null Cônsul do Brasil na França visita Espaço Cultural Unifor

Sex, 31 Agosto 2018 17:47

Cônsul do Brasil na França visita Espaço Cultural Unifor

Emmanuel Guillmette, ao lado da esposa e professora Leda Rouquayrol, visitou as exposições “Da Terra Brasilis à Aldeia Global” e “Santos-Dumont - Coleção Brasiliana Itaú”.

Randal Pompeu, Leda Rouquayrol e Emmanuel Guillemette. Foto: Ares Soares.

O Espaço Cultural Unifor recebeu, na última quinta (30), a visita do cônsul honorário do Brasil na região da Normandia (França), diplomata Emmanuel Guillemette, acompanhado da esposa e ex-professora da instituição, Leda Rouquayrol. Eles foram recepcionados pelo Vice-Reitor de Extensão da Universidade de Fortaleza, Randal Pompeu, que os conduziu pelas exposições “Da Terra Brasilis à Aldeia Global” e “Santos-Dumont -  Coleção Brasiliana Itaú”.

“São mostras que impressionam pela forma didática e direta como o espaço é montado, e também pela estrutura, que pode ser comparada à dos melhores museus da atualidade. Sem falar no acervo precioso e aberto ao público. É realmente admirável”, comentou o cônsul diante de obras de artistas modernistas nacionais, como Tarsila do Amaral, Anita Malfatti e Lasar Segall.

A professora Leda Rouquayrol foi responsável pelo convênio celebrado, em 2014, entre a Universidade de Fortaleza e a Université de Rouen, a fim de promover intercâmbio de profissionais e estudantes nas áreas de saúde coletiva, neonatal, oncologia, humanização do atendimento em saúde e odontologia para idosos portadores de diabetes.

“Trouxemos uma comissão de Rouen para conhecer a Unifor e promover um congresso internacional. Na época eles ficaram encantados com a nossa estrutura e com o próprio Espaço Cultural, pois havia um projeto de humanização do atendimento em saúde pela arte, a fim de tirar a impessoalidade do ambiente hospitalar”, recorda a professora. Como parte das atividades do convênio, está prevista para 2018 a vinda do professor Jean-Christophe Sabourin, um dos grandes nomes da área de Oncologia.