null Curso de Fonoaudiologia realiza dia de conscientização sobre a respiração oral

Curso de Fonoaudiologia realiza dia de conscientização sobre a respiração oral

Ação será em 26 de agosto e podem participar estudantes, professores, profissionais da saúde e população atendida no Nami e na clínica da Odontologia

A respiração oral provoca efeitos nocivos como a flacidez da musculatura da face

O curso de Fonoaudiologia da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, realiza em 26 de agosto um dia de conscientização sobre a respiração, voltado à população. A atividade ocorre na clínica-escola de Odontologia da Unifor, à tarde, e no Núcleo de Atenção Médica Integrada (Nami), pela manhã.

Como detectar e tratar a respiração oral, que é prejudicial à saúde, é um dos principais pontos que serão abordados na programação.

Podem participar estudantes, professores, profissionais da saúde e população atendida no Nami e na clínica da Odontologia. A ação tem o apoio dos cursos de Medicina da Unifor, por meio da Liga Acadêmica de Otorrinolaringologia, e de Odontologia

De modo presencial, serão realizadas ações de orientação e esclarecimento sobre os problemas relacionados às alterações da respiração, bem como sobre os tratamentos.

O evento faz parte da campanha nacional da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia em referência ao “Dia de Atenção à Respiração Oral”, que transcorre em 14 de agosto. Em todo o território nacional, estão sendo desenvolvidas, junto à comunidade, ações voltadas à promoção e educação para a saúde, com foco na respiração.

A celebração do "Dia de Atenção à Respiração Oral" representa uma oportunidade de disseminar conhecimento, orientar a população, promover ações de saúde e auxiliar no adequado encaminhamento de problemas relacionados às alterações da respiração, diz a professora Denise Klein, do curso de Fonoaudiologia da Unifor.

5 perguntas e respostas sobre como respirar bem

A professora Denise Klein, do curso de Fonoaudiologia, responde a perguntas sobre o tema e explica que a respiração oral é tratada de forma interdisciplinar por otorrinolaringologistas, dentistas e fonoaudiólogos.

Por que a respiração oral é tão prejudicial?
Porque provoca a boca aberta, redução ou perda do olfato e paladar, ronco, lábios ressecados, língua entre os dentes, dentes tortos, musculatura da face flácida, bem como prejuízo nas funções da fala e da mastigação.

Por que o nariz para de funcionar?
O nariz fica obstruído devido às alergias e inflamações (rinite, sinusite); amígdalas e adenóide crescidas; hábitos orais de sucção de chupeta, dedo, mamadeira; alteração na alimentação e mastigação.

Como lidar com essa alteração, a respiração oral?
Procurar atendimento dos profissionais especializados como médico otorrinolaringologista para definir e tratar as obstruções; o fonoaudiólogo para promover o correto funcionamento da respiração nasal, da fala, da mastigação, da musculatura orofacial; o dentista para a correção das alterações na arcada dentária.

Quais as orientações básicas para respirarmos bem?
Manter o ambiente da casa limpo, arejado, fazer atividade física, higienizar sempre o nariz, estimular a percepção olfativa (com cheiros variados).

Campanha “Dia da Atenção ao Respirador Oral”
Sexta-feira, dia 26 de agosto
Campus da Universidade de Fortaleza (Unifor), na Clínica Escola de Odontologia e no Núcleo de Atenção Médica Integrada (Nami)