null Aluno realiza o sonho de estudar Medicina

Qua, 10 Abril 2019 10:47

Aluno realiza o sonho de estudar Medicina

Disciplina e força de vontade são características daqueles que almejam o sucesso. Exemplo disso é o estudante Lincoln Carneiro Saraiva, de 19 anos, que realizou o sonho de cursar Medicina

Lincoln Carneiro Saraiva, estudante do curso de Medicina da Unifor. Foto: Ares Soares.

Em 2004, ao ingressar na Escola de Aplicação Yolanda Queiroz, da Fundação Edson Queiroz, que oferta educação gratuita às crianças do Infantil V até a 5ª série do Ensino Fundamental, Lincoln Carneiro Saraiva já trazia consigo o sonho de estudar Medicina. O aluno permaneceu na escola até 2007, e, por seu ótimo desempenho, recebeu bolsa integral para cursar o ensino médio em escola privada de Fortaleza.

“A Escola de Aplicação Yolanda Queiroz sempre proporcionou a mim e às crianças da comunidade do entorno da Universidade de Fortaleza todo aparato educacional, sem nenhum custo. Como fui um dos destaques nas notas e comportamento na escolinha, ganhei uma bolsa integral para estudar o Ensino Médio em um dos melhores colégios particulares de Fortaleza”, revela Lincoln.

Vindo de família simples do bairro Edson Queiroz, Lincoln Carneiro Saraiva é exemplo de que com determinação é possível alcançar seus objetivos. Em 2017, Lincoln passou no curso de Medicina da Unifor e começou a realizar o sonho de estudar medicina.

Lincoln contou ainda que a sua vivência no Ensino Médio não foi das melhores por conta da disparidade social, mas confessa que isso o fez enxergar que seu futuro profissional seria fazendo o bem ao maior número de pessoas.

“Passar em Medicina na Unifor foi o começo do meu grande sonho de criança. Saber que num futuro bem próximo eu farei o bem para muitas pessoas é de uma alegria que não tem explicação. Sei que ainda falta muito para eu concluir o curso, mas pretendo seguir na área de clínico geral ou cirurgião”, conta.

Lincoln afirma que cursar Medicina é muito melhor do que tudo que imaginava viver um dia. “Minha família tem base humilde e, para ajudar nas despesas, minha avó e minha mãe faziam faxinas, meu avô trabalhava com carpintaria e meu pai fazia trabalhos avulsos como pedreiro. A minha história me fez ver o mundo de outra forma e por isso dou tanto valor aos estudos e o que ele pode acrescentar aos meus dias”, relata Lincoln.

De acordo com ele, foi na Escolinha onde viveu uma das épocas mais importantes e felizes de sua vida. Isso porque o amor e carinho que todas as professoras tinham por ele o fizeram acreditar que o melhor estava por vir. “Desde a época em que eu aprendi a ler e a escrever com as professoras da Escola Yolanda Queiroz, tinha comigo a certeza de que o mundo era bem maior e que eu podia conquistar o que eu quisesse, a partir dos estudos. Sou eternamente grato a tudo que os estudos me proporcionam, principalmente à Unifor”, afirma Lincoln.

Segundo a diretora da Escola de Aplicação Yolanda Queiroz, professora Mônica Galeão, Lincoln sempre foi exemplo para todas as pessoas que convivem com ele. “Ele cursou educação infantil e Ensino Fundamental até o 2º ano na Escola. Ao final da última série foi contemplado com uma bolsa num colégio particular de Fortaleza, por meio de convênio com a Fundação Edson Queiroz. Aluno olímpico até o 3º ano do Ensino Médio, sempre mostrou compromisso e dedicação com os estudos. Foi aprovado em 1º lugar no vestibular da Unifor em Fisioterapia e logo em seguida aprovado em Medicina, onde vem realizando o seu grande sonho. Lincoln mostra muito apreço pela Escolinha, estando presente nos eventos e fazendo visitas sempre que possível. Sua intervenção junto ao curso de medicina deixou a todos cheios de orgulho, pois foi possível presenciar o crescimento de um ex-aluno além de sua realização pessoal”, acrescenta Mônica.

Escola de Aplicação Yolanda Queiroz

Inaugurada em 1982, a Escola de Aplicação Yolanda Queiroz oferece educação de qualidade às crianças das comunidades circunvizinhas à Universidade, a fim de proporcionar ensino diferenciado aos alunos. Localizada dentro do campus da Unifor, a Escola proporciona anualmente educação gratuita a cerca de 540 crianças do Infantil 4 até a 5ª série do ensino fundamental. Os alunos recebem gratuitamente também material escolar, refeições e fardamento. A matriz curricular da escola é enriquecida com atividades como informática, artes plásticas, música, leitura e educação física.

Medicina

No curso de Medicina da Unifor, o aluno é preparado para exercer uma profissão complexa, com muitas opções de atuação profissional no campo clínico, nas várias especialidades e espaços de prática (hospitais, ambulatórios e consultórios), na pesquisa, na saúde pública e na gestão. Considera-se que a saúde não é apenas a ausência de doenças, mas sim um estado de bem-estar em que a pessoa se encontra em plenas condições físicas, psicológicas, emocionais e até mesmo, sociais.

Avaliada com nota máxima (5) pelo Ministério da Educação (MEC), a graduação está estruturada com todos os recursos para propiciar o pleno seguimento da carreira profissional. Para isso, conta com uma estrutura arrojada de laboratórios, biblioteca, centros de saúde, recursos de tecnologia da informação, aliada a um corpo docente com formação acadêmica e experiência clínica de alto nível. Isso permite ao estudante desenvolver um sólido domínio dos conhecimentos necessários à compreensão dos processos relacionados à prática médica, com ênfase na ética e no interesse permanente pelo aprendizado.

O currículo possui disciplinas básicas e clínicas da graduação integradas em módulos, com conteúdo orientado por sistemas orgânicos, ciclos de vida e apresentações clínicas, com inserção precoce nos campos de prática e interação ensino-serviço-comunidade. O curso conta também com diversos projetos especiais, entre eles a Cerimônia do Jaleco, a Cerimônia do Interno, a Comenda do Mérito Médico, o Pet-Medicina, as Ligas acadêmicas e os grupos de estudos.