Internacionalização

Jovem segurando o Globo Terrestre

 

Na Pós-Unifor você tem a opção de vivenciar novas experiências, conhecer as tendências de mercado e formar redes de relacionamento com alunos e profissionais do mundo inteiro, agregando valor a sua carreira.

Para isso, a proposta de internacionalização da Pós-Unifor, por meio de cursos e parcerias com grandes instituições mundiais, permite ao aluno das Escolas de Comunicação e Gestão, Direito, Saúde e Tecnologia a oportunidade de optar por cursar módulos internacionais e participar de missões e programas fora do país.

Oportunidades na Universidade de Columbia (EUA) e de Rouen (FR) e o programa Missão Vale do Silício, por exemplo, são também abertas ao público em geral por meio de processo seletivo. Os módulos internacionais com duração de uma semana incluem visitas a grandes empresas e translados.

 

PARCERIAS INTERNACIONAIS

Por meio do Instituto de Estratégia e Competitividade da Harvard Business School, a Pós-Unifor firmou parceria que oferece a você, aluno do MPA Unifor, a chance de cursar uma disciplina especialmente formatada a partir do Programa de Microeconomia da
Competitividade de uma das instituições de ensino do mundo mais renomadas no mundo.

A Unifor é a única instituição no Norte e Nordeste credenciada para ministrar o curso em colaboração com a universidade norte-americana.

O foco do programa é explorar os requisitos determinantes para uma gestão da competitividade e do desenvolvimento econômico. Para isso, aborda estudos de caso envolvendo estratégias bem-sucedidas no mundo inteiro.

Sobre o programa

Desenvolvido pelo professor Michael Porter, o Programa de Microeconomia da Competitividade é projetado especificamente para ser ensinado em instituições educacionais ao redor do mundo.

Na Pós-Unifor, o programa é ofertado para alunos das escolas de Comunicação e Gestão, Direito, Saúde e Tecnologia, bem como para interessados externos com experiência em cargos gerenciais. No conteúdo programático são abordados temas ligados à competitividade de empresas, regiões e países, clusters industriais, e a estruturação de estratégias que enfoquem o aumento e a manutenção da competitividade.

Sobre o Instituto de Estratégia e Competitividade (ISC)

É uma organização sem fins lucrativos de pesquisa e educação, fundada por Michael Porter e com sede na Harvard Business School em Boston, Massachusetts. O Instituto dedica-se a estender a pesquisa pioneira de Michael Porter e divulgá-la com estudiosos e profissionais em uma base global. A missão é promover o conhecimento, aconselhar líderes e formuladores de políticas, bem como desenvolver modelos práticos baseados em pesquisa em três grandes áreas: o estudo da competição e suas implicações para a estratégia da empresa; a competitividade das nações, regiões e cidades e a relação entre competição e sociedade. Conheça o site do instituto: http://www.isc.hbs.edu/

Por meio da parceria com o Global Center, escritório da instituição americana no Brasil, quem é aluno da Pós-Unifor têm a oportunidade de assistir às aulas ministradas por professores internacionais e a possibilidade de cursar um módulo de uma semana na Universidade de Columbia em Nova Iorque.

A Pós-Unifor já realizou 20 cursos nas áreas de Negociação Corporativa e Mediação Judicial, dos quais sete deles em Nova Iorque, na sede da Universidade de Columbia. Ao longo da parceria, já foram capacitados mais de 1.200 alunos de vários Estados do Brasil. Os módulos são opcionais e custeados pelo próprio aluno.

O participante pode optar por cursar módulos nas áreas de negociação e marketing (mais indicado para a área de Administração), e de negociação e gestão de conflitos (afeito à área do Direito). A inscrição para o módulo, também aberta ao público em geral, custa em média R$ 4.000 e é feita após análise curricular. Os módulos possuem duração de uma semana.

Sobre a Columbia University

Fundada em 1754, a Columbia University é uma das mais antigas instituições de ensino superior dos Estados Unidos e já abrigou quatro presidentes americanos e 72 agraciados com o Prêmio Nobel. A instituição busca de forma contínua ampliar as fronteiras do conhecimento e promover a compreensão e direcionamento dos temas globais e complexos de nosso tempo.
A Columbia University é referência nos Estados Unidos na área de mediação e promove cursos voltados para técnicas utilizadas no Direito norte-americano. Utiliza-se de seus princípios para democratizar e fortalecer a Justiça no Brasil. O Mediation Clinic – Columbia Law School, em parceria com outras instituições, oferece a oportunidade de vivenciar a prática da mediação na resolução de questões envolvendo litígios negociais, conflitos organizacionais, demandas familiares e demais espécies de conflitos.

Fundada pelo 42º Presidente dos Estados Unidos, a Clinton Foundation é atualmente uma das maiores fundações do mundo, concentrada na formação de líderes para enfrentamento dos desafios globais.

Por meio da parceria com a Pós-Unifor, você é estimulado a desenvolver trabalhos de conclusão de curso (TCCs) que tenham impacto global na vida das pessoas, baseados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) e orientado a submetê-los às edições anuais da Clinton Global Initiative (CGI), evento que reúne líderes mundiais para impulsionar, conectar, colaborar e firmar compromissos efetivos e mensuráveis para ação.

Como aluno da Unifor, você pode inscrever projetos nos editais lançados pela CGI University, do qual participam projetos de alunos matriculados apenas em instituições parceiras da Clinton Foundation. No Brasil, a Unifor é a única parceira da instituição.

Para os alunos de pós-graduação que têm projetos selecionados a serem apresentados no evento, a Pós-Unifor fomenta a ida com ajuda de custo. As reuniões anuais da CGI já reuniram mais de 150 chefes de estado, 20 vencedores do prêmio Nobel e centenas de CEOs, entre chefes de fundações e ONGs, grandes filantropos e membros da mídia.

A nova orientação dos projetos acadêmicos estimula os alunos da Pós-Unifor a se descobrirem e se reconhecerem como líderes, de forma que eles se qualifiquem tecnicamente, partilhem o conhecimento e desenvolvam projetos concretos para a sociedade. Os alunos comprometem-se com valores coletivos, realizando efetiva transformação positiva em si e no outro, cooperando e fomentando o empoderamento humano e, de fato, liderando para transformar. Mais informações sobre a CGIU: https://www.clintonfoundation.org/clinton-global-initiative/meetings/cgi-university

O projeto Solve, do Massachusetts Institute of Technology (MIT), tem como missão identificar as melhores soluções para desafios globais, através da inovação aberta. Para isso, se propõe a construir e convocar uma comunidade de líderes e agentes de mudanças, comprometidos com a implementação destas soluções.

Por meio da parceria com a Unifor os alunos da pós-graduação são estimulados a desenvolver trabalhos de conclusão de curso que tenham impacto global na vida das pessoas, e orientados a submeter seus trabalhos às edições anuais do Solve. Os trabalhos também são baseados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs).

O Massachusetts Institute of Technology (MIT) é um dos principais centros de estudo e pesquisa em ciências, engenharia e tecnologia. Fundado em 1861, em Cambridge, nos EUA, o instituto formava profissionais que atendessem a demanda das indústrias, que cresciam a passos largos no país.

Em meados da década de 1930 o MIT passou a focar sua formação em pesquisas científicas de base e inovação tecnológica. São mais de uma centenas de milhares de alunos formados, quase 90 Prêmios Nobel para seus alunos, ex-alunos e professores. Localizado na cidade de Cambridge, Massachusetts (EUA), está em uma região com forte presença universitária – também estão lá as universidades de Harvard, Boston University e Tufts. Saiba mais sobre o Solve MIT: https://solve.mit.edu/

Como aluno da Pós-Unifor, você tem a opção de conhecer um dos maiores polos de tecnologia e criatividade do mundo. Na missão Vale do Silício, o aluno vivencia uma experiência concreta e ampla da mentalidade empreendedora do Vale, com foco na liderança para inovação.

A ideia da Missão é realizar uma complementação da visão formal de mercado, para consolidar um benchmarking de melhores práticas para a promoção do desenvolvimento empresarial.

Na programação, realizada uma vez por ano, durante uma semana e geralmente no mês de setembro, estão visitas a empresas consideradas modelos de sucesso a serem seguidos, de modo a proporcionar aos alunos as melhores experiências profissionais e a agregar fortes valores a suas carreiras.

Os alunos conhecem a realidade das empresas do Vale, entendem como funciona o modelo de empreendedorismo e inovação que elas trabalham e estudam como aplicar os conhecimentos realidade onde atuam. A seleção, com 20 vagas, é aberta a todos alunos Unifor e ao público externo, inclui análise curricular. As inscrições custam em média R$ 4.000.
O Vale do Silício, na Califórnia, é uma região na qual está situado um conjunto de empresas implantadas a partir da década de 1950 com o objetivo de gerar inovações científicas e tecnológicas, destacando-se na produção de circuitos eletrônicos e informática. Muitas empresas que hoje estão entre as maiores do mundo nasceram e estão presentes nesta região, a exemplo da Apple, Google, Facebook, Microsoft, Yahoo, HP.

Informações para contato

Secretaria da Pós-Graduação

  • E-mail de contato: latosensu@unifor.br
  • Fone de contato: 3477-3383
  • Endereço de contato: Bloco B
Atendimento via chat
Atendimento via chat