null Atividades esportivas da Universidade de Fortaleza retornam a partir de 14 de setembro

Qui, 10 Setembro 2020 20:03

Retomada gradual será dividida em três etapas ao longo do mês. Academia Unifor funcionará mediante agendamento e reservas já podem ser realizadas.

Setores e equipamentos da Universidade de Fortaleza seguem os protocolos de biossegurança para a retomada das atividades esportivas presenciais. (Foto: Ares Soares)

A partir desta segunda-feira, dia 14 de setembro, a Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, inicia o retorno gradual de suas atividades esportivas presenciais. Dentre as principais atividades que voltarão a funcionar nesta etapa inicial está a Academia Unifor, operando mediante agendamento individual dos usuários. Alunos, professores funcionários e ex-alunos da Unifor já podem marcar seus horários de treinos por telefone 3477-3616.

A retomada das atividades físicas no campus da Unifor será dividida em três etapas. Além da Academia para o público interno da Universidade, a primeira parte do plano também engloba o funcionamento das assessorias esportivas de modalidades ao ar livre; dos treinos de algumas seleções desportivas; e das atividades práticas do curso de Educação Física. A abertura da Academia ao público externo está programada para segunda etapa, que se inicia dia 21 de setembro.

Chefe da Divisão de Assuntos Desportivos da Vice-Reitoria de Extensão da Unifor, o professor Ralciney Barbosa explica que, mesmo com o decreto governamental autorizando o retorno das academias de ginástica ainda em julho, a Unifor decidiu esperar um cenário mais sólido para “voltar à ativa”. “O que levou a Universidade a tomar essa decisão foi esse momento de queda em relação aos infectados e às mortes ocasionadas pelo coronavírus. É o momento adequado e vamos seguindo todos os protocolos”, pontua o professor.

Academia Unifor

Seguindo uma série de medidas de biossegurança e distanciamento social, a Academia Unifor retomará suas atividades presenciais com um funcionamento diferenciado, visando a proteção e bem-estar de seus usuários. A presença de pessoas estará restrita a 20 indivíduos reunidos por vez, estando estes grupos distribuídos ao longo do dia em turnos com uma hora de duração cada. Entre uma sessão e outra, haverá um intervalo de dez minutos para a higienização do ambiente e preparação para a turma seguinte.

Além da disponibilização de álcool em gel para as mãos e álcool líquido para a higienização individual dos equipamentos, medidas de segurança como aferição de temperatura na entrada da Academia e permanência restrita a uma hora por usuário serão adotadas. Os bebedouros só estarão disponíveis para encher garrafas e recipientes, assim como o uso do banheiro estar restrito para banhos e trocas de roupas. O indicado é que a pessoa já esteja vestida para o treino ao chegar na Academia.

Todas as áreas e setores de atividades desportivas têm seus protocolos [de biossegurança] e preparamos todos os ambientes com total segurança para que o aluno possa se sentir tranquilo na sua prática de atividade física”, ressalta Ralciney.

Demais atividades

Ao longo do planejamento de retomada das atividades esportivas na Universidade, as etapas foram separadas pensando na preparação dos ambientes e na segurança individual e coletiva dos atletas e praticantes de exercícios casuais. Confira abaixo como está a divisão dos serviços e suas previsões.

1ª etapa (14/09)
- Academia Unifor (público interno)
- Assessorias esportivas ao ar livre (Natação, Futebol, Tênis e Corrida)
- Pilates
- Seleções ao ar livre (Atletismo)
- Atividades práticas do curso de Educação Física

2ª etapa (21/09)
- Academia Unifor (público externo)
- Assessorias esportivas (Muay Thai, Jiu Jitsu e Krav Maga)
- Horário livre da piscina (limite de 16 pessoas por hora)

3ª etapa (sem previsão)
- Escola de Esportes
- Projetos esportivos indoor
- Assessorias esportivas em locais fechados (Ginástica Rítmica e Voleibol)
- Locações avulsas
- Eventos de médio e grande porte

Academia Unifor
Local: Bloco X, próximo ao Ginásio Poliesportivo no campus da Unifor.
Acesso realizado mediante agendamento, que podem ser realizado presencialmente ou por telefone.

Horário: A partir de segunda-feira (14/09), de 5h30 às 22h20.