Mestrado Profissional em Administração

Um profissional apresenta dados empresariais para cinco executivos.

Esse curso é para quem quer…

... aprofundar-se nas discussões sobre os desafios e oportunidades mais atuais no domínio da gestão empresarial, combinando uma sólida formação acadêmica ao espírito da gestão voltado à transformação da realidade empresarial. Destina-se a executivos, empreendedores e demais profissionais de diferentes áreas do conhecimento que tenham esta necessidade.

com o objetivo de...

 … desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes valiosos que lhe permitam exercer a liderança transformadora em qualquer contexto organizacional, seja em nível local, seja em nível global.

Duração
24 meses

Carga Horária
450 horas

Vagas
25

Informações para contato

Coordenação: Prof. Afonso Carneiro Lima, Doutor

  • E-mail de contato: mpa@unifor.br
  • Fone de contato: 3477.3223/3166
  • Endereço de contato: Bloco B

Diferenciais

Como egresso do Mestrado Profissional em Administração de Empresas da Unifor, você estará preparado para compreender o ambiente de negócios de forma sistêmica, para tomar decisões baseadas em dados e conhecimentos consolidados e administrar situações que envolvam o comportamento humano. Essas são competências profissionais fundamentais para a atuação em qualquer ambiente empresarial.

O Mestrado Acadêmico em Administração prepara o aluno para se tornar um pesquisador e professor no âmbito do ensino superior. Geralmente, o profissional segue sua carreira com o doutorado. O Mestrado Acadêmico é uma formação baseada em contribuições
teóricas, na produção científica de alto impacto e na aplicação ferramental analítico para a solução de problemas organizacionais reais.

O MPA Unifor prepara o aluno para a prática da administração nas diversas organizações, sem deixar de lado a forte base teórica. Ele alinha teoria a competências analíticas, de liderança e de tomada de decisão, elementos fundamentais ao perfil executivo contemporâneo.

Ambos conferem os mesmos privilégios aos seus participantes, em especial o de atuar no magistério superior. Além do conhecimento atual e relevante em suas linhas de pesquisa, eles conferem o domínio de técnicas e procedimentos científicos específicos essenciais
para a tomada de decisão.

O MPA Unifor utiliza abordagens didáticas inovadoras em suas diversas disciplinas: aprendizado autodirigido, ensino colaborativo e o método do caso, o mesmo aplicado pela Harvard Business School, uma das mais influentes escolas de negócios do mundo. Aqui, o foco é na formação do aluno enquanto tomador de decisões e líder. Para isso, as experiências do aluno são utilizadas em sala de aula e sua produção intelectual publicada em congressos e revistas técnicos e científicos. 

Buscando oferecer uma formação alinhada à prática sem deixar de lado o rigor teórico e metodológico inerente à tomada de decisão, o MPA Unifor adota periódicos científicos de referência no auxílio à formação do aluno. Além disso, o modelo de dissertação do MPA Unifor é diferenciado; considera-se o potencial da proposta para uma ação de intervenção com repercussões de impacto. O curso conta ainda com um módulo internacional em uma das mais importantes universidades no mundo, a Columbia University em Nova York, Estados Unidos.

Aqui, há forte alinhamento com o mercado profissional, por meio da utilização de metodologias de ensino adequadas à moderna educação empresarial.

Como aluno do curso, você poderá criar e manter uma rede de relacionamentos com professores, pesquisadores e profissionais de mercado. Além de ser reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), o MPA Unifor é reconhecido por outras instituições de ensino e empresas em todo o País.

Com uma ênfase internacional, o MPA Unifor está aberto a candidatos que concluíram sua graduação nas áreas de Administração,Economia, Contábeis, Engenharias e outras áreas afins reconhecidos pelo MEC.

Aqui, você dispõe de professores doutores integralmente vinculados à instituição, além de gestores e executivos que atuam como professores parceiros. Por meio de projetos de pesquisa com professores de ambos os grupos, ocorre a geração de conhecimento relevante para a compreensão do ambiente de negócios e das ações organizacionais em diversas esferas.

Ao longo do curso, você estará em contato com diversas atividades didáticas, de natureza teórica e aplicada, todas elas estruturadas em torno da produção intelectual voltada a ações e projetos organizacionais. Algumas delas são: casos de ensino, ensino cooperativo, seminários, desafios competitivos, simulações. 

Somado aos encontros relativos às disciplinas, o MPA Unifor realiza periodicamente os Encontros de Gestão Empresarial e Seminários Experiência e Negócios, com a participação de gestores e executivos para debater questões inovadoras no âmbito da administração e os Workshops de Formação Específica, em que competências e ferramentas são apresentadas aos alunos visando ao aperfeiçoamento técnico.

O MPA Unifor tem como objetivo geral cultivar profissionais qualificados para atuar como gestores organizacionais ou como empreendedores em novos negócios, privilegiando o desenvolvimento de competências essenciais para a competitividade tanto
a nível regional quanto a nível global.

Especificamente, o MPA Unifor promove, por meio de recursos e esforços didáticos inovadores, uma formação contemporânea e multidisciplinar da Administração, reconhecendo a relevância e a contribuição de suas diferentes áreas para a prática
gerencial de alto nível no contexto global.

Na mesma linha, o MPA Unifor desenvolve continuamente o potencial de produção científica e tecnológica de alto nível alinhada à liderança de mudanças e inovações organizacionais. Também consolida e expande relacionamentos de parceria e colaboração
em pesquisas acadêmicas e aplicadas com universidades e centros de pesquisa renomados no Brasil e no exterior.

Por fim, o MPA Unifor incentiva e apoia o relacionamento com organizações e com a sociedade como um todo por meio da liderança e da participação em iniciativas e projetos transformadores que tenham em sua essência o crescimento e o desenvolvimento econômico, social e ambiental.

O MPA Unifor tem parceria com duas das mais renomadas universidades no mundo: Columbia University e Harvard University, esta por meio de um convênio com a Harvard Business School.

Por meio da parceria com a Columbia University um módulo internacional foi confeccionado em duas etapas. A primeira parte compõe a formação em Negociação e Resolução de Conflitos, realizada no campus da Unifor por professor da Columbia
University. A segunda parte do módulo envolve uma formação de uma semana em torno de questões atuais em Empreendedorismo e Inovação, Marketing e Empresas Familiares realizada no campus da Columbia University. São ainda previstas visitas técnicas a empresas de classe mundial com sede ou representações em Nova York.

A parceria do MPA Unifor com a Harvard Business School permite um conjunto de conteúdos exclusivos aos participantes do curso. Por meio da disciplina Microeconomia da Competitividade, a geração de conteúdos como casos de ensino, artigos e relatos
envolvendo os temas de competitividade empresarial, local ou regional podem ser compartilhados e discutidos com uma extensa rede de colaboradores vinculados à comunidade da Harvard Business School.

A inserção internacional faz parte da preocupação com a excelência na formação executiva. O MPA Unifor busca, com isso, ampliar as oportunidades de aprendizado e de relacionamento no exterior aos alunos, acarretando impactos positivos em suas carreiras.

Área de Concentração: Gestão Empresarial

 

 Mercado, Estratégia e Finanças (MEF)
 

A linha de pesquisa Mercado, Estratégia e Finanças (MEF) atua em uma perspectiva abrangente, envolvendo aspectos relacionados às estratégias de mercado, posicionamento de empresas, competição e concorrência, estratégia e gestão financeira, controladoria, governança e tomada de decisão. Dentre as disciplinas obrigatórias ministradas, estão: Estratégia Empresarial, Gestão Financeira, Marketing Estratégico, Controladoria Estratégica, e Modelos de Otimização Aplicados à Tomada de Decisão. Os candidatos selecionados para atuar nesta linha de pesquisa devem ter forte orientação para o mercado e responsabilidades relacionadas ao tomador de decisão em níveis tático e estratégico.



Pessoas, Inovação e Sustentabilidade (PIS)
 

A linha de pesquisa Pessoas, Inovação e Sustentabilidade (PIS) atua em uma perspectiva abrangente, que considera os líderes como indutores de processos de inovação e da sustentabilidade, focando questões como empreendedorismo, empreendedorismo corporativo, gestão de pessoas e formação de lideranças. Dentre as disciplinas obrigatórias ministradas, estão: Gestão para a Sustentabilidade, Gestão Empreendedora, Gestão da Tecnologia e da Inovação, Gestão Estratégica de Pessoas, Desenvolvimento de Lideranças. Os alunos selecionados para atuar nesta linha de pesquisa devem ter uma orientação para o desenvolvimento de questões comportamentais.

Dúvidas frequentes sobre o MPA

O Mestrado Acadêmico em Administração tem como objetivo preparar o aluno para se tornar professor e pesquisador em instituições de ensino superior e de pesquisa, geralmente seguindo sua carreira com o Doutorado. Trata-se de uma formação focada para a produção de conhecimento de alto nível.

O objetivo do Mestrado Profissional, por sua vez, é propiciar ao aluno uma base teórica relevante, ferramentas e métodos de pesquisa, habilitando-o à tomada de decisão frente a situações complexas nas organizações. Assim, o Mestrado Profissional alinha teoria a competências analíticas, de liderança e de tomada de decisão, elementos essenciais ao perfil executivo contemporâneo.

Sim. O Mestrado Profissional é um curso Stricto Sensu, assim como o Mestrado Acadêmico. Isso quer dizer que o graduado deve ser capaz de conduzir pesquisas científicas em sua área de expertise.

O curso tem duração total de 24 meses, devendo o aluno defender sua dissertação dentro desse período. Somente em casos excepcionais, mediante requerimento específico e avaliação pelo colegiado de professores do curso, pode haver extensão desse prazo.

Atualmente, as aulas do curso estão concentradas em três dias da semana, uma vez por mês: quintas, sextas-feiras e sábados.

Os horários das aulas são: quinta-feira, das 16h às 22h; sexta-feira, das 08h às 17h e sábado, das 8h às 17h.

Cumprimento dos créditos conforme o regimento interno do curso, incluindo a defesa da dissertação, bem como a submissão (com respectivo comprovante) de pelo menos um artigo realizado no período do curso em uma revista científica registrada na lista Qualis Capes (B1).

A dissertação deve ser defendida até o prazo de 24 meses. Somente em casos excepcionais, mediante requerimento específico e avaliação pelo colegiado de professores do curso, pode haver extensão desse prazo.

Sim. O candidato ou aluno deverá apresentar, até o término do curso, comprovação de proficiência no idioma. São aceitas declarações de cursos de idiomas e laudos de profissionais devidamente habilitados e declarações de exames padronizados (Teste ANPAD, TOEFL e Cambridge).

O módulo internacional é realizado uma vez por ano, por turma. Normalmente, o módulo acontece no mês de junho, podendo haver alterações.

Sim. O requisito é ser aluno matriculado no Mestrado Profissional em Administração da Unifor ou aluno egresso, desde que cumpridos os compromissos junto à Unifor.

As aulas geralmente iniciam no mês de maio, podendo haver ajustes no calendário.

Docente: Tiago Jessé Souza de Lima    
CH: 30    
Créditos: 2    
Linha de Pesquisa: Núcleo Metodológico    
Obrigatória

Docente: Luciana Maria Maia Viana
CH: 30 Créditos: 2
Linha de Pesquisa: Núcleo Metodológico
Obrigatória

Docente: Heber José de Moura    
CH: 30    
Créditos: 2    
Linha de Pesquisa: Núcleo Metodológico    
Obrigatória

Docente: Afonso Carneiro Lima    
CH: 30    
Créditos: 2    
Linha de Pesquisa: Mercado, Estratégia e Finanças    
Obrigatória

Docente: Sérgio Henrique Arruda Cavalcante Forte    
CH: 30    
Créditos: 2    
Linha de Pesquisa: Mercado, Estratégia e Finanças    
Obrigatória


 

Docente: Bruno Cals de Oliveira    
CH: 30    
Créditos: 2    
Linha de Pesquisa: Mercado, Estratégia e Finanças    
Obrigatória
 

Docente: José Sarto Freire Castelo    
CH: 30    
Créditos: 2    
Linha de Pesquisa: Mercado, Estratégia e Finanças    
Obrigatória
 

Docente: Paulo Roberto Nunes    
CH: 30    
Créditos: 2    
Linha de Pesquisa: Mercado, Estratégia e Finanças    
Obrigatória

Docentes: Afonso Carneiro Lima e José Milton de Sousa Filho    
CH: 30    
Créditos: 2    
Linha de Pesquisa: Mercado, Estratégia e Finanças    
Eletiva

Docente: Plácido Rogério Pinheiro    
CH: 30    
Créditos: 2    
Linha de Pesquisa: Mercado, Estratégia e Finanças    
Eletiva

Docente: José Renato Ferreira Barreto    
CH: 30    
Créditos: 2    
Linha de Pesquisa: Pessoas, Inovação e Sustentabilidade    
Obrigatória/Optativa

Docente: Francisco Carlos Barbosa dos Santos    
CH: 30    
Créditos: 2    
Linha de Pesquisa: Pessoas, Inovação e Sustentabilidade    
Obrigatória/Optativa

Docente: José Milton de Sousa Filho    
CH: 30    
Créditos: 2    
Linha de Pesquisa: Pessoas, Inovação e Sustentabilidade    
Obrigatória/Optativa

Docente: Ricardo Fialho Colares    
CH: 30    
Créditos: 2    
Linha de Pesquisa: Pessoas, Inovação e Sustentabilidade    
Obrigatória/Optativa

Docente: José Renato Ferreira Barreto    
CH: 30    
Créditos: 2    
Linha de Pesquisa: Pessoas, Inovação e Sustentabilidade    
Eletiva

Docente: Convênio Columbia University     
CH: 15    
Créditos: 1    
Linha de Pesquisa: Seminários    
Eletiva

Docente: João André de Barros Teixeira    
CH: 15    
Créditos: 1    
Linha de Pesquisa: Seminários    
Eletiva
 

Docente: Marcos Marinelli    
CH: 15    
Créditos: 1    
Linha de Pesquisa: Seminários    
Eletiva

Linha de pesquisa: Mercado, Estratégia e Finanças (MEF)

Linha de Pesquisa: Núcleo Metodológico

Linha de Pesquisa: Núcleo Metodológico

Linha de Pesquisa: Núcleo Metodológico

Linha de Pesquisa: Mercado, Estratégia e Finanças

Linha de Pesquisa: Mercado, Estratégia e Finanças

Linha de Pesquisa: Mercado, Estratégia e Finanças

Linha de Pesquisa: Mercado, Estratégia e Finanças

Linha de Pesquisa: Pessoas, Inovação e Sustentabilidade

Linha de Pesquisa: Mercado, Estratégia e Finanças

Linha de Pesquisa: Pessoas, Inovação e Sustentabilidade

Linha de Pesquisa: Pessoas, Inovação e Sustentabilidade

Linha de Pesquisa: Pessoas, Inovação e Sustentabilidade

Linha de Pesquisa: Seminários

Linha de Pesquisa: Seminários

Dissertações Defendidas

 

O investimento no Mestrado Profissional em Administração de Empresas é composto por 30 parcelas fixas de R$ 2.288,00.

 

Caro aluno(a), 

Se você deseja saber mais sobre o Mestrado Profissional em Administração, faça aqui sua pré-inscrição

Informamos que as matrículas para o curso abrirão em breve e que enviaremos, por e-mail, as informações. Caso tenha alguma dúvida é só nos ligar no telefone (85) 3477-3166. 

Até logo!

______________________________________________________________________________________________________________________

Foi divulgado o resultado da seleção 2018 para o Mestrado Profissional em Administração da Unifor. O Edital Nº 01/2018 estabelece todas as condições de inscrição, documentação necessária, seleção, número de vagas e calendário para admissão e matrícula.

> CONFIRA O RESULTADO
> CONFIRA OS DIAS E HORÁRIOS DAS ENTREVISTAS
> CONFIRA OS CANDIDATOS APROVADOS PARA ENTREVISTA

Ao todo, são 25 vagas destinadas a profissionais da área do Administração bem como de áreas afins, desde que possuam atuação profissional ligada ao campo da Administração. Os candidatos devem possuir diploma de Curso Superior de Graduação reconhecido por órgão competente.

O processo seletivo contemplará três etapas. Os candidatos serão submetidos à análise do projeto de pesquisa, entrevista (18 a 20 de abril) e análise do currículo. Os resultados serão divulgados a partir de 24 de abril e a matrícula será realizada entre os dias de 3 e 4 de maio. O início das aulas está previsto para maio de 2018.

Serviço

Seleção para o Mestrado Profissional em Administração
Edital Nº 01/2018
Ficha de inscrição
Modelo de Projeto
Mais informações: (85) 3477.3166 ou mpa@unifor.br