null Com nota máxima, MEC aprova graduação EAD em Direito da Unifor

Seg, 3 Outubro 2022 18:03

Com nota máxima, MEC aprova graduação EAD em Direito da Unifor

Ministério da Educação avaliou a organização didático-pedagógica do curso, o corpo docente e a infraestrutura digital da Universidade de Fortaleza

Modalidade de ensino mais inclusiva, o EAD é uma tendência no Brasil e no mundo (Foto: Getty Images)

O Ministério da Educação (MEC) aprovou com nota máxima (5) a criação da graduação em Direito da Universidade de Fortaleza – instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz – na modalidade de Ensino a Distância (EAD). Em visita à Unifor, os avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), vinculado ao MEC, analisaram a organização didático-pedagógica do curso, o corpo docente e a infraestrutura digital da instituição.

Embora o MEC, principal indicador de qualidade do ensino superior, tenha avaliado e aprovado a criação do curso, ainda não há data de início das matrículas. Isso porque o funcionamento dos cursos de Direito em EAD no Brasil ainda depende da autorização a ser publicada no Diário Oficial da União (DOU).

Nota máxima

A fim de avaliar a educação superior, o Inep analisa critérios objetivos de qualidade e excelência. Por meio de notas que vão de 1 a 5, a entidade avalia instituições que atendem plenamente aos parâmetros de qualidade para funcionarem.

Nesse sentido, cursos com conceito 5 são considerados de excelência, vistos como referência pelos demais. “Segundo o relatório apresentado pelos avaliadores, cumprimos todas as dimensões exigidas. Dessa forma, o curso EAD em Direito da Unifor está autorizado com nota máxima”, destaca a coordenadora da graduação, professora Fabíola Bezerra.

De acordo com a docente Fabíola Bezerra, os estudantes do EAD terão a mesma estrutura didático pedagógico que os alunos do presencial, com a vantagem de estudar remotamente (Foto: Ares Soares)

“Foi uma grande vitória da equipe do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) com apoio da Vice-Reitoria de Ensino de Graduação e Pós-Graduação (VRE), em parceria com os profissionais da Diretoria de Tecnologia (DTec), professores, tutores, colaboradores. Enfim, uma equipe trabalhando em conjunto para atender as exigências do MEC, que reconheceu com nota máxima a viabilidade do curso”, frisa a docente.

Excelência no ensino superior

Criado em 1976, o curso presencial de Direito da Unifor é o primeiro da região Nordeste em uma instituição particular de ensino superior. A graduação oferece formação humanista com foco na ética, responsabilidade social e fortalecimento dos valores constitucionais.

Sob a tutela de professores mestres e doutores, os estudantes que optarem pelo ensino a distância, terão a oportunidade de vivenciar educação jurídica atenta às demandas globais e às peculiaridades regionais. Destaca-se que a graduação presencial também é nota máxima (5) na avaliação do Ministério da Educação.

+ Conheça os diferenciais da EAD Unifor

Segundo a professora Fabíola, os alunos do EAD terão a mesma estrutura curricular ministrada pelo mesmo corpo docente da graduação presencial, mas com o suporte dos tutores do núcleo de tecnologia educacional. Como diferencial, os estágios serão presenciais, assim como o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e as atividades complementares.

“Além disso, [os estudantes] terão à disposição todo o Parque Tecnológico da Unifor, acesso ao Espaço Cultural, ao próprio campus, às bibliotecas física e virtual da Universidade de Fortaleza. Ou seja, serão contemplados com a mesma excelência Unifor, mas morando onde quiser a partir de um determinado raio de distância autorizado por lei”, detalha a coordenadora.

Na Unifor, um dos locais de estágio é no Escritório de Prática Jurídica (Foto: Robério de Castro)

Expansão do ensino a distância

A pandemia de covid-19 acelerou o crescimento do ensino a distância, modalidade que já vinha em curva ascendente desde 2016. Dados do Censo da Educação Superior 2020, do Inep, não só confirmam a expansão como mostram que o número de ingressantes no EAD ultrapassou, pela primeira vez, o do ensino presencial.

Se em 2019 havia 1,5 milhão de ingressantes, em 2022 esse número saltou para pouco mais de 2 milhões, representando uma alta de 26%. Vários são os motivos por trás deste fenômeno, conforme pondera Fabíola, contudo, a flexibilidade parece atrair cada vez mais jovens.

O aluno pode estudar no horário mais conveniente para ele e assistir às aulas em qualquer lugar, sem a necessidade de vir morar na capital, por exemplo. Por isso o modelo está crescendo no Brasil e no mundo inteiro. A Unifor é pioneira na utilização de meios digitais para se conectar aos alunos, afinal, já utilizamos desde 2017 suportes metodológicos digitais por meio de ferramentas de ponta, que estarão disponíveis para o curso EAD”, pontua.

+ Um novo momento para advogados de sucesso

Além disso, a coordenadora acrescenta que o projeto pedagógico do curso está adequado às competências exigidas aos profissionais do século XXI, principalmente no viés tecnológico. “Embora seja um curso mais tradicional, temos consciência de que os tribunais funcionam de forma mais eletrônica, tendo a pandemia acelerado essa adequação”, explica Fabíola Bezerra.

A coordenadora de Direito da Unifor pondera, porém, que a graduação na modalidade EAD não afetará o modelo tradicional de ensino em formato presencial. Para ela, há tanto espaço quanto público para ambas opções.

“Acredito que seja possível termos um EAD com o mesmo nível de qualidade que a Unifor oferece, proporcionando aos alunos a possibilidade de conhecer o campus e de se organizar para estar conosco nos estágios e na fase final do curso. Escolhemos o digital por ser tendência mundial. Com esse formato, esperamos chegar onde não chegaríamos com o modelo tradicional, ou seja, é um modelo muito mais inclusivo”

Fabíola Bezerra, coordenadora da graduação em Direito EAD da Unifor