupo de Trabalho da ANPEPP: Juventude, resiliência e vulnerabilidade. Editora da Revista Subjetividades do PPG Psicologia UNIFOR.  Integra, ainda,o corpo editorial da Revista Estudos de Psicologia (Natal) e Temas em Psicologia (Sociedade Brasileira de Psicologia - SBP)

Área principal de pesquisa e atuação: sistemas complexos (casais, família e comunidade), desenvolvimento em contexto de vulnerabilidade social, resiliência (familiar e comunitária), psicologia positiva, abordagem sistêmica, abordagem bioecológica do desenvolvimento humano.

claravirginia@unifor.br

Currículo lattes

Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002), pós-doutorado no CNRS/CERME3/Université Paris-Descartes, mestrado em Psicologia pela Pontificia Universidade Catolica de Campinas (1992) e graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (1986).

Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza. Desenvolve atividades de pesquisa e ensino na área de Psicologia e Psicanálise, questionando as formas de inserção do sujeito na clínica e no social em face às mudanças atuais no que concerne aos conhecimentos na área de saúde e às práticas sociais. Concentra-se nos seguintes temas: saúde mental, sexualidade e laço social. Membro do GT/AMPEPP Dispositivos clínicos em saúde mental e membro/fundadora do Laboratório de Estudos em Psicanalise, Cultura e Subjetividade – LAEpCUS.

cf.melo@yahoo.com.br

Currículo lattes

Licenciada em Psicologia (2007). Psicóloga com formação em Terapia Cognitivo Comportamental e em Psicologia Hospitalar (2008). Especialista em Saúde Coletiva (2009). Especialista em Psicologia Cognitivo Comportamental (2011). Mestre em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba (2009). Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2013). Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Stricto Sensu, atuando também na graduação como orientadora de trabalho de conclusão de curso. É coordenadora do Laboratório de Estudos e Práticas em Psicologia e Saúde (LEPP - Saúde). Suas atividades de ensino, pesquisa multimétodos e extensão concentram-se na Psicologia com interface em Saúde, Políticas Públicas e construção e validação de instrumentos psicológicos. Atua especialmente sobre as temáticas de interesse social amplo como processos relacionados à saúde e doença (física e mental), tanatologia, práticas e cuidados em saúde, tecnologias em saúde e avaliação de programas sociais.

geoboris@uol.com.br

Currículo lattes

Doutor em Sociologia, Mestre em Educação e Psicólogo (UFC). Com uma lente clínica, investiga os diversos temas existenciais e suas manifestações de sofrimento, tendo como inspiração a fenomenologia existencial de Jean-Paul Sartre.

Professor titular do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza, coordena o APHETO - Laboratório de Psicopatologia e Clínica Humanista Fenomenológica. Orienta pesquisas sobre processos grupais, psicoterapia, psicopatologia e relações de gênero, vinculadas aos projetos de pesquisa Fenomenologia e Relações de Gênero e Contribuições Sartreanas à Clínica Fenomenológico-Existencial. É membro do grupo de trabalho Psicologia & Fenomenologia da ANPEPP. Integrante do Conselho Deliberativo do Instituto Maria da Penha (IMP).

É autor dos livros Falas de Homens: A Construção da Subjetividade Masculina (2011) e Grupos Vivenciais e Cooperação: Uma Perspectiva Gestáltica (2013). Traduziu para o português o primeiro livro de Frederick Perls, Ego, Fome e Agressão: Uma Revisão da Teoria e do Método de Freud (2002).

Psicoterapeuta no enfoque fenomenológico-existencial da Gestalt-Terapia, ministrando formação e supervisão de psicoterapeutas neste referencial. Foi presidente do IPHe-CE - Instituto de Psicologia Humanista e Fenomenológica do Ceará entre 2011 e 2013.

Doutor em Sociologia, Mestre em Educação e Psicólogo (UFC). Com uma lente clínica, investiga os diversos temas existenciais e suas manifestações de sofrimento, tendo como inspiração a fenomenologia existencial de Jean-Paul Sartre.

Professor titular do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza, coordena o APHETO - Laboratório de Psicopatologia e Clínica Humanista Fenomenológica. Orienta pesquisas sobre processos grupais, psicoterapia, psicopatologia e relações de gênero, vinculadas aos projetos de pesquisa Fenomenologia e Relações de Gênero e Contribuições Sartreanas à Clínica Fenomenológico-Existencial. É membro do grupo de trabalho Psicologia & Fenomenologia da ANPEPP. Integrante do Conselho Deliberativo do Instituto Maria da Penha (IMP).

É autor dos livros Falas de Homens: A Construção da Subjetividade Masculina (2011) e Grupos Vivenciais e Cooperação: Uma Perspectiva Gestáltica (2013). Traduziu para o português o primeiro livro de Frederick Perls, Ego, Fome e Agressão: Uma Revisão da Teoria e do Método de Freud (2002).

Psicoterapeuta no enfoque fenomenológico-existencial da Gestalt-Terapia, ministrando formação e supervisão de psicoterapeutas neste referencial. Foi presidente do IPHe-CE - Instituto de Psicologia Humanista e Fenomenológica do Ceará entre 2011 e 2013.

eldercerqueira@gmail.com

Currículo lattes

Pós-Doutorado pela University of Toronto (Canada), Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul / University of Nebraska - USA (2008). Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Sergipe (2000) e mestrado em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Consultor da Childhood Foundation (WCF). Professor do Mestrado em Psicologia Social da Universidade Federal de Sergipe e colaborador do PPG Psicologia da Universidade de Fortaleza. Tem experiência na área de Psicologia Positiva, com ênfase em Desenvolvimento Social e da Personalidade, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento da criança e do adolescente, sexualidade e religiosidade. Pesquisador Produtividade do CNPq e líder do grupo de pesquisa CNPq Psicologia do desenvolvimento e da personalidade: investigações em contextos culturais. Foi coordenador do Núcleo de Pós-Graduação em Psicologia Social da UFS (2011 a 2013). Diretor-Tesoureiro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP 2012-2014 e 2014-2016). Regional Coordinator (Brasil) for International Society for the Study of Behavorial Development - ISSBD.

clerton@unifor.br

Currículo lattes

 Doutor em Psicologia (2001) pela Universidad de Barcelona (Espanha), com tese defendida sobre Cultura das Organizações. Pós-Doutorado – CAPES 2005/2006 – realizado na Universidad de Deusto (Espanha) no Instituto Multidisciplinar de Estudos do Ócio com projeto sobre Educação para o Ócio no Trabalho, na condição de Professor Visitante do Programa de Doutorado em Ócio e Desenvolvimento Humano.

A partir do projeto guarda-chuva Homem, Tempo e Sofrimento: o Tempo de Trabalho e o Tempo de Ócio, orienta estudos sobre os temas: Trabalho, Ócio, Cultura e Cultura das organizações, Tempo Livre e Lazer. Investiga os referidos temas a partir de dois estudos no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza: Estudos sobre Cultura das Organizações e Estudos sobre Trabalho e Tempo Livre nas Organizações.

Orienta, ainda, investigações sobre os significados do Lugar Turístico, Patrimônio Cultural e Identidades na Contemporaneidade. Coordena o Laboratório Otium de estudos sobre ócio, trabalho e tempo livre da Unifor. É membro fundador da Otium - Asociación Iberoamericana de Estudios de Ocio, com sede em Bilbao (Espanha).

Integra o Conselho Editorial da Coletânea Espanhola Documentos de Estudios de Ocio, da Universidad de Deusto. Colabora sistematicamente em programas acadêmicos sobre a Temática Ócio e Contemporaneidade, na América Latina, em especial no México e Equador e na Espanha.

karlaferreirapsi@gmail.com

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará, com Doutorado sanduíche na Université de Nantes - França (2011). É Mestra e Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará. É professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza, lecionando também nas graduações de Psicologia e Arquitetura e Urbanismo. Coordena o Laboratório de Estudo das Relações Humano-Ambientais  (LERHA) e suas atividades de ensino, pesquisa e extensão enfocam a subjetividade humana, através das inter-relações pessoa-ambiente, em diversos contextos naturais e/ou construídos a partir do referencial teórico da Psicologia Ambiental.

leonardodanziato@unifor.br

Currículo lattes

Professor Doutor Titular do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza, membro do Laboratório de Estudos em Psicanálise, Cultura e Subjetividade (LAEpCUS); Editor da Revista Subjetividades do PPG Psicologia da Unifor; Doutor e Mestre em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará; Psicanalista Analista-Membro da Invenção Freudiana – Transmissão da Psicanálise.

Desenvolve estudos e pesquisas que se realizam num espaço de intersecção entre a psicanálise enquanto teoria e prática clínica, com os processos culturais, discursivos, políticos e subjetivantes no mundo contemporâneo. Utiliza como fundamento e referência desses trabalhos e orientações, tanto os desenvolvimentos teóricos da psicanálise, como autores da crítica cultural, mas também privilegia uma analítica dos estudos políticos foucaultianos, que fundam pesquisas e estudos históricos e arqueo-genealógicos.

Dirige e orienta esses estudos e pesquisas a partir de três vias que se articulam, mesmo que possam ser investigadas separadamente: a) uma relativa aos efeitos sobre o sujeito dos deslocamentos políticos e discursivos na cultura contemporânea, muito especialmente relacionados a sociedade do consumo e ao capitalismo; b) outra que investiga os processos de subjetivação no mundo atual, considerando as novas formas de experimentação do corpo, do gozo e das sexualidades, situando esses fenômenos em seus contextos históricos, políticos e discursivos; c) numa perspectiva mais clínica, encaminha suas investigações e orientações para as condições do sujeito tal como se apresenta no espaço da prática psicanalítica: a constituição do sujeito, as estruturas clínicas, as psicopatologias, assim como a teoria da clínica, suas condições, seus tempos e seus fundamentos.

leonia.ct@gmail.com 

Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro em co-tutela com a Universidade Paris Nord - Paris 13 (2001-CAPES), com Estágio Pós-Doutoral em Psicologia (CAPES) na Universidade Aberta de Lisboa e mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1994-CAPES). É professora Titular Tempo Integral da Universidade de Fortaleza, lecionando no Programa de Pós-Graduação em Psicologia (Doutorado e Mestrado) e na Graduação em Psicologia, além de ser responsável por disciplinas em cursos de Especialização. Tem desenvolvido pesquisas na área da Psicanálise e subjetividades contemporâneas, com ênfase nos seguintes temas: Adolescência e subjetividades contemporâneas; adolescência nas políticas públicas de saúde mental e assistência social; psicanálise nas interfaces com a arte, literatura, antropologia, sociologia, filosofia e direito. Coordena os projetos de pesquisa "Adolescência, cultura e subjetividade: construindo saberes e práticas interdisciplinares em saúde mental" e "Adolescentes em vulnerabilidade social: saberes e práticas interdisciplinares em assistência social e saúde mental", aos quais estão vinculados subprojetos dos doutorandos, mestrandos, bolsistas e voluntários de Iniciação Científica e alunos realizando trabalhos de conclusão do curso de graduação em psicologia. É coordenadora do Laboratório de Estudos Sobre Psicanálise Cultura e Subjetividade (LAEPCUS), vinculado ao PPG em Psicologia da UNIFOR. É membro do Grupo de Trabalho da ANPEPP "Psicanálise, política e clínica" (ex GT "Dispositivos clínicos em Saúde Mental"). É autora do livro "Freud e literatura. Destinos de uma travessia" e co-organizadora dos livros: "O sofrimento e seus destinos: psicologia, psicanálise e práticas de saúde", "A psicanálise nas searas da universidade, do direito, da arte e da literatura" e "Psicanálise, saberes e práticas de saúde", bem como possui artigos publicados em periódicos científicos e capítulos de livros.

luanasouza@unifor.br

 

Doutora em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba, com período de estágio no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Mestre e Graduada em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professora da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), atuando na graduação em Psicologia e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia. É coordenadora do Laboratório de Estudos sobre Processos de Exclusão Social (LEPES).  Seus interesses de pesquisa se concentram na área da Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: preconceito e discriminação de diferentes minorias sociais, legitimação das desigualdades sociais e identidade social.

lucianamaia@unifor.br

Currículo lattes

Mestre (2000) e Doutora (2008) em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (1996). Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza - UNIFOR. Coordenadora do Laboratório de Estudos sobre Processos de Exclusão Social (LEPES).

Suas atividades de ensino, pesquisa e extensão situam-se no campo da Psicologia Social, com ênfase nas temáticas: preconceito, discriminação, processos de exclusão social e o impacto desses fenômenos na constituição da subjetividade de indivíduos, especialmente membros de minorias sociais.

celina.lima@unifor.br

Currículo lattes

Doutora em Psicologia pela Universidade Paris XIII (França), mestre em Psicologia Clínica pela PUC de Campinas e em Psicologia e Psicopatologia Clínica pela Universidade de Lyon II (França), graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará.

Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza, desenvolve atualmente projeto de pesquisa intitulado Constituição psíquica, psicopatologia e clínica psicanalítica da infância e adolescência, cujo objetivo geral é investigar, a partir da psicanálise, os processos de constituição psíquica e seus sintomas na criança e no adolescente, assim como os dispositivos clínicos-institucionais que lhes são dirigidos. Esse projeto inclui três subprojetos que encontram-se em desenvolvimento: A clínica psicanalítica com crianças em hospital, Vulnerabilidade Social e risco psíquico: um estudo psicanalítico com crianças com problemas nutricionais, Filiações em desarrimo: Um estudo sobre o empobrecimento da experiência parental.

Orienta dissertações e teses envolvendo a metapsicologia e a clínica psicanalítica e ainda aquelas propostas que se incluem no campo que Lacan denomina de psicanálise em extensão, problematizando as interfaces do discurso psicanalítico com outros campos, em especial a medicina e a educação. Recentemente, inaugurou novo eixo de pesquisa, sobre as possibilidades e impasses advindas da inserção do psicanalista no campo das políticas públicas de saúde, educação e assistência social.

É uma das coordenadoras do Laboratório de Estudos sobre Psicanálise, Cultura e Subjetividade.

reginaheloisamaciel@gmail.com

Currículo lattes

Graduada em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1977), Mestre em Applied Psychology Ergonomics pelo Institute of Science and Techonology da University of Wales (1981) e Doutora em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1991), a Profa. Dra. Regina Heloísa Mattei de Oliveira Maciel, atualmente, é professora titular da Universidade de Fortaleza e professora da Universidade Estadual do Ceará.

Participa de projetos da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho, do Sindicato dos Empregados em Instituições Bancárias do Ceará e da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Instituições Financeiras. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Ergonomia, atuando, principalmente, nos seguintes temas: ergonomia, condições de trabalho e saúde do trabalhador.

terezamatos@unifor.br

Currículo lattes

Doutora em Psicologia pela Universidad de Barcelona, na Espanha, graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará. Professora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza desde 2008, desenvolvendo projetos na área de Psicologia Social e do Trabalho.

Participa do Laboratório de Estudos sobre o Trabalho – LET. Seus estudos partem das orientações da Psicologia Social e das Organizações e visam a analisar os ambientes sociais, organizacionais e do trabalho e as suas inter-relações com os modos de produção da subjetividade, da identidade, da carreira e da saúde. O trabalho e os diferentes sentidos que ele assume na contemporaneidade, assim como as formas de interação com os múltiplos cenários constituem, também, seu foco de atenção.

virginiamoreira@unifor.br

Currículo lattes

Bolsista de Produtividade em Pesquisa – CNPq. Pós-Doutora em Antropologia Médica pela Harvard University, Doutora em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Foi pesquisadora Fulbright do Department of Global Health and Social Medicine durante o ano acadêmico 2002-2003, permanecendo como Affiliated Faculty até 2011. Foi Professeur Invité da Université Paris-Diderot – Paris VII em 2014.

Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza, coordena o APHETO - Laboratório de Psicopatologia e Clínica Humanista Fenomenológica, orientando pesquisas em fenomenologia clínica - psicopatologia e intervenção terapêutica - tendo como inspiração a fenomenologia de Merleau-Ponty. Coordena os projetos de pesquisa Fenomenologia Clínica como Intervenção Terapêutica em Psicopatologia e Fenomenologia Crítica do Adoecer: estudos em psicopatologia e psicoterapia. É, atualmente, Orientadora de Doutorado em Co-Tutela da Université Paris-Diderot – Paris VII, em parceria com a Profa. Mareike Wolff-Fédida, através de convênio acadêmico internacional entre a UNIFOR e a Paris VII, que proporciona dupla titulação para o doutorando. É membro do grupo de trabalho Psicologia & Fenomenologia da ANPEPP.

Publicou sete livros, entre os quais, Revisitando as Psicoterapias Humanistas (2013), Clínica do Lebenswelt: Psicoterapia e Psicopatologia Fenomenológica, em co-autoria com Arthur Tatossian (2012), traduzido e publicado na França (2015), De Carl Rogers a Merleau-Ponty: A Pessoa Mundana em Psicoterapia (2007). Com sua equipe de pesquisa, traduz do francês para o português a obra de Arthur Tatossian sobre psicopatologia fenomenológica. Tem mais de oitenta artigos publicados em periódicos científicos nacionais e internacionais.

É psicoterapeuta com formação no Enfoque Centrado na Pessoa (Center of Studies of the Person, La Jolla, U.S.A, 1985), especialista em Psicoterapia (CRP-11/0141) e supervisora clínica credenciada pela Sociedad Chilena de Psicologia Clínica.

Teses Defendidas

 

O investimento no curso de Doutorado em Psicologia da Unifor é composto por 48 parcelas fixas de R$ 2.743,00.

*Valores relativos a 2017. Aumento zero nas mensalidades em 2018

Seleção 2018 para Mestrado e Doutorado em Psicologia

Está em andamento a seleção 2018 do Programa de Pós-graduação em Psicologia. Todas as informações podem ser conferidas no Edital R. Nº 18/2018.

Ao todo, são ofertadas 40 vagas, das quais 30 para o Mestrado e 10 para o Doutorado. O Programa organiza-se nas seguintes Linhas de Pesquisa: "Clínica, Psicopatologia e Processos de Subjetivação"; "Processos de Trabalho e Saúde" e "Processos psicossociais e relação pessoa-ambiente". 

> MESTRADO: HORÁRIOS DA APRESENTAÇÃO ORAL
> MESTRADO: APROVADOS NA PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
> MESTRADO: INSCRIÇÕES DEFERIDAS

> DOUTORADO: INSCRIÇÕES DEFERIDAS

Seleção
O processo seletivo contempla quatro etapas. No Mestrado, os candidatos serão submetidos à prova escrita de conhecimento específico, prova escrita de língua estrangeira, análise de currículo e apresentação oral sobre o projeto de pesquisa. 

No Doutorado, serão aplicados: análise do projeto de pesquisa, análise do currículo, prova escrita de língua estrangeira e apresentação oral sobre o projeto de pesquisa.

Serviço
Seleção para o Mestrado e o Doutorado em Psicologia
Edital R. Nº 18/2018
Edital R. Nº 27/2018 (retificação)
Edital R. Nº 38/2018 (prorrogação das inscrições)
Inscrições: 20 de março a 16 de maio de 2018
Horário: 7h30 às 18h, de segunda a sexta-feira
Local: Secretaria do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Unifor – sala 13, bloco N
Mais informações: (85) 3477.3219 ou ppgp@unifor.br