5 dicas para você dominar sua geladeira

Geralmente, quando vamos ao supermercado, já temos uma listinha pronta do que precisamos obter para abastecer nosso carrinho de compras. Muito do que consumimos faz parte de hábitos diários, mas é importante sabermos que certos alimentos podem interferir, a longo prazo, na nossa saúde.

Você toma o cuidado de buscar informações mais detalhadas sobre o que está indo para a sua geladeira?

Conversamos com a nutricionista Karine Holanda, egressa do curso de Nutrição da Universidade de Fortaleza, para nos ajudar com essa tarefa. Ela traz 5 dicas do que devemos evitar comprar e consumir, já que alguns produtos podem trazer problemas de saúde.

1. Peito de peru

Apesar de baixo teor de gordura, o peito de peru tem alta quantidade de sódio (400 mg em 40 g, equivalente a duas fatias), aditivos químicos, conservantes artificiais e corantes artificiais. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o consumo diário de 50 g (3 ou 4 fatias) de peito de peru aumenta em 18% o risco de câncer colorretal.

Alguns desses embutidos ainda contêm glutamato monossódico, um realçador de sabor que está relacionado a doenças neurológicas como Alzheimer. A indicação da nutricionista é, se possível, trocar esse item por frango desfiado, carne moída magra, ovo, atum ou tofu.

2. Margarina

A margarina é um alimento ultraprocessado, obtido pelo processo de hidrogenação de óleos vegetais, que para ficar sólida tem sua temperatura bastante elevada, o que implica na modificação da gordura original em parcialmente saturada e trans (hidrogenadas).

Essa gordura, por ser inflamatória, altera o perfil lipídico, leva ao aumento de peso e obesidade e doenças cardiovasculares, além de piorar dores. Karine Holanda explica que a margarina também possui em sua composição conservantes e estabilizantes artificiais.

3. Suco de caixinha

Boa parte desses sucos de caixinha, na verdade, são classificados como néctar, contém entre 20% e 30% da fruta diluídos em água. O néctar costuma ter boas doses de açúcar, além de conservantes e outros aditivos artificiais. Uma opção prática e mais saudável são as polpas de fruta ou sucos integrais (sem adição de corantes ou conservantes e com até 10% de açúcar).

4. Barrinha de cereal

A verdade é que há barrinhas e barrinhas, destaca a nutricionista. Algumas delas são repletas de açúcar, com poucas fibras e cheias de gordura saturada. Fique de olho no rótulo! Evite barras de cereais onde os primeiros ingredientes sejam glicose, açúcar ou chocolate. Procure por barrinhas que contenham menor quantidade de gordura e maior quantidade de fibra. Evite ainda aquelas que têm ingredientes como: açúcar invertido, xarope de glicose, maltodextrina e gordura hidrogenada (trans). Quer opções para substituí-la? Fruta e castanhas!

5. Embalagens de plástico

Evite guardar alimentos em embalagens de plástico, pois eles dispersam bisfenol (BPA), substância que tem associação com obesidade, alterações hormonais (como menstruação precoce em meninas, infertilidade em homens e mulheres), distúrbios da tireoide, além de câncer de mama, ovário e testículo.

Reduza ou substitua o plástico por embalagens e garrafas de vidro. A sua saúde e a do planeta agradecem!

Estude Nutrição na Unifor

O aluno formado em Nutrição pela Unifor leva consigo o preparo para o exercício profissional nos mais diversos campos de atuação, além de uma formação humanista com foco na ética, responsabilidade social e fortalecimento dos valores constitucionais.

Confira aqui as oportunidades e benefícios de estudar em uma das melhores universidades particulares da América Latina.