null Ciclo de Atualização em Saúde Coletiva aborda sistemas alimentares em evento online

Encontro é uma iniciativa do curso de Nutrição da Universidade de Fortaleza e acontece no dia 17 de outubro

Os Ciclos de Atualização são eventos semestrais feitos para atualizar os alunos quanto a assuntos relevantes à profissão e ao mercado de trabalho do nutricionista (Foto: Getty Images)

O curso de Nutrição da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, realiza mais uma edição do Ciclo de Atualização em Saúde Coletiva no dia 17 de outubro, às 18h. O evento acontece de forma remota, por meio da plataforma Google Meet, e tem “Sistemas Alimentares” como temática norteadora. O evento é aberto ao público e a transmissão acontece por meio deste link. Para participar, basta clicar aqui e se inscrever.

O encontro é voltado para alunos, docentes, profissionais de nutrição e de outras áreas da saúde. Quem guiará a palestra será a nutricionista Aline Martins de Carvalho, mestre e doutora em Nutrição em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), com mediação de Armenia Uchoa de Mesquita, professora da graduação em Nutrição da Unifor, mestre em Saúde Pública pela Universidade Estadual do Ceará (UFC) e doutoranda em educação pela World University Ecumenical, na Flórida.

Conheça as participantes

(Foto: Arquivo Pessoal)

Aline Martins de Carvalho: graduada em Nutrição, mestre e doutora em Nutrição em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP). Realizou estágios de pesquisa junto ao Department of Nutrition da Harvard School of Public Health e Department of Nutritional Sciences da University of Michigan. Atualmente, é professora doutora junto ao Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP, participa do Grupo de Estudos Epidemiológicos e Inovação em Alimentação e Saúde (GEIAS) da FSP/USP e do Grupo de Estudos em Saúde Planetária do IEA/USP. É coordenadora do Núcleo de Extensão da USP Sustentarea e tem experiência nas áreas de nutrição, saúde coletiva e alimentação coletiva, atuando principalmente com alimentação sustentável e sistemas alimentares.

(Foto: Arquivo Pessoal)

Armenia Uchoa de Mesquita: possui graduação em Nutrição e mestrado em Saúde Pública pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). É doutoranda em educação pela World University Ecumenical, na Flórida. Atualmente, é nutricionista do Governo do Estado do Ceará, atuando no Hospital Carlos Albert Studart Gomes (Hospital de Messejana); coordenadora titular do Comitê de Ética do Hospital Carlos Alberto Studart Gomes (Hospital de Messejana); e professora da Universidade de Fortaleza. Tem experiência na área de saúde coletiva, com ênfase na atenção básica, atuando principalmente no seguinte tema: alimentação saudável e nutrição materno infantil. Ademais, possui experiência em assistência de pacientes críticos, coordena um grupo de estudos avançado em nutrição cardiorrespiratória e participa do grupo de estudo de nutrição em cuidados paliativos.

Estude Nutrição na Unifor

Criado em 2002, o curso de Nutrição da Universidade de Fortaleza é referência em excelência no processo de ensino-aprendizagem, com a utilização de metodologias ativas. A graduação apresenta projeto didático-pedagógico inovador, matriz com integração curricular, atenta às tendências do mercado e diretrizes do MEC, que atribuiu o conceito 4 ao curso, numa escala de 1 a 5.

Durante quatro anos, o discente participa de eventos didáticos, encontros com egressos, iniciação à docência e científica, atividades culturais e de extensão. Outros diferenciais da graduação em Nutrição da Unifor são os programas de apoio ao estudante, além da inserção do aluno em pesquisas, monitorias acadêmicas, grupos de estudo, intercâmbios internacionais, programas de extensão, ciclos de atualização e fóruns de pesquisa, dentre outros. O curso conta ainda com módulos optativos que enfatizam áreas como esporte, gastronomia e oncologia.

+Clique aqui e se inscreva no Processo Seletivo 2023.1

Ciclo de Atualização em Saúde Coletiva 2022.2