A importância de atualizações e metodologias inovadoras na medicina

sex, 4 agosto 2023 15:14

A importância de atualizações e metodologias inovadoras na medicina

O radiologista Márcio Braga explica os novos deveres durante a formação acadêmica 


Os estudantes de medicina da Unifor desfrutam de vários métodos de aprendizagem durante a graduação (Foto: Getty Images)
Os estudantes de medicina da Unifor desfrutam de vários métodos de aprendizagem durante a graduação (Foto: Getty Images)

Dentre as várias camadas necessárias para se tornar um profissional qualificado, é essencial a obtenção do conhecimento e sua transmissão com qualidade para o receptor. Assim, se faz necessário mudanças no perfil para atuar dentro de uma área específica. Esses atributos podem ser observados em Márcio Braga, médico radiologista e professor do curso de Medicina da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz.

Enquanto docente, o profissional utiliza sua especialização, que se relaciona com diversos campos médicos, tanto nas disciplinas básicas como anatomia, quanto nas especialidades clínicas e cirúrgicas, para passar um ensinamento qualificado aos seus alunos. Tal atitude favorece a integração dentro da sala de aula e a facilidade para a definição de diagnósticos. 

A partir de sua experiência ao longo dos anos, o radiologista reconhece a importância de atualizações e metodologias ativas de ensino dentro da medicina, aliadas às dinâmicas no ambiente acadêmico, como aulas práticas, integração de conteúdos e sala de aula invertida. É fundamental que as atividades estejam conectadas com os problemas e necessidades da população e levem em consideração o uso da tecnologia, que pode atuar como facilitadora do aprendizado.

Devido à profissão lidar diretamente com pessoas, as questões éticas e humanas também precisam estar em constante avaliação. Portanto, dedicação, empatia e atenção precisam caminhar juntas no ensino aos discentes


"A universidade prepara os alunos com atividades voltadas para a preocupação didático-pedagógica de valores e virtudes ético-morais, pois a formação médica atual requer profissionais com formação humanista e não apenas técnica e pragmática" — Márcio Braga, médico radiologista e professor de medicina na Unifor.

Publicações como aliadas no aprendizado

Outro fator fundamental que ajuda e estimula o aprendizado na sala de aula são estudos publicados, que podem ser utilizados pelos professores como ferramenta e recurso adicional na hora de lecionar. O radiologista Márcio Braga, por exemplo, possui 2 importantes trabalhos publicados com alcances internacionais.

Um dos estudos se trata do High Prevalence of Metabolic Syndrome in Patients With Psoriatic Arthritis From Northeastern Brazil: Association With Traditional Cardiovascular Risk Factors and Biologic Disease-Modifying Antirheumatic Drugs. Publicado na revista Journal of Clinical Rheumatology, o artigo discute a relação da síndrome metabólica com a Artrite Psoriática no Nordeste do Brasil.

Outro estudo realizado pelo docente, intitulado Prevalence of sacroiliitis and acute and structural changes on MRI in patients with psoriatic arthritis aborda também a situação da Artrite Psoriática, porém investiga seu elo com alterações agudas e estruturais na ressonância magnética, a partir da prevalência de Sacroileíte. O trabalho foi publicado na Revista Nature.

Braga explica que esses tipos de trabalho servem como referência na pesquisa e na resolução de casos clínicos abordados em sala de aula, funcionando como atenuadores durante a aprendizagem. Nesse sentido, o curso de Medicina da Unifor possui iniciativas de inovação e pesquisa voltadas tanto para os professores como para os alunos, por meio de projetos de iniciação científica nas diversas áreas do conhecimento, monitorias, ligas acadêmicas, encontros científicos e até mesmo intercâmbios.